Penúltima Postagem
Faça Parte da Comunidade Tempo de Creche
E-MAIL e SENHA e clique no botão ENTRAR. Mas se ainda não possui, clique em REGISTRAR-SE e preencha os dados indicados para criar sua conta.
Tempo de...
ESCOLA EM TEMPO DE COORDENAÇÃO
Pauta do Olhar: o que o professor precisa olhar para registrar?
O registro pedagógico, tão importante para uma prática pedagógica qualificada, precisa de um caminho! Não dá para observar e registrar tudo o que acontece! Como escolher o que observar e registrar? Fazendo uma pauta do olhar.
Olhar para o passado e para o futuro embasa o planejamento no presente
Mexemos no arquivo de postagens publicadas em abril, abrangendo o período de 2014 a 2018. Com temas variados temos um leque de possibilidades para refletir!
Coordenador pedagógico e formação de professores: tudo a ver!
É possível coordenar a escola e formar professores? Veja as dicas do Tempo de Creche para trabalhar a formação de professores.
Investigue Sobre...
Encontre postagens...
Você pode navegar no site do Tempo de Creche utilizando as abas do topo da página para encontrar as postagens de seu interesse.
Se preferir, pode pesquisar por palavra ou clicar nas abas abaixo e localizar as publicações reunidas por temas.
- A excelência tem que ser um objetivo!
- Anamnese Cultural das famílias: identidade e afeto
- Aniversários na Educação Infantil
- APRENDIZAGENS EM CASA: COMO APOIAR AS FAMÍLIAS?
- Avaliação PARA a aprendizagem e não DA aprendizagem
- A questão de gênero começa na equipe pedagógica!
- Conhecer outras experiências para se reconhecer e crescer!
- Coordenador-formador e seus professores-alunos
- Coordenador: roteiro de ações e formação de educadores
- Coordenador pedagógico e formação de professores: tudo a ver!
- Curiosidade e pedagogia da investigação: caminhos para 2017
- Curiosidade: o combustível da aprendizagem
- CRIANÇAS, FAMÍLIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL À DISTÂNCIA: COMO JUNTAR TUDO ISSO?
- Dois conceitos recentes: pedagogia da investigação e alfabetização ambiental. Já ouviu falar?
- EDUCAÇÃO INFANTIL À DISTÂNCIA: UM BARCO SEM LEME
- Educação infantil faz diferença?
- Educação Infantil: negócio lucrativo ou iniciativa emancipadora?
- ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO DE PANDEMIA
- Experiências artísticas das crianças
- É TEMPO DE TRANSFORMAR A ESCOLA!
- Férias: um tempo para pensar no respeito ao TEMPO do educador
- Formação de professores: a relação entre a teoria e a prática pedagógica é possível
- Formação Tempo de Creche: presencial ou remota? As
duas!
- Garimpando projetos: reflexões e conversa com Maria da Graça Souza Hor
- GEP – grupo de estudos sobre projetos: uma trilha de aprendizagens do professor
- Lições e dicas do Colégio Sidarta
- Maria Aparecida fala sobre Educação Infantil
- Moradias do saber: uma reflexão sobre aprendizagem
- O Começo da Vida: um filme sobre infância para encantar e refletir
- O currículo integral e formação de professores na Educação Infantil
- Oficinas de Fotografia e Stop Motion para professores da Educação Infantil
- O que a criança faz a cada etapa do desenvolvimento
- O que o Fundamental espera da Educação Infantil?
- O que pensar da formatura na educação infantil?
- Palavra de… Alice Proença: como fazer um grupo de estudos?
- Palavra de… Bia Nogueira, atelierista
- Palavra de… Claudia Siqueira: um projeto que escuta as crianças
- PALAVRA DE… ELAINE E LUCIANI: MARCAS DA ESCOLA DE HOJE E DEPOIS DO ISOLAMENTO
- Palavra de… Madalena Freire
- Palavra de… Magda Soares: a linguagem escrita na infância
- Palavra de… Maria Alice Proença: a cultura do fazer coletivo na Educação
- Palavra de… Zilma de Oliveira: a importância da formação continuada do professor
- Para ser professor, basta o diploma?
- Para uma Educação Infantil de qualidade
- Patricia Durães fala da importância do cinema na formação
- Planejamento 2019: um diálogo com a BNCC
- Planejamento 2016: direções e caminhos
- Planejamento da Educação Infantil 2015
- Planejamento da Educação Infantil: 10 reflexões para as creches
- Planejamento da Educação Infantil e as datas comemorativas
- Planejar é preciso, como chegar ao planejamento que atenda os desejos das crianças?
- Princípios éticos: é possível trabalhar na Educação Infantil?
- Primeiro dia na creche: um olhar novo de tudo.
- “PROFESSOR, EU NÃO CONSIGO!” JOYCE EIKO FUKUDA NOS AJUDA A PENSAR NESTA FALA.
- Projeto Pedagógico para o próximo ano: depois de avaliar é hora de planejar o futuro! parte 1
- Projeto Pedagógico para o próximo ano: depois de avaliar é hora de planejar o futuro! parte 2
- Que escola queremos para as crianças e suas famílias?
- Rede de trocas e construção coletiva para minimizar a solidão pedagógica
- RELATÓRIO INDIVIDUAL EM 2020: MARCOS HISTÓRICOS DA VIDA ESCOLAR
- Reuniões, Paradas Pedagógicas, Encontros: tem jeito de ser agradável e produtivo? parte 1
- Reuniões, Paradas Pedagógicas, Encontros: tem jeito de ser agradável e produtivo? parte 2
- Rotina é um recurso de aprendizagem?
- Rotinas não tão rotineiras
- Sala de aula: espaço ou ambiente?
- Sementes do Nosso Quintal – um filme lindo e um ótimo recurso para reuniões e paradas pedagógicas
- Ser aluno, ser professor: a construção do conhecimento pelo coordenador
- Sou o que sou, não o que vou ser…
- Uma casa que se transforma, uma escola que nasce da história
- Um caminho para preparar reuniões e paradas pedagógicas
- Uma creche com muito a ensinar: NEIM Albert Sabin
- Uma experiência prática de cidadania na Educação Infantil
- Um guia para a jornada do relatório individual
- Uma parada para pensar: 5 reflexões sobre ser professor
- Um olhar para o passado e para o futuro embasa o planejamento no presente
- Valorizar a inteligência ou o esforço isso faz diferença na aprendizagem?
- Visita cultural: a equipe tem muito a ganhar!
- Visitar outras creches: valioso recurso de trocas e reflexão
- Wallon: teoria e prática dos estágios do desenvolvimento da criança
Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes e Referenciais
- Arte, cultura, expressão e a Base Nacional Comum Curricular
- Atividade ou Experiência?
- Base Nacional Comum Curricular: uma referência prática? Você decide!
- Base Nacional Comum Curricular: a criança como protagonista
- Base Nacional Comum e o pensamento matemático – 2a parte
- Campos de experiências todos os dias! Como trabalhá-los?
- Como é a matemática na Base Nacional Comum – 1a parte
- Diretrizes, Referenciais, Indicadores, Parâmetros: obstáculos ou aliados?
- Experiências e campos: o que a Base Nacional quer dizer com isso? – PARTE 1
- Campos de experiências e objetivos da atividade: o que pensar sobre isso? – PARTE 2
- Palavra de… Beatriz Ferraz em a BNCC e a Educação Infantil
- Pauta do Olhar: os campos de experiências e a singularidade
- Protagonismo Infantil em 4 falas
- Referenciais para formação e os campos de experiências da criança
- Segunda versão da Base Curricular (BNCC): pilares para pensar a prática
- Um documento do MEC para auxiliar na prática pedagógica da BNCC
- A arte no cotidiano da educação infantil: palavra de Mirian Celeste Martins
- A cozinha da escola também é lugar de criança!
- Adaptação: um tempo de acolhimento
- A IMPORTÂNCIA DAS PALAVRAS O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
- Apoiamos as iniciativas das crianças?
- Areia comestível para desafiar bebês e professoras
- Arroz para brincar
- Atividades para criança criativa: o que significa isto?
- Atividades que “dão certo” e que “não dão certo”: o que pensar desta classificação?
- Beatles e um projeto que vai muito além das cores
- Cantos de atividades diversificadas e Jogos heurísticos: muitas brincadeiras!
- Cantos de atividades para revelar projetos
- Creche Shangri-la: um paraíso possível
- Crianças, expressões artísticas e aprendizagem
- Crianças pequenas, tecnologia e formigas
- DESFRALDE UM RITO DE PASSAGEM
- Dicas para planejar e preparar Cantos de Atividades Diversificadas
- É difícil se desprender da cultura de comemorar o Dia das Mães, Pais…
- Emoções: 4 estratégias para lidar com elas
- Em tabelas, o que a criança faz a cada etapa do desenvolvimento
- E.V.A.: o pai do papel crepom?
- Experiência de leitor: uma aventura com macarrão
- Final de ano com as crianças: oportunidade para organizar e reutilizar
- Hora do parque é hora de quê?
- Letramento no dia a dia: gradual, lúdico e significativo
- Lições de Reggio Emilia do Colégio Aletheia
- Livro didático para professores da educação infantil: por que tanta polêmica com o PNLD?
- Materiais para ajudar a trabalhar com intenção pedagógica
- Objetos potentes e elementos da natureza para brincar e aprender
- O dia a dia da creche e a Rotina: o que pensar e por onde começar?
- O encantamento das brincadeiras com barcos
- O que dizer sobre a intenção pedagógica?
- O que planejar… alguma sugestão?
- O que vem antes: a atividade ou o objetivo da atividade?
- Organização de propostas: garantia de brincadeira e aprendizado
- O ritmo das crianças e a ansiedade do professor
- Palavra de… Denise Nalini: cantos de atividades e as tomadas de decisão das crianças
- Planejamentos ampliados com atividades que se transformam
- Planejar é preciso, como chegar ao planejamento que atenda os desejos das crianças?
- Planejamento, Registro e Reflexão organizados em duas práticas tabelas!
- Preparar atividades: o desafio de planejar o imprevisível
- Projeto e pesquisa na educação infantil: muito mais do que informação
- Projetos: um quadro organizador para planejar e construir
- Que tal pensar em planos de aula abertos?
- Remexendo no planejamento e no registro pedagógico
- Repetir propostas para crianças. Será?
- Roda de conversa: ancestral e primordial
- Sala de aula: espaço ou ambiente?
- Surpresas no planejamento do dia a dia
- Trabalhando a identidade a partir da rua da escola
- Três ideias criativas para trabalhar com bebês
- Uma proposta artística para provocar pesquisa e escuta
- Um relato sobre relações e aprendizados na prática de Reggio Emilia
- Um roteiro para sonhar e planejar
- Vivências, experiências e os tempos da criança
- Afinal, o que é Documentação Pedagógica?
- Avaliação na educação infantil: pensando a partir da prática
- A avaliação começa agora!
- Beatles e um projeto que vai muito além das cores
- Crianças protagonistas das conversas
- Documentação Pedagógica como aprendizagem para crianças e professores
- Documentação pedagógica: 7 passos para reunir e organizar os registros
- É HORA DE AVALIAR A EDUCAÇÃO INFANTIL À DISTÂNCIA… E NÃO ESQUECER A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
- Fotos e legendas que revelam aprendizagem
- Fotografia: instrumento precioso da Educação
- Gisa Picosque fala sobre a importância de fazer registros e sua arte
- Instrumentos de planejamento, registro e reflexão: construa o seu!
- Na prática: a documentação pedagógica, relatos, registros e reflexões
- Palavra de… Amanda Teagno Lopes: planejar, registrar e documentar
- Pauta do Olhar: o que o professor precisa olhar para registrar?
- Percurso investigativo: o desenho e a zona proximal de desenvolvimento
- Portfólios: histórias da vida real
- Por que fazer registro?
- Registrar… não tão fácil, mas poderoso!
- Registrar todos os momentos do dia e ainda refletir… será?
- Registro e Documentação Pedagógica: da dor de cabeça ao papo cabeça
- Registro e Documentação Pedagógica: o diálogo com a prática
- Registro fotográfico: muito mais que documentar!
- REGISTROS FOTOGRÁFICOS OLHANDO COM OS OLHOS OU COM A IMAGINAÇÃO
- Relatório individual: precisamos repensar este documento!
- Uma documentação pedagógica para provocar
- Uma prática de documentação pedagógica para aproximar famílias
- Uma proposta para refletir sobre o ano que se encerra
- Um guia para a jornada do relatório individual
- Um relato sobre relações e aprendizados na prática de Reggio Emilia
- Um roteiro para começar registro e planejamento – parte 1
- Um roteiro para começar registro e planejamento – parte 2
- Aguçando o sentidos
- Por que Heloísa? ensina-nos a repensar o conceito de deficiência
- Palavra de… Solange Muszkat inclusão, autismo e a atuação do educador
- Silvia Ferraresi e Ana Elisa Machado falam de inclusão e do direito de brincar
- 10 dicas para trabalhar as relações na primeira infância
- Birra, mordida, frustração e limites: crianças e as emoções
- Birra ou o aprendizado de lidar com a expressão das emoções?
- Choro frequente e que não para… por quê?
- Como dizer NÃO para crianças pequenas?
- Como trabalhar a agressividade?
- Crianças não nascem racistas!
- Crianças agressivas: como assim?
- Criança: no singular e no coletivo
- Crianças e professores: vamos construir relações?
- Dúvida de leitora: descanso ou sono? Livre ou obrigatório?
- Em que língua falo com minhas crianças?
- Falta de uso do corpo e os problemas de ansiedade
- História: Mordida não, Napoleão!
- Identidade: a jornada do EU
- Jornada de identidade numa práticas de berçário
- MORDIDAS: Situações que demandam atenção e cuidado
- Por que criança morde? 12 soluções!
- Protagonismo infantil em três relatos práticos
- Socorro minha turma é difícil!
- Trauma infantil: uma caminhada de mãos dada com a criança
- Valorizar a inteligência ou o esforço isso faz diferença na aprendizagem?
- Atividade para o bebês: almofadas sensoriais
- Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 2 a 6 meses
- Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 6 a 12 meses
- Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 12 a 18 meses
- Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 18 a 24 meses
- Palavra de… antropóloga Elvira Souza Lima
- 10 sugestões de materiais e brincadeiras para a hora do parque
- A importância do brincar
- Aprendizagem dos movimentos
- Baralho Corporal para desafiar o corpo
- Brincar com tablets e celulares é aprendizado para crianças pequenas?
- Brincadeira livre ou conduzida?
- Brincar, uma linguagem que desenvolve
- Buracos incríveis! Um brinquedo provocativo para bebês
- Educação Infantil: brincar, aprender e desenvolver
- Espírito de férias na brincadeira
- Férias, peneiras e brincadeiras para aprender!
- Hora do parque é hora de quê?
- Jogo de brincar ou jogo de competir?
- Lugar de Pedagogia é na escola!
- Olhar do professor: 12 escalas do brincar
- O que precisamos dar para as crianças brincarem?
- Para que a brincadeira continue!
- Qual é o papel do professor na brincadeira da criança? E o papel da brincadeira na aprendizagem da linguagem? Shelley Peterson responde!
- Renata Meirelles conta como surgiu o livro Cozinhando no quintal
- Repensando o velho caixote de brinquedos…
- Se é brincadeira, é livre!
- Território do Brincar – num filme de brincadeiras, dicas para brincar com os olhos e o coração!
- Três dicas de materiais inusitados e uma para arrumar a bagunça!
- Um cardápio variado de cantos de atividades
- 12 dicas sobre Movimento e Aprendizagem a partir de Emmi Pikler
- Atividade para bebês: aprendizados com Jogo Heurístico e Cesto de Tesouros
- Atividades para bebês: Caixas Temáticas
- Bebês aprendem muito. Desde cedo!
- Bebês e momentos de leitura…
- Educação dos 0 aos 3 anos: contribuições de Emmi Pikler
- Educação nos três primeiros anos
- Palavra de… professor de professor da Educação Infantil: Paulo Fochi
- Palavra de… Sylvia Nabinger: filosofia e práticas Emmi Pikler
- Comunicado Feliz: uma proposta de parceria entre creche e família
- Crianças, famílias, escolas e as palavras
- Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação I
- Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação II
- Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação III
- Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação IV
- Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação V
- Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação VI
- Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação VII
- RELEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ISSO PODE?
- “É preciso olhar o mundo com olhos de criança”. Henri Matisse
- Repertório de cultura na educação infantil: faz diferença?
- Afinal, o que é Arte na Educação Infantil?
- A arte no cotidiano da educação infantil: palavra de Mirian Celeste Martins
- Mostra: Conexões – A poética das Crianças de 0 a 3 anos e a Arte Contemporânea
- Fernanda Heinz Figueiredo fala de Ciranda de Filmes, escolhas e poesia
- Josiane Del Corso: o fazer das crianças e as múltiplas linguagens
- Museu é lugar de criança pequena?
- Visita a museu sem mistério!
Artes visuais
- Angélica e Sandra falam sobre o fazer arte com a criança
- Atividade: a arte da arquitetura para crianças
- Barro e argila: lugar de honra nas culturas da infância
- Cores: muito mais do que azul, amarelo e vermelho!
- Crianças e Arte: aprender a aprender
- Desenhar, desenhar, desenhar… Todos os dias!
- Desenho: espelho do desenvolvimento infantil
- Experiência: rola, enrola e pinta!
- Lugares – olhar expandido
- Mandalas para inspirar as férias
- Modelagem e desenho: conversas entre a bi e a tridimensionalidade
- O que o desenho nos conta
- O registro das crianças pequenas é o desenho
- Palavra de… Edith Derdyk: o desenho do gesto e dos traços sensível
- Para ampliar a pesquisa: tintas coloridas de farinha
- Para compreender o desenho e sua poética
- Pinceis da natureza: experimentando um mundo de texturas, formas e cores
- Qual o lugar da modelagem no desenvolvimento das crianças?
- Rosa Iavelberg: o processo de aprendizagem do desenho na infância
- Tintas, mãozinhas e as marcas de uma experiência
- Expressões do corpo
- É dança? É música? É desenho? É dança-desenho!
- Livro: corpo em movimento na Educação Infantil
- Palavra de… Monica Ehrenberg: a criança não tem um corpo, ela é um corpo
Literatura
- 9 dicas especiais para contar histórias
- As histórias para os bebês fazem ploquet, pluft, Nhoc!
- Crianças e histórias infantis. Aprendem? Como e por quê?
- Crianças e histórias: uma relação para a vida
- Escolher os livros: um momento de prazer
- História – A menina e o sapo
- História da Folhinha de outono
- História: A incrível viagem do barquinho de papel
- História: Caramelo, o caramujo
- História: Carolina e o Baile de Máscaras dos Monstros
- História: Mordida não, Napoleão!
- História: O coelhinho distraído
- Historia: o Leão e o Ratinho
- Palavra de … Josca Baroukh: parlendas para brincar
- Palavra de Patrícia Auerbach: como ler livros para crianças?
- Qualidade das palavras e dos brinquedos: tem relação?
- Leitura de livros para crianças: como e por quê?
- Uma preciosa lista de livros infantis
- Uma proposta para toda a creche: rodizio de contação de história
Música
- Brincadeiras com os sons: musicalização para os pequenos
- Como é o som ao nosso redor?
- Música, brincadeira e desenvolvimento
- Musicalização no dia a dia de bebês e crianças
- Vamos brincar e conhecer a música indígena?
- Manifestações Culturais e Datas Comemorativas
- A Festa Junina por todo o país
- Ana Helena fala sobre datas comemorativas na creche
- Brincando com a cultura indígena
- Chita, Festa Junina e um kit para brincadeiras
- Coelhinho da Páscoa o que trazes para mim?
- Como trabalhar as manifestações culturais brasileiras com os pequenos?
- Cultura brasileira na Educação Infantil: como fazer essa conexão?
- Cultura africana e brasileira: mistura de sabores, cores e ritmos
- Cultura da Festa Junina numa experiência de cores
- Datas Comemorativas: muito além das festas!
- Dia do Índio: muito mais que uma pena na cabeça
- DIA DOS PAIS, das mães, dos avôs, dos padrinhos…
- Festa Junina: oportunidade para trabalhar com a equipe de educadores
- História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil
- Passeando pela cultura: descobrindo a festa junina!
- Projeto “A Arte pinta na Festa Junina”
- Projetos e temas: um convite para à aventura
- Que tal incluir as manifestações culturais no calendário de 2019?
- Tânia Fulkelmann Landau fala da importância das manifestações culturais na formação da criança
- Vamos brincar e conhecer com a música indígena brasileira?
- A descoberta do vento – parte 1
- A descoberta do vento – parte 2
- Água para brincar acolher e pesquisar
- Apareceu a lagartixa na creche? Que tal transformar o fato no Projeto Lagartixa?
- Areia: divertida, desafiadora e natural
- As crianças na natureza
- CEI Barra Manteiga: Natureza na rotina de passeios no parque
- Educação pela natureza: uma questão que não sai do papel
- Escola da Floresta: crianças, Natureza e aprendizado
- Experiências num Tanque de Lama
- Natureza, riscos e brincadeiras numa discussão que dá o que pensar
- O encantamento das brincadeiras com barcos
- O que dizer sobre o “Projeto Natureza?”
- Palavra de… Richard Louv: natureza para educar e viver!
- Primavera: aventura e pesquisas
- Primeiro Encontro no Bairro: curiosidade, investigação, natureza e cultura
- Renata Meirelles fala sobre tanque de areia e o tempo do brincar
- Riscos X perigos: o que queremos para as nossas crianças?
- Sobre a postagem Um tratado sobre o TANQUE DE AREIA
- Uau! Passeio na rua… fora da creche… é muita aventura e descoberta!
- Um tratado sobre o tanque de areia
- Uma conversa com Anna Marie Holm: arte, natureza e a poesia da infância
- Uma escola que parece casa. Uma casa que parece escola
138 comments
Olá! Passei por aqui de maneira aleatória e gostaria de parabenizar a proposta do blog!
Dagmar,
Obrigada pelo retorno.
Abraços!
Meus sinceros parabéns a todos do Tempo de creche.
Bom final de semana a todos.
Nossa! são tantas informações valiosas que não sei o que ler primeiro Amei o blog. Todo com temas atuais. E tem uma linguagem fácil.
Genilva,
Obrigada pelo retorno e pelas palavras gentis!
Estamos abertas a sugestões também.
Abraços!
Oi Joyce e Ângela, tudo bem?
Sou eu a Rosa, não sei se vão lembrar, pois tive o prazer de participar das formações as quais vocês realizaram na Associação Nossa Turma.
Gostaria de pedir dicas do que fazer e como fazer uma adaptação legal das crianças juntamente com os pais, as aulas vão começar dia 04/02/2016 e tenho formação com a minha equipe nos dia 01 e 02/02/2016, gostaria da ajuda de vocês de quais dicas dar para elas.
Fico no aguardo de uma resposta. Bjus.
Oi, Rosa! Lembramos sim! Obrigada pelo contato.
O período de adaptação a ambientes desconhecidos, como a creche no início do ano letivo, é uma situação que geralmente gera ansiedades e angústias de todos os lados: professores, pais e crianças.
Tanto para as novas, como para as crianças do ano anterior, o retorno para a escola deve ser gradual, com a entrada de poucas crianças por vez. Assim será um processo respeitoso, construindo a familiaridade com os ambientes, a rotina, o encontro com os colegas e os adultos que foram referência no passado, e estabelecer um ambiente aconchegante, construindo novos vínculos e novas aprendizagens. As crianças podem ficar rapidamente tranquilas dentro de um novo ambiente se este estiver pensado com objetos e brinquedos que gostem e puderem escolher com qual brincar. É bom lembrar que os pais também sentem insegurança quanto ao ambiente que acolherá e cuidará dos seus tesouros. Saber o que acontece, de forma simples, facilita esse momento. E para demonstrar isso aos pais ou responsáveis, a educadora pode ter algumas fotos em diferentes situações, com as crianças brincando, se alimentando e fixá-las num painel.
Alguns pensamentos que podem ser pistas para organizar a reunião:
Quais são as preocupações e questões das professoras?
Como promover e favorecer a adaptação da equipe às novas crianças e das crianças com elas?
A partir de quais atividades ou situações propostas neste período é possível facilitar este momento de conhecimento mútuo?
O que cada professora percebe nas suas crianças que poderia aprofundar ou que dica de atividade desenvolver?
Na relação com as famílias:
Por ser um local de encontros a creche é também um espaço de crescimento mutuo, onde e a equipe pode observar e conhecer os pais e aprender com eles.
E, neste sentido, o ambiente precisa ser acolhedor e que inspire e propague confiança. Como a equipe vê este aspecto?
Como a creche pensa no processo de construção do diálogo e do apoio entre família e creche?
Quais ações foram planejadas com esse objetivo?
Como pode ser planejada a entrada das crianças novas? em dias alternados e por pouco tempo?
Abraços, Angela
Que tal aprofundar com a leitura de algumas postagens:
Adaptação: ansiedade e possibilidades; Primeiro dia na creche: um olhar novo de tudo; Professoras sabidas: seis dicas práticas para a adaptação e Diálogos sobre relações.
por favor podem me passar o endereço do blog
Olá, Shirley. Obrigada pelo contato. Nossos endereços são: tempodecreche.com.br e
[email protected]. Um abraço