O que e como observar para avaliar: no início, no meio e no final do ano

O que e como observar para avaliar: no início, no meio e no final do ano

Uma dúvida comum entre os professores de educação infantil é o que e como observar as crianças para conhecê-las individualmente e ter uma noção do grupo.

Já publicamos diversas postagens sobre as estratégias para acolher as crianças no início do período letivo e favorecer a observação ao longo do ano. Abaixo você encontra algumas delas.

Nesta postagem vamos falar sobre avaliação e a importância do registro nas primeiras semanas do ano letivo para estabelecer um ponto de partida para as avaliações que seguem no decorrer do ano.

Para a pesquisadora e formadora inglesa Anitra Vickery, a finalidade da avaliação é monitorar os processos de aprendizagem da criança e favorecer o desenvolvimento com propostas adequadas. Anitra ressalta que a avaliação também tem o propósito de registrar os sucessos alcançados na escola.

Com isso, pergunto:
Como constatar os avanços da criança sem saber o que ela era capaz de fazer quando chegou na escola?
Como fazer um relatório consistente no final do semestre sem comparar o início, o meio e o final do processo educativo?

COMO OBSERVAR

Uma avaliação consistente depende de intenção e organização. Então, só deixar para registrar o que a criança faz perto do momento de apresentar suas aprendizagens nas reuniões de pais ou no relatório individual, não permite demonstrar as conquistas e transformações.

Lembrando: aprendizagem = transformação.

Por isso que é tão difícil elaborar os relatórios individuais!

É necessário COMPARAR as situações iniciais, o processo em si e, aí sim, contrastar com o que se observa no final do período letivo.

Portanto, organize-se para criar um cronograma de observação das crianças, considerando quem, quando e o que será observado. Por exemplo:

“Nesta atividade de pintura vou observar fulano, cicrano e beltrano e perceber como lidam com os materiais plásticos, se colaboram com o colega e quais tipos de marcas deixam no suporte”.

ou

“Na hora do parque, vou observar Mariana, Pedro e Sara e quero constatar o modo como brincam, se já estão no faz de conta, como se comunicam e como participam do momento de arrumação da atividade”.

Estes dois exemplos buscam esclarecer os dois aspectos fundamentais da observação e do registro:

  • A escolha das crianças a serem observadas individualmente… porque é impossível observar todas numa só proposta/atividade.
  • A escolha das habilidades a serem observadas… porque também é impossível fazer uma observação qualificada de todas as habilidades e competências do currículo.

O QUE OBSERVAR

A BNCC e os currículos municipais que sugerem as aprendizagens esperadas para cada faixa etária. Para ajudar a lidar com a observação dos objetivos de aprendizagem, preparei um quadro organizador de questionamentos que pode orientar a pauta do olhar do professor. São aprendizagens conquistadas pelas crianças individualmente, cada uma no seu ritmo e, por isso, o professor precisa respeitar as diferentes trilhas de aprendizagem e acompanhar, registrar e pensar sobre os processos singulares de desenvolvimento.

Aproveite a nossa dica e construa o seu próprio quadro a partir do currículo de sua cidade e da cultura da sua escola. Organize o cronograma de observações das crianças ao longo do dia, da semana e do mês e, certamente ao final do período, você terá em mãos dados para pensar sobre o modo como as crianças chegaram na escola no início do ano e como estão suas jornadas de aprendizagens e conquistas. Principalmente, você terá um valioso instrumento de reflexão para elaborar estratégias de ensino adequadas a cada criança e à turma como um todo, e, ao mesmo tempo pode pensar sobre a própria prática pedagógica. Isso é aprender junto: crianças e professores.

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PARA SABER MAIS…

Anitra Vickery é professora de matemática dos anos iniciais, formadora de professores e pesquisadora na Inglaterra. É autora do livro Aprendizagem Ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Editora Penso, 2016.

As postagens que abordam o acolhimento, o registro individual são:

  1. Acolhimento e adaptação: é hora de falar a língua da brincadeira
  2. Registro individual: a hora é agora!
  3. Registro no período de acolhimento e adaptação: instrumento valioso
  4. Pauta do olhar: o que o professor precisa olhar para registrar?
  5. Brincadeira: um território para a oralidade e a escrita

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