Documentação pedagógica: 7 passos para reunir e organizar os registros

Documentação pedagógica: 7 passos para reunir e organizar os registros

Documentação pedagógica é a expressão de um processo de ensino-aprendizagem, direcionado a um público específico. É contar uma “história pedagógica” utilizando recursos que sejam compreendidos pelo público. A narrativa deve deixar evidente a voz e o protagonismo da criança e também as reflexões do professor.  Para compor a narrativa é importante esquecer o que é genérico e ressaltar os acontecimentos e pensamentos característicos do seu contexto: situações que só poderiam acontecer com você, com as suas crianças e na sua escola. Uma boa documentação pedagógica revela as características das pessoas envolvidas no processo.

Assim, para compor a documentação pedagógica é preciso ter objetivos claros sobre o que se quer comunicar (a narrativa de uma atividade, de uma sequência didática ou de um projeto), para quem será feita a comunicação (o público: crianças, famílias, equipe pedagógica ou comunidade) e qual o melhor formato para fazer a comunicação (cartaz, painel, relatório, portfólio, apresentação em PowerPoint etc.).

Organizamos um roteiro para facilitar a primeira etapa da elaboração da documentação pedagógica: juntar informações. Sugerimos reunir os registros, as imagens e as produções das crianças e seguir o roteiro abaixo. A ideia é ir ticando cada item executado no quadradinho à esquerda.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MATERIAL

Com as informações reunidas e organizadas, e a definição do público para o qual se quer apresentar a documentação, fica mais fácil escolher a forma de expor a narrativa. Leia abaixo:

 

Um exemplo para inspirar…

Ao visitar a pré-escola Trångsund, em Estocolmo, na Suécia, fotografei um painel que revelava um projeto de investigação. Tudo começou com os relógios. As crianças falavam sobre eles e pensavam sobre a sua função. Em meio a conversas e desenhos, criaram relógios de flores, porque descobriram lindas flores no jardim. Contudo, os relógios tradicionais – aqueles com os quais conviviam em casa e na escola – tinham outras características: algarismos e diferentes formatos. 

 

Para perseguir os interesses das crianças e provocar aprendizagens, as professoras, também investigadoras, pesquisaram o que as suas crianças de 3 a 4 anos conheciam sobre os algarismos. O que elas sabiam sobre as formas geométricas?

O painel que fotografei era simples, sem sofisticação estética. Não foi “decorado” e exibia somente os conteúdos importantes para contar a história pedagógica da investigação. Nada disputava a atenção dos textos, desenhos e fotografias que deixavam evidentes as aprendizagens das crianças e das professoras.

Algumas dicas finais:

  • Não utilizar citações teóricas como foco principal da documentação! A teoria pode acompanhar algum fato ou evidência de aprendizagem ou ainda uma reflexão do professor, mas ela não é a estrela do documento. Também deixar de lado frases genéricas que não dizem nada ou que poderiam ser aplicadas a qualquer situação: “as crianças aprenderam muito”; observamos diversas experiências”; “percebemos que as crianças interagiram”… Quais foram as aprendizagens? Como foram as experiências? Que tipo de interação? É importante expor os fatos!
  • Escolher as falas e fotografias das crianças que evidenciem o fato que está sendo narrado e defendido pelo professor. Como num livro de histórias, as ilustrações apoiam o texto, elas são usadas para ajudar na narrativa. Desse modo, nem todas as imagens das crianças e/ou falas são importantes para contar a história pedagógica da aprendizagem do grupo, é preciso selecionar.
  • Escolher desenhos e produções das crianças que demonstrem o modo como elas registraram suas teorias e aprendizagens. Os desenhos são o registro da criança. Não esquecer que não se deve interferir no desenho, colocando o nome e o significado na parte de trás ou numa etiqueta ao lado.
  • É melhor usar poucas imagens em tamanho grande e com boa definição, do que muitas imagens pequenas e pouco nítidas.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

PARA SABER MAIS…

Publicamos diversas postagens sobre Documentação Pedagógica com diferentes abordagens:

11 comments

Fico encantada com tanta riqueza em conhecimento que vocês compartilham aqui. Desde já agradeço, é a primeira vez que me expresso aqui. Parabéns pelos materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.