Educação nos três primeiros anos

Educação nos três primeiros anos

Zero a três anos de idade não é só uma questão de idade. É abordar os principais anos da formação de todos os seres humanos. É neste período que as experiências e descobertas são levadas para toda a vida.

Converso Assessoria Pedagógica e Ateliê Arte, Educação e Movimento apresentam uma jornada com oportunidades para se debruçar sobre este período, com o olhar fundamentado na abordagem de Emmi Pikler.

A proposta contempla ciclos de estudos com três encontros cada, um curso semestral e uma palestra.

crianças comendo

O Ciclo sobre Alimentação, que inicia em 15 de setembro, envolve o planejar cuidadoso dos momentos de alimentação das crianças, compreendendo-os como parte de ações intencionais de educação, que demandam tempo, espaço e organização especial. A alimentação das crianças pequenas vai além da satisfação das suas necessidades básicas de subsistência. A hora da comida está repleta de significados afetivos, sociais e culturais que construímos na relação com o outro, seja ele o cuidador ou companheiro de mesa.

Em 15 de Outubro tema da Alimentação será também abordado em uma Palestra com Sylvia Nabinger que recentemente esteve com os membros da Rede Pikler Brasil em São Paulo para conversar sobre a importância da alimentação na vida das crianças. Nesta ocasião, Sylvia trará aspectos importantes da história e cultura alimentar do ocidente, principalmente do Brasil, como por exemplo: a relação com as Amas de leite e as consequências do crescimento da indústria alimentícia. Ela pesquisou, aprofundou e se debruçou com olhar cuidadoso para os processos de alimentação da criança e pretende compartilhar conosco alguns estudos e práticas pedagógicas inspiradas nos trabalhos e nas pesquisas de Emmi Pikler, bem como, seus conhecimentos pessoais sobre o tema.

Socialização

O Ciclo sobre a Socialização, que inicia em 13 de outubro,estuda aspectos da socialização primária das crianças, a importância de conviver com pares na escola e a socialização através do jogo.   O Ciclo abordará em que medida o vínculo e os cuidados do adulto são fundamentais neste processo inicial de socialização e como o educador tem um papel importante na formação pessoal de cada criança e na constituição do grupo. Como, quando e quais regras introduzir no dia a dia da escola? Quando o comportamento da criança parece desajustado? Estas e outras questões farão parte deste ciclo de estudos.

O Curso Práticas e fundamentos da Educação Infantil – Diálogos com a Abordagem Pikler desenvolve conteúdos a partir de cenas do cotidiano, embasadas em temas fundamentais da Educação. Tem por finalidade refletir sobre a prática e trazer novos subsídios para auxiliar o educador no dia a dia com as crianças.

Nas últimas décadas os conhecimentos sobre as necessidades e o desenvolvimento das crianças, em especial nos primeiros anos de vida, avançaram de modo significativo, o que nos leva a repensar os princípios e ações das escolas. Temas novos emergem neste cenário de mudanças e precisam ser estudados por todos aqueles que pretendem construir um olhar e um currículo mais cuidadoso e sensível para infância.

Mais Informações

Entre os conteúdos trabalhados no Curso Práticas e fundamentos da Educação Infantil – Diálogos com a Abordagem Pikler estão:

  O desenvolvimento infantil (motricidade, afetividade e cognição)
→   A autonomia; formação pessoal e social da criança
→   O papel do educador na organização, facilitação e orientação da atividade da criança;
   Cuidados individuais em ambientes coletivos
→   A organização e utilização dos espaços e materiais na Educação Infantil e em especial no trabalho com os bebês
→   As linguagens da criança e o corpo que fala; a brincadeira no centro das ações.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Para saber mais, leia: Educação dos 0 aos 3 anos: contribuições de Emmi PiklerPalavra de… Sylvia Nabinger: filosofia e práticas Emmi Pikler e Bebês aprendem muito. Desde cedo!

Leia também: http://www.omnisciencia.com.br/vinculo-movimento-autonomia/p

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Tânia Fukelmann Landau é pedagoga pela PUC-SP e especialista em Educação Lúdica pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Fundadora e Diretora da CONVERSO – Assessoria Pedagógica. Membro da diretoria da Casa do Povo (instituição cultural). Colaboradora em projetos e publicação da Fundação ABRINQ, com artigos publicados também no Blog Tempo de Creche.

Suzana Soares é especialista em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz, é graduada em Comunicação Social pela PUC-SP e Pós-Graduada pela ECA-USP. Desde 2009 se dedica ao estudo da Abordagem Emmi Pikler e em 2013 aprofundou-se com Anna Tardos, em Budapeste. Coautora de livros sobre Educação Infantil, entre os quais: Estudos e Reflexões de Lóczy (2011) e O Acolhimento de bebês: práticas e reflexões compartilhadas (2014).

Sylvia Nabinger  é doutora em Direito de Família pela Universidade de Lyon na França; Consultora Internacional para Infância. Assistente Social aposentada do Juizado da Infância de Porto Alegre. Atualmente atua como Professora da Escola do Ministério Público/RS e do Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade. Terapeuta Familiar. Presidente da OSCIP Acolher-RS.Assistente social, doutora em direito de família, especialista em saúde mental, terapeuta de casal, perita judicial e fundadora da Oscip Acolher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.