Ana Helena fala sobre datas comemorativas na creche

Ana Helena fala sobre datas comemorativas na creche

Foto Ana Helena Rizzi CintraAna, como você vê as datas comemorativas no contexto da creche? 
Lá na creche a gente não comemora datas com temas como o dia das mães, dia dos pais, dia da árvore, dia do professor ou dia do índio. A gente pensa que são comemorações que podem não pertencer aos contextos das experiências das crianças, e essa não é a nossa proposta. Isto porque, se tratam de temas escolhidos pelos adultos fora do diálogo efetivo com as crianças. Já houve na creche projetos que abordaram diversidade cultural; outros abordaram a questão de onde vem os bebês; outros ainda tiveram como eixo as questões ambientais contemporâneas. Sendo assim, muitas informações sobre comunidades indígenas, mães, pais ou árvores foram trazidas, mas num contexto significativo para as crianças, uma vez que o diálogo com elas foi o que revelou seu interesse por esses assuntos, (e não a data comemorativa como um currículo a priori). Além disso, até mesmo pelo fato de ser uma instituição que recebe famílias de diversos grupos sociais e nacionalidades, o dia dos pais é visto pela comunidade da creche como mais uma data que compete mais à experiência familiar do que à institucional, como o Natal e a Páscoa. E quando uma comemoração tem como foco as atividades para produção em artes visuais, com vistas a presentear alguém, pensamos que é mais complicado ainda, pois além do caráter utilitarista que se dá às técnicas das artes visuais, privamos as crianças de escolher presentear os pais quando tiverem vontade (o que, é importante ressaltar, costuma ocorrer com freqüência muito maior do que apenas uma vez ao ano).

barrinha colorida fininha

Ana Helena Rizzi Cintra

Pedagoga e professora de Filosofia , especialista em Dança e Consciência Corporal. Atua como professora da Creche Oeste da Universidade de São Paulo e professora de Filosofia para o ensino médio.

2 comments

Nas escolas de educação infantil da prefeirura de São Paulo não é de hoje que estamos discutindo a questão do curriculo não pautado em datas comemorativas. Atualmente, temos como norteador para nossa prática o documento curriculo integrador que nos faz pensar no que as crianças tem direito de aprender. Datas comemorativas não leva a criança a ser protagonista, pelo contrário favorece o consumismo e exclusão.

Oi PROFESSORA, muito pertinente seu texto. Parabéns!!!
Precisamos divulgar essas concepções…
Como PROFESSORA aposentada e envolvida em EDUCAÇÃO, sempre me preocupei com essas imposições dos adultos.
Como AVÒ de “primeira viagem”, também me preocupo com as experiências de aprendizagem do meu NETO.

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