Estratégias para uma educação infantil em tempo de pandemia

Estratégias para uma educação infantil em tempo de pandemia

Vivemos um tempo em que a escola já é parte da vida da criança pequena… e ela sabe disso! Mas a ocorrência do coronavírus impôs um afastamento… tristemente, professores e alunos tiveram que deixar de conviver. Por isso, órgãos do governo e sociedade cobram das escolas a invenção de um novo modo de ser, que se opõe a uma instituição que existe há séculos. Preparamos um roteiro para ajudar a refletir sobre a educação à distância para crianças pequenas e organizar estratégias para planejar atividades compatíveis com os diferentes contextos.

Esta é uma oportunidade para refletir e se recriar?
Sim. E a reinvenção passa necessariamente pela tecnologia.

Então, perguntamos:

Que tecnologia é essa que caminha tão distante do dia a dia das creches e pré-escolas?
Que sala de creche e pré-escola conta com recursos de informática ou um simples computador conectado à internet?
Em qual escola de educação infantil a criança vivencia experiências tecnológicas cotidianas, que se relacionam ao seu currículo?
No universo de professores de creches e pré-escolas, quantos possuem recursos tecnológicos de qualidade em seus locais de trabalho? E em casa?

Talvez alguns possuam, mas não é regra!

É neste contexto pobre de tecnologia que a escola de educação infantil precisa criar estratégias para manter o elo com suas crianças e se fazer presente na vida delas.

Pensando nisso, compartilhamos com os leitores do Tempo de Creche um roteiro construído com coordenadoras e diretoras das creches nas quais fazemos formação, para auxiliar no planejamento de propostas em tempo de isolamento social.

O roteiro está organizado em tópicos para que, ao planejar um programa de atividades e cada proposta em si, alguns aspectos do novo contexto sejam considerados.

 

ROTEIRO PARA PLANEJAR ATIVIDADES À DISTÂNCIA
PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

1 – Palavras importantes para o momento:

  • Mudanças nas rotinas – de professores, gestores, crianças e famílias
  • Periodicidade: pensar no número, na frequência e na constância das propostas
  • Tecnologia – o que está disponível para as equipes e para as famílias?
  • Flexibilidade – nos recursos, nas estratégias, nos tempos e nos materiais
  • Paciência – diz Madalena Freire que “o desafio de todo educador é educar sua paciência”
  • Avaliar o processo e planejar – avançar a partir do registro, da reflexão/avaliação e do replanejar.

2– Comunicação: público, recurso e estratégia

  • Público:
    • Com equipe: planejar e trocar estratégias, recursos e aprendizagens
    • Com famílias
    • Com crianças
  • Meio
    • e-mail
    • WhatsApp
    • Facebook
    • Instagram
  • Estratégias
    • Vídeo
    • Áudio
    • Foto
    • Texto
    • Link
    • Arquivo PDF

3– Registros

  • Pedagógico: acompanhamento, reflexão/avaliação e planejamento
  • Prestação de contas:
    • Gestão da creche
    • Prefeitura
    • Comunidade de trocas: rede colaborativa ampliada entre a equipe, com as equipes de outras escolas (WhatsApp, Facebook etc.)
  • Estratégias para o registro:
    • Print de telas
    • Arquivamento das mensagens, fotos e vídeos enviados pelas crianças e famílias
    • Instrumentos de planejamento, registro e reflexão
  • Devolutivas
    • Dos professores para as crianças e as famílias: estratégias de devolutivas (é importante dar retorno, deixar claro que recebeu e viu o que foi enviado e também enviar comentários positivos)
    • Dos gestores para os professores

 

4– Planejamento das propostas:

  • Tempos e rotinas. Considerar:
    • vida particular e profissional dos professores
    • rotinas das famílias e das crianças
  • Combinados com as famílias – é importante estabelecer combinados sobre:
    • Frequência e horário que vão receber as atividades (não é preciso estabelecer horários para que as atividades sejam realizadas)
    • Registro e envio da interação ou da execução das atividades (orientar sobre a data limite e o tipo de registro – foto da situação, foto da produção, vídeo, comentário, resposta a uma pergunta etc.)
    • Construção e delimitação de um espaço brincante na casa (orientar as famílias da importância e praticidade de delimitar um espaço para a criança fazer as atividades propostas pela escola)

  • Atividades (professor deve ter clareza sobre os objetivos da proposta):
    • Propostas autônomas (a criança brinca sozinha):
      • Construção de cenário de brincadeira com brinquedos (juntar os brinquedos da casa para fazer diferentes combinações: brinquedos de restaurante, brinquedos de mercado, brinquedos de zoológico e floresta, brinquedos de cidade – carrinho e casinha, etc.)
      • Construção de cenário com objetos de largo alcance (embalagens, caixas e caixotes, tecidos, objetos de cozinha, sucatas em geral – limpas e inofensivas)
      • Envio de links e sugestões de programas de TV (lembrar que a qualidade das sugestões vai refletir a qualidade do trabalho na escola!):
        • Peças de teatro,
        • Circo
        • Shows
        • Contação de histórias
        • Filmes de animação
      • Vídeos, fotografias, mensagens e áudios criados pelos professores:
        • Acolhimento: bom dia, como está, estou com saudades, logo vamos nos encontrar etc.
        • Contação e narração de história
        • Cantar música
        • Apresentar fotografias de atividades realizadas na escola, fotografias das produções, dos colegas etc.
        • Apresentar um objeto interessante, um objeto conhecido, uma brincadeira (caixa de surpresas)

    • Propostas com a família
      • Jogos e brincadeiras (caixa de surpresa; advinha; brincadeiras de mão; jogos tradicionais – siga o chefe; brincadeiras de advinha, caixa de surpresa, venda nos olhos, caça ao tesouro etc.)
      • Atividades de arte (pintura, recorte e colagem, modelagem, construção, criação de brinquedos – jornais, papeis, embalagens, revistas, massas caseiras, tintas com vegetais, terra e barro, lápis, canetas, giz). Recomendar delimitar e proteger os ambientes.
      • Narração de histórias (com os livros de casa, enviar links de livros da internet)
      • Leitura de poemas, parlendas, trava-língua, advinhas
      • Teatro de fantoche – com brinquedos e objetos
      • Brincadeiras musicais
      • Atividades de rotina: arrumar, limpar, lavar, cozinhar (não considerá-las punição ou eventualidade, tratar das tarefas de casa como responsabilidade, como na escola!).
      • Atividades de cuidados pessoais com músicas (lavar mão, banho, escovar dentes, fazer as refeições etc.)
      • Compartilhar registros da vida diária: brincadeiras, atividades de rotina, produções, brinquedos preferidos, objetos interessantes, livros e histórias preferidas, entrevistas com parentes, fotos e desenhos favoritos, pesquisa sobre um tema etc.

    • Encaminhamento das atividades para as famílias:
      • Clareza e simplicidade na comunicação
      • Envio de opções (por exemplo, nem sempre a família tem farinha de trigo em casa para fazer massa caseira!)
      • Organização do material enviado:
      • O que é a proposta
      • O que a proposta envolve (espaço, tempo, materiais e pessoas)
      • Como proceder
      • Como e o que registrar
      • Como e quando enviar o registro

 

É importante aproveitar a oportunidade para conhecer as famílias, relacionar-se com elas e estreitar a parceria família-escola. Depois que a pandemia for embora, vão sobrar evidências das carências e necessidades da estrutura escolar, que deverá se preparar para atender uma sociedade com novas aspirações e valores. Diz Ana Angélica Albano Moreira que “são realmente os valores da sociedade que determinam os destinos da escola, com muito maior força do que os estudos de psicologia”. 

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PARA SABER MAIS…

Referência bibliográficas:

  • Ana Angélica Albano Moreira – O espaço do desenho: a educação do educador. Editora Loyola, 2008
  • Madalena Freire – Educador educa a dor. Editora Paz e Terra, 2008

As creches que participaram da discussão sobre o roteiro para planejamento de atividades à distância foram:
CEI Aníbal Difrancia
CEI Nossa Senhora do Rosário
CEI Santa Marina
CEI Vila Anglo
todas em São Paulo.

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