Crianças pequenas, tecnologia e formigas

Crianças pequenas, tecnologia e formigas

Uma reportagem publicada no último domingo no jornal Estado de São Paulo aborda o tema da relação entre tecnologias e Educação. Referindo-se a crianças um pouco mais velhas, o artigo traduzido da importante revista americana The Economist, aborda os desvios do uso das tecnologias digitais nas escolas, assinalando os problemas do exagero e da falta de propósito, bem como as consequências da falta do seu uso no dia a dia escolar.
Como ficam os pequenos nessa história?

Acredito que na mesma situação!

imagens crianças tecnologia e formigas

Dizem que as crianças de hoje são nativas digitais. Isto que dizer que sabem se conduzir no universo digital da mesma maneira que falam português – a língua mãe. Quando botam a mão num aparelho digital, parece que elas nascem sabendo!

Se não educamos as crianças para um uso apropriado da língua, provavelmente apresentarão dificuldades na sua utilização. Não se expressarão de forma adequada e provavelmente terão problemas para compreender o que é dito e lido.
Tal e qual o universo digital!

Qual recado passamos para os pequenos quando utilizamos a internet somente para o laser descompromissado e recreativo?
Quais lições deixamos se no YouTube pesquisamos animações de galinhas e porquinhas com suas musiquinhas empobrecidas e imagens simplificadas?
Qual uso dos celulares e computadores essas crianças farão no futuro?

Conheci uma turminha* de 18 meses que descobriu o mundo das formigas na creche. Ao cavar a terra do pátio gramado encontraram as formigas operárias. Acompanharam seus caminhos e observaram os insetos carregando pedacinhos de folhas verdinhas nas costas.

criança na naturezaEncantados, quiseram entender mais sobre sua moradia.

Onde as formigas moram? Como é a casa delas?

E agora?, pensaram as professoras! Se desenterrarmos as formigas destruiremos parte do formigueiro e as crianças não poderão identificar a casa delas.

Conversando com essa equipe antenada, que acompanha e valoriza a pesquisa de crianças tão pequenas, sugeri dois caminhos:

  • o mais complicado seria arrumar um vidro estreito e transparente para colocar areia e terra, um substrato adequado para alimentação, formigas, tampa apropriada, salpicar água e folhinhas de vez em quando e esperar o formigueiro tomar forma. Mas esse processo pode ser lento e talvez nem funcione.

formigueiro

  • o segundo caminho indicado foi pesquisar vídeos de formigas e formigueiros – DE VERDADE! – no YouTube. Selecionar bons vídeos e exibi-los para as crianças pode satisfazer a curiosidade e até alimentar o aprofundamento das aprendizagens.

Nesse caso as professoras fizeram as pesquisas. Mas, e se fizessem a pesquisa junto com os pequenos?

O processo de entrar nos sites de busca, digitar um texto para ativar a pesquisa, aguardar os resultados, abrir os arquivos, verificar se são ou não pertinentes e encontrar conteúdos interessantes, também se constituem em formação.

As crianças percebem essa dinâmica, a intenção do uso das ferramentas digitais, o ritmo do procedimento e os resultados positivos do trabalho.

Para compartilhar ainda mais o processo, é possível projetar e ampliar a tela do computador com um aparelho de Datashow que facilita o acompanhamento da navegação por parte das crianças.

Outro uso digital importante é a fotografia. Crianças pequenas podem colocar seu olhar nas cenas fotografadas. No Ateliê Carambola – escola de educação infantil, SP, as crianças de um grupo fizeram um passeio à Pinacoteca munidas de câmeras fotográficas emprestadas pelas famílias. O uso desse recurso foi preparado com antecedência. As famílias foram convidadas a participar do projeto e se asseguraram de que as crianças seriam educadas para manusear as câmeras e cuidar delas. A turma experimentou a fotografia na escola, viu os resultados dos cliques e só depois desse preparo foi ao museu para fotografar.

visita Pinacoteca Ateliê Carambola

Não é possível conceber um mundo sem tecnologia. É uma realidade que não nos deixará mais. Portanto seu uso deve fazer parte do cotidiano escolar para enriquece-lo e despertar para o bom uso dos recursos. Isso tudo é para hoje, com esses pequenos que estão nas nossas mãos agora, porque daqui a pouco eles serão os jovens e adultos que construirão sociedades tecnológicas democráticas, progressistas e inclusivas.

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PARA SABER MAIS…

→ * A turma interessada em formigas pertence ao CEI Santo Aníbal, SP e as professoras antenadas são Catia Camargo do Nascimento e Camila da Silva Assumpção.

→ Leia sobre Josiane Pareja Del Corso, fundadora e diretora do Ateliê Carambola, nas postagens:

→ Leia mais sobre o uso de tecnologia na Educação Infantil na postagem Brincar com tablets e celulares é aprendizado para crianças pequenas?

1 comment

O que me surpreende é que só agora a Escola descobriu que as crianças pequenas ( 3-4-5anos) tem interesse por organismos vivos no jardim/horta da Escola! Fazer procura junto com a profa. na Internet, tenho dúvidas, pois a criança é impaciente e impulsiva. Penso que já que surgiu o interesse, quem sabe apresentar modelos de insetos de plástico de tamanho grande, e pedir para a criança desenhar em pequenos grupos (5), a medida que a profa. vai dialogando com as crianças, já viu um deste?, o que come, quantas perninhas, o que isto de antena? Primeiro “hands-on” depois tecnologia ! É fundamental a introdução de educação em ciência emergente. Escrevi artigo básico a respeito, solicitar!

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