Lista de postagem

COORDENAÇÃO

  1. A excelência tem que ser um objetivo!
  2. Anamnese Cultural das famílias: identidade e afeto
  3. Aniversários na Educação Infantil
  4. Avaliação PARA a aprendizagem e não DA aprendizagem
  5. A questão de gênero começa na equipe pedagógica!
  6. Conhecer outras experiências para se reconhecer e crescer!
  7. Coordenador-formador e seus professores-alunos
  8. Coordenador: roteiro de ações e formação de educadores
  9. Coordenador pedagógico e formação de professores: tudo a ver!
  10. Curiosidade e pedagogia da investigação: caminhos para 2017
  11. Curiosidade: o combustível da aprendizagem
  12. Dois conceitos recentes: pedagogia da investigação e alfabetização ambiental. Já ouviu falar?
  13. Educação infantil faz diferença? 
  14. Educação Infantil: negócio lucrativo ou iniciativa emancipadora?
  15. Experiências artísticas das crianças
  16. Férias: um tempo para pensar no respeito ao TEMPO do educador
  17. Formação de professores: a relação entre a teoria e a prática pedagógica é possível
  18. Garimpando projetos: reflexões e conversa com Maria da Graça Souza Hor
  19. GEP – grupo de estudos sobre projetos: uma trilha de aprendizagens do professor
  20. Lições e dicas do Colégio Sidarta
  21. Maria Aparecida fala sobre Educação Infantil
  22. Moradias do saber: uma reflexão sobre aprendizagem
  23. O Começo da Vida: um filme sobre infância para encantar e refletir
  24. O currículo integral e formação de professores na Educação Infantil
  25. Oficinas de Fotografia e Stop Motion para professores da Educação Infantil
  26. O que a criança faz a cada etapa do desenvolvimento
  27. O que o Fundamental espera da Educação Infantil?
  28. O que pensar da formatura na educação infantil?
  29. Palavra de… Alice Proença: como fazer um grupo de estudos? 
  30. Palavra de… Bia Nogueira, atelierista
  31. Palavra de… Claudia Siqueira: um projeto que escuta as crianças
  32. Palavra de… Madalena Freire
  33. Palavra de… Magda Soares: a linguagem escrita na infância
  34. Palavra de… Maria Alice Proença: a cultura do fazer coletivo na Educação
  35. Palavra de… Zilma de Oliveira: a importância da formação continuada do professor
  36. Para ser professor, basta o diploma? 
  37. Para uma Educação Infantil de qualidade
  38. Patricia Durães fala da importância do cinema na formação
  39.  Planejamento 2019: um diálogo com a BNCC
  40. Planejamento 2016: direções e caminhos
  41. Planejamento da Educação Infantil 2015
  42. Planejamento da Educação Infantil: 10 reflexões para as creches
  43. Planejamento da Educação Infantil e as datas comemorativas
  44. Planejar é preciso, como chegar ao planejamento que atenda os desejos das crianças?
  45. Princípios éticos: é possível trabalhar na Educação Infantil?
  46. Primeiro dia na creche: um olhar novo de tudo.
  47. Projeto Pedagógico para o próximo ano: depois de avaliar é hora de planejar o futuro! parte 1
  48. Projeto Pedagógico para o próximo ano: depois de avaliar é hora de planejar o futuro! parte 2
  49. Que escola queremos para as crianças e suas famílias?
  50. Rede de trocas e construção coletiva para minimizar a solidão pedagógica
  51. Reuniões, Paradas Pedagógicas, Encontros: tem jeito de ser agradável e produtivo? parte 1
  52. Reuniões, Paradas Pedagógicas, Encontros: tem jeito de ser agradável e produtivo? parte 2
  53. Rotina é um recurso de aprendizagem?
  54. Rotinas não tão rotineiras
  55.  Sala de aula: espaço ou ambiente?
  56. Sementes do Nosso Quintal – um filme lindo e um ótimo recurso para reuniões e paradas pedagógicas
  57. Ser aluno, ser professor: a construção do conhecimento pelo coordenador
  58. Sou o que sou, não o que vou ser…
  59. Uma casa que se transforma, uma escola que nasce da história
  60. Um caminho para preparar reuniões e paradas pedagógicas
  61. Uma creche com muito a ensinar: NEIM Albert Sabin
  62. Uma experiência prática de cidadania na Educação Infantil
  63. Um guia para a jornada do relatório individual
  64. Uma parada para pensar: 5 reflexões sobre ser professor
  65. Valorizar a inteligência ou o esforço isso faz diferença na aprendizagem?
  66. Visita cultural: a equipe tem muito a ganhar!
  67. Visitar outras creches: valioso recurso de trocas e reflexão
  68. Wallon: teoria e prática dos estágios do desenvolvimento da criança

 

Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes e Referenciais

  1. Arte, cultura, expressão e a Base Nacional Comum Curricular 
  2. Atividade ou Experiência?
  3. Base Nacional Comum Curricular: uma referência prática? Você decide!
  4. Base Nacional Comum Curricular: a criança como protagonista
  5. Base Nacional Comum e o pensamento matemático – 2a parte
  6. Campos de experiências todos os dias! Como trabalhá-los? 
  7. Como é a matemática na Base Nacional Comum – 1a parte
  8. Diretrizes, Referenciais, Indicadores, Parâmetros: obstáculos ou aliados?
  9. Experiências e campos: o que a Base Nacional quer dizer com isso? – PARTE 1
  10. Campos de experiências e objetivos da atividade: o que pensar sobre isso? – PARTE 2 
  11. Palavra de… Beatriz Ferraz em a BNCC e a Educação Infantil 
  12. Pauta do Olhar: os campos de experiências e a singularidade 
  13. Protagonismo Infantil em 4 falas
  14. Referenciais para formação e os campos de experiências da criança
  15. Segunda versão da Base Curricular (BNCC): pilares para pensar a prática
  16. Um documento do MEC para auxiliar na prática pedagógica da BNCC 

PLANEJAMENTO DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES

  1. A arte no cotidiano da educação infantil: palavra de Mirian Celeste Martins
  2. A cozinha da escola também é lugar de criança!
  3. Adaptação: um tempo de acolhimento
  4. Apoiamos as iniciativas das crianças?
  5. Areia comestível para desafiar bebês e professoras
  6. Arroz para brincar
  7. Atividades para criança criativa: o que significa isto?
  8. Atividades que “dão certo” e que “não dão certo”: o que pensar desta classificação?
  9. Beatles e um projeto que vai muito além das cores
  10. Cantos de atividades diversificadas e Jogos heurísticos: muitas brincadeiras!
  11. Cantos de atividades para revelar projetos
  12. Creche Shangri-la: um paraíso possível
  13. Crianças, expressões artísticas e aprendizagem
  14. Crianças pequenas, tecnologia e formigas
  15. Dicas para planejar e preparar Cantos de Atividades Diversificadas
  16. É difícil se desprender da cultura de comemorar o Dia das Mães, Pais…
  17. Emoções: 4 estratégias para lidar com elas 
  18. Em tabelas, o que a criança faz a cada etapa do desenvolvimento
  19. E.V.A.: o pai do papel crepom?
  20. Experiência de leitor: uma aventura com macarrão
  21. Final de ano com as crianças: oportunidade para organizar e reutilizar
  22. Hora do parque é hora de quê?
  23. Letramento no dia a dia: gradual, lúdico e significativo
  24. Lições de Reggio Emilia do Colégio Aletheia
  25. Livro didático para professores da educação infantil: por que tanta polêmica com o PNLD?
  26. Materiais para ajudar a trabalhar com intenção pedagógica
  27. Objetos potentes e elementos da natureza para brincar e aprender
  28. O dia a dia da creche e a Rotina: o que pensar e por onde começar?
  29. O encantamento das brincadeiras com barcos
  30. O que dizer sobre a intenção pedagógica?
  31. O que planejar… alguma sugestão?
  32. O que vem antes: a atividade ou o objetivo da atividade?
  33. Organização de propostas: garantia de brincadeira e aprendizado
  34. O ritmo das crianças e a ansiedade do professor
  35. Palavra de… Denise Nalini: cantos de atividades e as tomadas de decisão das crianças
  36. Planejamentos ampliados com atividades que se transformam
  37. Planejar é preciso, como chegar ao planejamento que atenda os desejos das crianças?
  38. Planejamento, Registro e Reflexão organizados em duas práticas tabelas!
  39. Preparar atividades: o desafio de planejar o imprevisível
  40. Projetos: um quadro organizador para planejar e construir 
  41. Que tal pensar em planos de aula abertos?
  42. Remexendo no planejamento e no registro pedagógico
  43. Repetir propostas para crianças. Será?
  44. Roda de conversa: ancestral e primordial
  45. Sala de aula: espaço ou ambiente?
  46. Surpresas no planejamento do dia a dia
  47. Trabalhando a identidade a partir da rua da escola
  48. Três ideias criativas para trabalhar com bebês
  49. Uma proposta artística para provocar pesquisa e escuta
  50. Um relato sobre relações e aprendizados na prática de Reggio Emilia
  51. Um roteiro para sonhar e planejar
  52. Vivências, experiências e os tempos da criança

REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

  1. Afinal, o que é Documentação Pedagógica?
  2. A avaliação começa agora!
  3. Beatles e um projeto que vai muito além das cores
  4. Crianças protagonistas das conversas
  5. Documentação Pedagógica como aprendizagem para crianças e professores
  6. Documentação pedagógica: 7 passos para reunir e organizar os registros
  7. Fotos e legendas que revelam aprendizagem
  8. Fotografia: instrumento precioso da Educação
  9. Gisa Picosque fala sobre a importância de fazer registros e sua arte
  10. Instrumentos de planejamento, registro e reflexão: construa o seu!
  11. Na prática: a documentação pedagógica, relatos, registros e reflexões
  12. Palavra de… Amanda Teagno Lopes: planejar, registrar e documentar
  13. Pauta do Olhar: o que o professor precisa olhar para registrar?
  14. Pauta do olhar: o que o professor precisa olhar para registrar
  15. Percurso investigativo: o desenho e a zona proximal de desenvolvimento
  16. Portfólios: histórias da vida real
  17. Por que fazer registro?
  18. Registrar… não tão fácil, mas poderoso!
  19. Registrar todos os momentos do dia e ainda refletir… será?
  20. Registro e Documentação Pedagógica: da dor de cabeça ao papo cabeça
  21. Registro e Documentação Pedagógica: o diálogo com a prática
  22. Registro fotográfico: muito mais que documentar!
  23. Relatório individual: precisamos repensar este documento!
  24. Uma documentação pedagógica para provocar 
  25. Uma prática de documentação pedagógica para aproximar famílias
  26. Uma proposta para refletir sobre o ano que se encerra
  27. Um guia para a jornada do relatório individual
  28. Um relato sobre relações e aprendizados na prática de Reggio Emilia
  29. Um roteiro para começar registro e planejamento – parte 1
  30. Um roteiro para começar registro e planejamento – parte 2

CUIDADO

Inclusão

  1. Aguçando o sentidos
  2. Por que Heloísa? ensina-nos a repensar o conceito de deficiência
  3. Palavra de… Solange Muszkat inclusão, autismo e a atuação do educador
  4. Silvia Ferraresi e Ana Elisa Machado falam de inclusão e do direito de brincar

 

Relação e Emoção

  1. 10 dicas para trabalhar as relações na primeira infância
  2. Birra, mordida, frustração e limites: crianças e as emoções
  3. Birra ou o aprendizado de lidar com a expressão das emoções?
  4. Choro frequente e que não para… por quê?
  5. Como dizer NÃO para crianças pequenas?
  6. Como trabalhar a agressividade?
  7. Crianças não nascem racistas!
  8. Crianças agressivas: como assim?
  9. Criança: no singular e no coletivo
  10. Crianças e professores: vamos construir relações?
  11. Dúvida de leitora: descanso ou sono? Livre ou obrigatório?
  12. Em que língua falo com minhas crianças?
  13. Falta de uso do corpo e os problemas de ansiedade
  14. História: Mordida não, Napoleão!
  15. Identidade: a jornada do EU
  16. Jornada de identidade numa práticas de berçário
  17. MORDIDAS: Situações que demandam atenção e cuidado
  18. Por que criança morde? 12 soluções!
  19. Protagonismo infantil em três relatos práticos
  20. Socorro minha turma é difícil!
  21. Trauma infantil: uma caminhada de mãos dada com a criança
  22. Valorizar a inteligência ou o esforço isso faz diferença na aprendizagem?

 

Neurociência

  1. Atividade para o bebês: almofadas sensoriais
  2. Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 2 a 6 meses
  3. Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 6 a 12 meses
  4. Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 12 a 18 meses
  5. Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 18 a 24 meses
  6. Palavra de… antropóloga Elvira Souza Lima

 

Período de adaptação 

  1. Acolhimento: um tempo de escuta
  2. Adaptação: emoções à flor da pele
  3. Adaptação em processo: você já é o brinquedo favorito das suas crianças?
  4. Professoras sabidas: seis dicas práticas para a adaptação

BRINCAR, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

BEBÊS E EMMI PIKLER

FAMÍLIA

ARTE E CULTURA

  1. “É preciso olhar o mundo com olhos de criança”. Henri Matisse
  2. Repertório de cultura na educação infantil: faz diferença?
  3. Afinal, o que é Arte na Educação Infantil?
    1. A arte no cotidiano da educação infantil: palavra de Mirian Celeste Martins
    2. Mostra: Conexões – A poética das Crianças de 0 a 3 anos e a Arte Contemporânea
    3. Fernanda Heinz Figueiredo fala de Ciranda de Filmes, escolhas e poesia
    4. Josiane Del Corso: o fazer das crianças e as múltiplas linguagens
    5. Museu é lugar de criança pequena?
    6. Visita a museu sem mistério!

Artes visuais

  1. Angélica e Sandra falam sobre o fazer arte com a criança
  2. Atividade: a arte da arquitetura para crianças
  3. Barro e argila: lugar de honra nas culturas da infância
  4. Cores: muito mais do que azul, amarelo e vermelho!
  5. Crianças e Arte: aprender a aprender
  6. Desenhar, desenhar, desenhar… Todos os dias!
  7. Desenho: espelho do desenvolvimento infantil
  8. Experiência: rola, enrola e pinta!
  9. Lugares – olhar expandido
  10. Mandalas para inspirar as férias 
  11. Modelagem e desenho: conversas entre a bi e a tridimensionalidade 
  12. O que o desenho nos conta
  13. O registro das crianças pequenas é o desenho 
  14. Palavra de… Edith Derdyk: o desenho do gesto e dos traços sensível
  15. Para ampliar a pesquisa: tintas coloridas de farinha
  16. Para compreender o desenho e sua poética
  17. Pinceis da natureza: experimentando um mundo de texturas, formas e cores
  18. Qual o lugar da modelagem no desenvolvimento das crianças?
  19. Rosa Iavelberg: o processo de aprendizagem do desenho na infância
  20. Tintas, mãozinhas e as marcas de uma experiência 

Expressões do corpo

  1. É dança? É música? É desenho? É dança-desenho!
  2. Livro: corpo em movimento na Educação Infantil
  3. Palavra de… Monica Ehrenberg: a criança não tem um corpo, ela é um corpo

Literatura

  1. 9 dicas especiais para contar histórias
    1. As histórias para os bebês fazem ploquet, pluft, Nhoc!
    2. Crianças e histórias infantis. Aprendem? Como e por quê?
    3. Crianças e histórias: uma relação para a vida
    4. Escolher os livros: um momento de prazer
  2. História – A menina e o sapo
  3. História da Folhinha de outono
  4. História: A incrível viagem do barquinho de papel
  5. História: Caramelo, o caramujo
  6. História: Carolina e o Baile de Máscaras dos Monstros
  7. História: Mordida não, Napoleão!
  8. História: O coelhinho distraído
  9. Historia: o Leão e o Ratinho
    1. Palavra de … Josca Baroukh: parlendas para brincar
    2. Palavra de Patrícia Auerbach: como ler livros para crianças?
    3. Qualidade das palavras e dos brinquedos: tem relação?
  10. Leitura de livros para crianças: como e por quê?
  11. Uma preciosa lista de livros infantis
    1. Uma proposta para toda a creche: rodizio de contação de história

Música

  1. Brincadeiras com os sons: musicalização para os pequenos
  2. Como é o som ao nosso redor? 
  3. Música, brincadeira e desenvolvimento
  4. Musicalização no dia a dia de bebês e crianças
  5. Vamos brincar e conhecer a música indígena?

Manifestações Culturais e Datas Comemorativas

  1. A Festa Junina por todo o país
  2. Ana Helena fala sobre datas comemorativas na creche
  3. Brincando com a cultura indígena
  4. Chita, Festa Junina e um kit para brincadeiras
  5. Coelhinho da Páscoa o que trazes para mim?
  6. Como trabalhar as manifestações culturais brasileiras com os pequenos?
  7. Cultura brasileira na Educação Infantil: como fazer essa conexão?
  8. Cultura africana e brasileira: mistura de sabores, cores e ritmos
  9. Cultura da Festa Junina numa experiência de cores
  10. Datas Comemorativas: muito além das festas!
  11. Dia do Índio: muito mais que uma pena na cabeça
  12. DIA DOS PAIS, das mães, dos avôs, dos padrinhos…
  13. Festa Junina: oportunidade para trabalhar com a equipe de educadores
  14. História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil
  15. Passeando pela cultura: descobrindo a festa junina!
  16. Projeto “A Arte pinta na Festa Junina”
  17. Projetos e temas: um convite para à aventura
  18. Que tal incluir as manifestações culturais no calendário de 2019?
  19. Tânia Fulkelmann Landau fala da importância das manifestações culturais na formação da criança
  20. Vamos brincar e conhecer com a música indígena brasileira?

NATUREZA e ESCOLAS DA FLORESTA

SAÚDE