COORDENAÇÃO
- A excelência tem que ser um objetivo!
- Anamnese Cultural das famílias: identidade e afeto
- Aniversários na Educação Infantil
- Avaliação PARA a aprendizagem e não DA aprendizagem
- A questão de gênero começa na equipe pedagógica!
- Conhecer outras experiências para se reconhecer e crescer!
- Coordenador-formador e seus professores-alunos
- Coordenador: roteiro de ações e formação de educadores
- Coordenador pedagógico e formação de professores: tudo a ver!
- Curiosidade e pedagogia da investigação: caminhos para 2017
- Curiosidade: o combustível da aprendizagem
- Dois conceitos recentes: pedagogia da investigação e alfabetização ambiental. Já ouviu falar?
- Educação infantil faz diferença?
- Educação Infantil: negócio lucrativo ou iniciativa emancipadora?
- Experiências artísticas das crianças
- Férias: um tempo para pensar no respeito ao TEMPO do educador
- Formação de professores: a relação entre a teoria e a prática pedagógica é possível
- Garimpando projetos: reflexões e conversa com Maria da Graça Souza Hor
- GEP – grupo de estudos sobre projetos: uma trilha de aprendizagens do professor
- Lições e dicas do Colégio Sidarta
- Maria Aparecida fala sobre Educação Infantil
- Moradias do saber: uma reflexão sobre aprendizagem
- O Começo da Vida: um filme sobre infância para encantar e refletir
- O currículo integral e formação de professores na Educação Infantil
- Oficinas de Fotografia e Stop Motion para professores da Educação Infantil
- O que a criança faz a cada etapa do desenvolvimento
- O que o Fundamental espera da Educação Infantil?
- O que pensar da formatura na educação infantil?
- Palavra de… Alice Proença: como fazer um grupo de estudos?
- Palavra de… Bia Nogueira, atelierista
- Palavra de… Claudia Siqueira: um projeto que escuta as crianças
- Palavra de… Madalena Freire
- Palavra de… Magda Soares: a linguagem escrita na infância
- Palavra de… Maria Alice Proença: a cultura do fazer coletivo na Educação
- Palavra de… Zilma de Oliveira: a importância da formação continuada do professor
- Para ser professor, basta o diploma?
- Para uma Educação Infantil de qualidade
- Patricia Durães fala da importância do cinema na formação
- Planejamento 2016: direções e caminhos
- Planejamento da Educação Infantil 2015
- Planejamento da Educação Infantil: 10 reflexões para as creches
- Planejamento da Educação Infantil e as datas comemorativas
- Planejar é preciso, como chegar ao planejamento que atenda os desejos das crianças?
- Princípios éticos: é possível trabalhar na Educação Infantil?
- Primeiro dia na creche: um olhar novo de tudo.
- Projeto Pedagógico para o próximo ano: depois de avaliar é hora de planejar o futuro! parte 1
- Projeto Pedagógico para o próximo ano: depois de avaliar é hora de planejar o futuro! parte 2
- Que escola queremos para as crianças e suas famílias?
- Rede de trocas e construção coletiva para minimizar a solidão pedagógica
- Reuniões, Paradas Pedagógicas, Encontros: tem jeito de ser agradável e produtivo? parte 1
- Reuniões, Paradas Pedagógicas, Encontros: tem jeito de ser agradável e produtivo? parte 2
- Rotina é um recurso de aprendizagem?
- Rotinas não tão rotineiras
- Sementes do Nosso Quintal – um filme lindo e um ótimo recurso para reuniões e paradas pedagógicas
- Ser aluno, ser professor: a construção do conhecimento pelo coordenador
- Sou o que sou, não o que vou ser…
- Uma casa que se transforma, uma escola que nasce da história
- Um caminho para preparar reuniões e paradas pedagógicas
- Uma creche com muito a ensinar: NEIM Albert Sabin
- Uma experiência prática de cidadania na Educação Infantil
- Um guia para a jornada do relatório individual
- Uma parada para pensar: 5 reflexões sobre ser professor
- Um olhar para o passado e para o futuro embasa o planejamento no presente
- Valorizar a inteligência ou o esforço isso faz diferença na aprendizagem?
- Visita cultural: a equipe tem muito a ganhar!
- Visitar outras creches: valioso recurso de trocas e reflexão
- Wallon: teoria e prática dos estágios do desenvolvimento da criança
Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes e Referenciais
- Arte, cultura, expressão e a Base Nacional Comum Curricular
- Atividade ou Experiência?
- Base Nacional Comum Curricular: uma referência prática? Você decide!
- Base Nacional Comum Curricular: a criança como protagonista
- Base Nacional Comum e o pensamento matemático – 2a parte
- Campos de experiências todos os dias! Como trabalhá-los?
- Como é a matemática na Base Nacional Comum – 1a parte
- Diretrizes, Referenciais, Indicadores, Parâmetros: obstáculos ou aliados?
- Experiências e campos: o que a Base Nacional quer dizer com isso? – PARTE 1
- Campos de experiências e objetivos da atividade: o que pensar sobre isso? – PARTE 2
- Palavra de… Beatriz Ferraz em a BNCC e a Educação Infantil
- Pauta do Olhar: os campos de experiências e a singularidade
- Protagonismo Infantil em 4 falas
- Referenciais para formação e os campos de experiências da criança
- Segunda versão da Base Curricular (BNCC): pilares para pensar a prática
- Um documento do MEC para auxiliar na prática pedagógica da BNCC
PLANEJAMENTO DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES
- A arte no cotidiano da educação infantil: palavra de Mirian Celeste Martins
- A cozinha da escola também é lugar de criança!
- Adaptação: um tempo de acolhimento
- Apoiamos as iniciativas das crianças?
- Areia comestível para desafiar bebês e professoras
- Arroz para brincar
- Atividades para criança criativa: o que significa isto?
- Atividades que “dão certo” e que “não dão certo”: o que pensar desta classificação?
- Beatles e um projeto que vai muito além das cores
- Cantos de atividades diversificadas e Jogos heurísticos: muitas brincadeiras!
- Cantos de atividades para revelar projetos
- Creche Shangri-la: um paraíso possível
- Crianças, expressões artísticas e aprendizagem
- Crianças pequenas, tecnologia e formigas
- Dicas para planejar e preparar Cantos de Atividades Diversificadas
- É difícil se desprender da cultura de comemorar o Dia das Mães, Pais…
- Emoções: 4 estratégias para lidar com elas
- Em tabelas, o que a criança faz a cada etapa do desenvolvimento
- E.V.A.: o pai do papel crepom?
- Experiência de leitor: uma aventura com macarrão
- Final de ano com as crianças: oportunidade para organizar e reutilizar
- Hora do parque é hora de quê?
- Letramento no dia a dia: gradual, lúdico e significativo
- Lições de Reggio Emilia do Colégio Aletheia
- Livro didático para professores da educação infantil: por que tanta polêmica com o PNLD?
- Materiais para ajudar a trabalhar com intenção pedagógica
- Objetos potentes e elementos da natureza para brincar e aprender
- O dia a dia da creche e a Rotina: o que pensar e por onde começar?
- O encantamento das brincadeiras com barcos
- O que dizer sobre a intenção pedagógica?
- O que planejar… alguma sugestão?
- O que vem antes: a atividade ou o objetivo da atividade?
- Organização de propostas: garantia de brincadeira e aprendizado
- O ritmo das crianças e a ansiedade do professor
- Palavra de… Denise Nalini: cantos de atividades e as tomadas de decisão das crianças
- Planejamentos ampliados com atividades que se transformam
- Planejar é preciso, como chegar ao planejamento que atenda os desejos das crianças?
- Planejamento, Registro e Reflexão organizados em duas práticas tabelas!
- Preparar atividades: o desafio de planejar o imprevisível
- Projeto e pesquisa na educação infantil: muito mais do que informação
- Projetos: um quadro organizador para planejar e construir
- Que tal pensar em planos de aula abertos?
- Remexendo no planejamento e no registro pedagógico
- Repetir propostas para crianças. Será?
- Roda de conversa: ancestral e primordial
- Sala de aula: espaço ou ambiente?
- Surpresas no planejamento do dia a dia
- Trabalhando a identidade a partir da rua da escola
- Três ideias criativas para trabalhar com bebês
- Uma proposta artística para provocar pesquisa e escuta
- Um relato sobre relações e aprendizados na prática de Reggio Emilia
- Um roteiro para sonhar e planejar
- Vivências, experiências e os tempos da criança
REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
- Afinal, o que é Documentação Pedagógica?
- Avaliação na educação infantil: pensando a partir da prática
- A avaliação começa agora!
- Beatles e um projeto que vai muito além das cores
- Crianças protagonistas das conversas
- Documentação Pedagógica como aprendizagem para crianças e professores
- Documentação pedagógica: 7 passos para reunir e organizar os registros
- Fotos e legendas que revelam aprendizagem
- Fotografia: instrumento precioso da Educação
- Gisa Picosque fala sobre a importância de fazer registros e sua arte
- Instrumentos de planejamento, registro e reflexão: construa o seu!
- Na prática: a documentação pedagógica, relatos, registros e reflexões
- Palavra de… Amanda Teagno Lopes: planejar, registrar e documentar
- Pauta do Olhar: o que o professor precisa olhar para registrar?
- Pauta do olhar: o que o professor precisa olhar para registrar
- Percurso investigativo: o desenho e a zona proximal de desenvolvimento
- Portfólios: histórias da vida real
- Por que fazer registro?
- Registrar… não tão fácil, mas poderoso!
- Registrar todos os momentos do dia e ainda refletir… será?
- Registro e Documentação Pedagógica: da dor de cabeça ao papo cabeça
- Registro e Documentação Pedagógica: o diálogo com a prática
- Registro fotográfico: muito mais que documentar!
- Relatório individual: precisamos repensar este documento!
- Uma documentação pedagógica para provocar
- Uma prática de documentação pedagógica para aproximar famílias
- Uma proposta para refletir sobre o ano que se encerra
- Um guia para a jornada do relatório individual
- Um relato sobre relações e aprendizados na prática de Reggio Emilia
- Um roteiro para começar registro e planejamento – parte 1
- Um roteiro para começar registro e planejamento – parte 2
CUIDADO
Inclusão
- Aguçando o sentidos
- Por que Heloísa? ensina-nos a repensar o conceito de deficiência
- Palavra de… Solange Muszkat inclusão, autismo e a atuação do educador
- Silvia Ferraresi e Ana Elisa Machado falam de inclusão e do direito de brincar
Relação e Emoção
- 10 dicas para trabalhar as relações na primeira infância
- Birra, mordida, frustração e limites: crianças e as emoções
- Birra ou o aprendizado de lidar com a expressão das emoções?
- Choro frequente e que não para… por quê?
- Como dizer NÃO para crianças pequenas?
- Como trabalhar a agressividade?
- Crianças não nascem racistas!
- Crianças agressivas: como assim?
- Criança: no singular e no coletivo
- Crianças e professores: vamos construir relações?
- Dúvida de leitora: descanso ou sono? Livre ou obrigatório?
- Em que língua falo com minhas crianças?
- Falta de uso do corpo e os problemas de ansiedade
- História: Mordida não, Napoleão!
- Identidade: a jornada do EU
- Jornada de identidade numa práticas de berçário
- MORDIDAS: Situações que demandam atenção e cuidado
- Por que criança morde? 12 soluções!
- Protagonismo infantil em três relatos práticos
- Socorro minha turma é difícil!
- Trauma infantil: uma caminhada de mãos dada com a criança
- Valorizar a inteligência ou o esforço isso faz diferença na aprendizagem?
Neurociência
- Atividade para o bebês: almofadas sensoriais
- Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 2 a 6 meses
- Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 6 a 12 meses
- Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 12 a 18 meses
- Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 18 a 24 meses
- Palavra de… antropóloga Elvira Souza Lima
Período de adaptação
BRINCAR, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
- 10 sugestões de materiais e brincadeiras para a hora do parque
- A importância do brincar
- Aprendizagem dos movimentos
- Baralho Corporal para desafiar o corpo
- Brincar com tablets e celulares é aprendizado para crianças pequenas?
- Brincadeira livre ou conduzida?
- Brincar, uma linguagem que desenvolve
- Buracos incríveis! Um brinquedo provocativo para bebês
- Educação Infantil: brincar, aprender e desenvolver
- Espírito de férias na brincadeira
- Férias, peneiras e brincadeiras para aprender!
- Hora do parque é hora de quê?
- Jogo de brincar ou jogo de competir?
- Lugar de Pedagogia é na escola!
- Olhar do professor: 12 escalas do brincar
- O que precisamos dar para as crianças brincarem?
- Para que a brincadeira continue!
- Qual é o papel do professor na brincadeira da criança? E o papel da brincadeira na aprendizagem da linguagem? Shelley Peterson responde!
- Renata Meirelles conta como surgiu o livro Cozinhando no quintal
- Repensando o velho caixote de brinquedos…
- Se é brincadeira, é livre!
- Território do Brincar – num filme de brincadeiras, dicas para brincar com os olhos e o coração!
- Três dicas de materiais inusitados e uma para arrumar a bagunça!
- Um cardápio variado de cantos de atividades
BEBÊS E EMMI PIKLER
- 12 dicas sobre Movimento e Aprendizagem a partir de Emmi Pikler
- Atividade para bebês: aprendizados com Jogo Heurístico e Cesto de Tesouros
- Atividades para bebês: Caixas Temáticas
- Bebês aprendem muito. Desde cedo!
- Bebês e momentos de leitura…
- Educação dos 0 aos 3 anos: contribuições de Emmi Pikler
- Educação nos três primeiros anos
- Palavra de… professor de professor da Educação Infantil: Paulo Fochi
- Palavra de… Sylvia Nabinger: filosofia e práticas Emmi Pikler
FAMÍLIA
- Comunicado Feliz: uma proposta de parceria entre creche e família
- Crianças, famílias, escolas e as palavras
- Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação I
- Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação II
- Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação III
- Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação IV
- Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação V
- Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação VI
- Diálogos sobre relações: famílias e creches unidas na educação VII
ARTE E CULTURA
- “É preciso olhar o mundo com olhos de criança”. Henri Matisse
- Repertório de cultura na educação infantil: faz diferença?
- Afinal, o que é Arte na Educação Infantil?
- A arte no cotidiano da educação infantil: palavra de Mirian Celeste Martins
- Mostra: Conexões – A poética das Crianças de 0 a 3 anos e a Arte Contemporânea
- Fernanda Heinz Figueiredo fala de Ciranda de Filmes, escolhas e poesia
- Josiane Del Corso: o fazer das crianças e as múltiplas linguagens
- Museu é lugar de criança pequena?
- Visita a museu sem mistério!
Artes visuais
- Angélica e Sandra falam sobre o fazer arte com a criança
- Atividade: a arte da arquitetura para crianças
- Barro e argila: lugar de honra nas culturas da infância
- Cores: muito mais do que azul, amarelo e vermelho!
- Crianças e Arte: aprender a aprender
- Desenhar, desenhar, desenhar… Todos os dias!
- Desenho: espelho do desenvolvimento infantil
- Experiência: rola, enrola e pinta!
- Lugares – olhar expandido
- Mandalas para inspirar as férias
- Modelagem e desenho: conversas entre a bi e a tridimensionalidade
- O que o desenho nos conta
- O registro das crianças pequenas é o desenho
- Palavra de… Edith Derdyk: o desenho do gesto e dos traços sensível
- Para ampliar a pesquisa: tintas coloridas de farinha
- Para compreender o desenho e sua poética
- Pinceis da natureza: experimentando um mundo de texturas, formas e cores
- Qual o lugar da modelagem no desenvolvimento das crianças?
- Rosa Iavelberg: o processo de aprendizagem do desenho na infância
- Tintas, mãozinhas e as marcas de uma experiência
Expressões do corpo
- É dança? É música? É desenho? É dança-desenho!
- Livro: corpo em movimento na Educação Infantil
- Palavra de… Monica Ehrenberg: a criança não tem um corpo, ela é um corpo
Literatura
- 9 dicas especiais para contar histórias
- História – A menina e o sapo
- História da Folhinha de outono
- História: A incrível viagem do barquinho de papel
- História: Caramelo, o caramujo
- História: Carolina e o Baile de Máscaras dos Monstros
- História: Mordida não, Napoleão!
- História: O coelhinho distraído
- Historia: o Leão e o Ratinho
- Leitura de livros para crianças: como e por quê?
- Uma preciosa lista de livros infantis
Música
- Brincadeiras com os sons: musicalização para os pequenos
- Como é o som ao nosso redor?
- Música, brincadeira e desenvolvimento
- Musicalização no dia a dia de bebês e crianças
- Vamos brincar e conhecer a música indígena?
Manifestações Culturais e Datas Comemorativas
- A Festa Junina por todo o país
- Ana Helena fala sobre datas comemorativas na creche
- Brincando com a cultura indígena
- Chita, Festa Junina e um kit para brincadeiras
- Coelhinho da Páscoa o que trazes para mim?
- Como trabalhar as manifestações culturais brasileiras com os pequenos?
- Cultura brasileira na Educação Infantil: como fazer essa conexão?
- Cultura africana e brasileira: mistura de sabores, cores e ritmos
- Cultura da Festa Junina numa experiência de cores
- Datas Comemorativas: muito além das festas!
- Dia do Índio: muito mais que uma pena na cabeça
- DIA DOS PAIS, das mães, dos avôs, dos padrinhos…
- Festa Junina: oportunidade para trabalhar com a equipe de educadores
- História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil
- Passeando pela cultura: descobrindo a festa junina!
- Projeto “A Arte pinta na Festa Junina”
- Projetos e temas: um convite para à aventura
- Que tal incluir as manifestações culturais no calendário de 2019?
- Tânia Fulkelmann Landau fala da importância das manifestações culturais na formação da criança
- Vamos brincar e conhecer com a música indígena brasileira?
NATUREZA e ESCOLAS DA FLORESTA
- A descoberta do vento – parte 1
- A descoberta do vento – parte 2
- Água para brincar acolher e pesquisar
- Apareceu a lagartixa na creche? Que tal transformar o fato no Projeto Lagartixa?
- Areia: divertida, desafiadora e natural
- As crianças na natureza
- CEI Barra Manteiga: Natureza na rotina de passeios no parque
- Educação pela natureza: uma questão que não sai do papel
- Escola da Floresta: crianças, Natureza e aprendizado
- Experiências num Tanque de Lama
- Natureza, riscos e brincadeiras numa discussão que dá o que pensar
- O encantamento das brincadeiras com barcos
- O que dizer sobre o “Projeto Natureza?”
- Palavra de… Richard Louv: natureza para educar e viver!
- Primavera: aventura e pesquisas
- Primeiro Encontro no Bairro: curiosidade, investigação, natureza e cultura
- Renata Meirelles fala sobre tanque de areia e o tempo do brincar
- Riscos X perigos: o que queremos para as nossas crianças?
- Sobre a postagem Um tratado sobre o TANQUE DE AREIA
- Uau! Passeio na rua… fora da creche… é muita aventura e descoberta!
- Um tratado sobre o tanque de areia
- Uma conversa com Anna Marie Holm: arte, natureza e a poesia da infância
- Uma escola que parece casa. Uma casa que parece escola