Uxa Xavier: a infância não tem ensaio, já é

Uxa Xavier: a infância não tem ensaio, já é

Conversamos com Uxa Xavier, artista, educadora em dança e diretora do grupo Lagartixa na Janela que pesquisa o território de criação e pedagogia em dança contemporânea para crianças.

Depois de 30 anos trabalhando com crianças em sala, Uxa decidiu que os espaços poderiam se alargar e ela foi encontrar a dança das crianças nas ruas, praças e espaços públicos em geral. Com o grupo Lagartixa na Janela, desenvolveu projetos e estratégias para provocar e valorizar a poesia corporal das crianças, em diálogo com a cidade.

A conversa com a Uxa nos levou a pensar sobre a postura convidativa do professor, que desafia e escuta a criança; nos tempos de espera na pandemia e na rotina da escola, além da importância da escola abrir-se para a cidade, como ambiente de pesquisa, arte, cultura e educação.

Assista o VÍDEO e entre no site do Lagartixa na Janela para conhecer os projetos, vídeos e materiais do grupo de artistas e educadores que entende a criança como performer.

1 comment

Trabalhar, com crianças é maravilhoso, todo os dias aprendemos muito com elas, observar o comportamento delas é encantador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.