Atravessamos um período em que preservar a saúde é estar longe da escola. Incrível ter que lidar com uma realidade que afasta as crianças de seus professores. Contudo, ferramentas adormecidas no contexto da educação infantil podem ser exploradas para transformar a realidade… escolar e familiar!
Anielle Maruchi, professora de educação infantil da Escola Vera Cruz, e Theo, seu bebê de 8 meses, elaboraram um material composto por 11 atividades que podem ser realizadas em casa e na escola… um verdadeiro tesouro de generosidade!
Como mãe, Ani está vivenciando e criando alternativas para este período confuso em que a rotina e as relações se transformaram.
Como professora, a Ani organizou uma coleção de atividades com o esmero de uma pedagoga: indicou os materiais, detalhou os procedimentos para fazer brinquedos e compor cenários, e, especialmente, elencou possibilidades de interação e aprendizagens para orientar o OLHAR dos responsáveis que acompanham as crianças. Veja, a palavra OLHAR está escrita em letra maiúscula de propósito! Ani explica que as crianças devem ter liberdade para experimentar e criar com os materiais. Portanto, caso as dicas sejam compartilhadas com as famílias, é preciso explicar que as crianças pesquisam e aprendem quando se sentem livres para determinar os rumos das brincadeiras.
Clique no link para abrir o material ⇒ Atividades para QUARENTENA – BRINCAR E CRIAR BRINQUEDOS PARA BEBÊS
E o que a tecnologia tem a ver com tudo isso?
Tudo!
Por meio dos canais de mídia é possível manter o elo com as crianças e suas famílias nestes tempos de pandemia.
Se a sua escola já tiver grupos no Facebook, no Instagram e/ou no WhatsApp, esta é a hora de considerá-lo ferramenta primordial de trabalho. Ative o contato, pesquise e planeje o conteúdo a ser postado. Disponibilize um período do dia para estar online, interagindo com as crianças e acolhendo as famílias.
Se a sua escola ainda não tiver criado meios de comunicação e interação digital, é a hora de pesquisar e criar.
Nunca substituiremos a escola utilizando os meios digitais, porém é possível manter laços e aproveitar o contexto para trabalhar valores e competências imprescindíveis para formar pessoas resilientes.
Resiliência é a capacidade de se adaptar e até evoluir ao viver momentos de adversidade: é dar a volta por cima, superar problemas e transformar experiências negativas em aprendizado.
PARA SABER MAIS…
Anielle Maruchi é pedagoga e especialista em gestão escolar. É professora da educação infantil da Escola Vera Cruz, SP. Ani tem um projeto de brinquedos tradicionais chamado Cinco Marias, com página no Facebook e Instagram.
Theo é um bebê lindo e esperto de 8 meses, muito brincalhão e investigador. É filho da Anielle.
Muito útil esse material, principalmente as atividades que estou enviando para os responsáveis realizarem com os pequenos.
Todo o conteudo informativo me foi muito útil ,li tudo ,li as histórias muito interessante e o texto sobre mordidas foi bem orientador para o professor e para passar para os pais
os materiais ,as confecções tudo foi muito interessante para trabalhar com os pequenos. legal.
Onde eu encontro o texto sobre mordida?? Todo o conteúdo informativo é muito útil.
Obrigada! Lucimar
Olá, Lucimar! Pode encontrar várias postagens na página inicial, no “Encontre as Postagens, na aba “Cuidados”. Uma das postagens – Birra, mordida, frustração e limites: crianças e as emoções – apresenta uma lista de postagens relacionadas. Abraço.
gostei ,mais queria saber como faço pra organizar um portfolio com essa atividade principalmente pra crianças de 2 anos
Olá, Ana. O portfólio é feito com a finalidade de documentar ações e reflexões do professor e as propostas e aprendizagens do grupo. Não ficou claro, no seu comentário, qual seria o objetivo de organizar este portfólio. Se for de uma criança só, a inspiração pode ser o material apresentado na postagem, da professora Ani Maruchi. Ela apresenta a proposta, indica os materiais e registra a brincadeira da criança. Abraço.
Adorei tudo!
Bastante criatividade e sensibilidade na compreensão do interesse da criança.
Eu super gostei das atividades mas gostaria de saber se tem algumas dicas de atividades para crianças entre 3 a 4 anos.