Tijolo a tijolo, os fundamentos da Educação Infantil

Tijolo a tijolo, os fundamentos da Educação Infantil

O que é fundamental na educação da primeira infância? Dra. Lilian Katz usa uma metáfora preciosa para refletir sobre essa questão.

maxresdefaultDra. Katz é uma educadora inglesa que dedicou sua vida à pesquisa e formação de educadores para a primeira infância nos Estados Unidos.
Na palestra de abertura da Conferência Wonderplay de Educação Infantil, 2012, em Nova Iorque, Dra. Lilian iniciou sua fala relembrando uma conversa que tivera com seu falecido marido engenheiro. Esse diálogo, sob medida para o final de um ano de muito trabalho e novos caminhos, pode provocar novas perguntas.

Construção de caixasRecentemente o sistema educacional inglês passou a chamar a educação infantil de Estágio Fundamental (Foundation Stage), referindo-se à etapa fundamental e estrutural da educação da criança.
Com a proximidade de uma de suas palestras, este fato levou a Dra. Lilian a fazer uma pergunta para seu marido: ao construir um prédio, quais são os princípios para estabelecer uma boa fundação? E ele respondeu: são quatro princípios que sustentam uma boa edificação.

1o princípioLevantar todas as informações possíveis a respeito da natureza do solo sobre o qual se vai construir.
E a Dra. Katz pensou: É o mesmo com as crianças! Precisamos saber sobre as experiências que elas tiveram, as que não tiveram, suas famílias, culturas, interesses…

Prédios 22o princípioÉ preciso ter clareza sobre a estrutura que se quer construir, adequada ao solo.
Nós educadores pensamos muito sobre o que queremos construir com as nossas crianças e os valores importantes para elas hoje e no futuro. Contudo, é fundamental garantir que saberão buscar conhecimento e compreensão sobre o mundo.

3o princípioTemos que pesquisar quais forças agirão sobre a estrutura que será construída. Vamos ter tempestades, furacões, terremotos, calor, frio?
Então é preciso pensar nas influências que geram impacto em nossos pequenos: TV, tecnologia, espaços de convivência, cultura, ambiente familiar e outras, para assim construir suas estruturas.

4o princípioA estrutura precisa ser sólida porque, do contrário, pode ser perigoso e muito caro repará-la no futuro.
Se não garantirmos uma primeira infância realmente boa para o desenvolvimento das crianças pode ser muito caro e até impossível de ser reparada mais tarde.

Para finalizar, a Dra. Katz destacou seu último princípio: resistir à tentação de começar a educação dos pequenos pelo terceiro andar do prédio. Antecipar as etapas não será bom para elas. Não devemos esquecer que crianças estão sempre aprendendo e cabe ao professor ajudá-las a valorizarem as próprias experiências para que, no futuro, possam reconhecer e valorizar as experiências de outras pessoas.

Prédios 1

E você, como trabalhou a estrutura fundamental das suas crianças no ano que passou? Pensou nos fundamentos da Educação Infantil?
Suas experiências e pesquisas trouxeram novas percepções e conhecimentos?
Que tal registrar uma síntese dessa reflexão e estabelecer dois ou três novos tijolinhos para a construção do próximo ano?

barrinha-colorida-300x17

Balão-Para-Saber-MaisDra. Lilian Katz nasceu na Inglaterra mas desenvolveu sua carreira na cadeira de Educação Infantil da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. É também presidente da Associação Nacional para a Educação de Crianças na Primeira Infância, além de participar de outras instituições para o estudo, apoio e desenvolvimento da Educação Infantil.

Leia mais sobre esse tema nas postagens:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.