Muitas pessoas inspiram nossos caminhos e pensamentos. Mas algumas acompanham nosso dia a dia como fontes permanentes de referência e ensinamentos.
Gilles Deleuze é a inspiração maior … ou a base. O filósofo que dizia não fazer filosofia, trouxe um novo entendimento sobre a construção dos conhecimentos. Com ele, o ser humano alterna momentos de criação e de execução prática, com a flexibilidade de conectar pensamentos e conhecimentos ao testar novos caminhos.
Felix Guattari, parceiro de Deleuze ao conceituar os caminhos para a construção de saberes, pensa a singularidade a partir do modo particular de cada pessoa perceber e apreender o mundo dentro do convívio social.
Madalena Freire que vê no educador a arte de educar. O instrumento de sua arte é a Pedagogia, ciência da educação e do ensinar. É no ensinar que o professor tem seu aprendizado de artista.
Jorge Larrosa para quem educar é estabelecer a relação entre a criança e o mundo; um espaço para o imprevisível. Por revelar a experiência significativa como aquela que nos toca e marca e por isso transforma.
Therezita Pagani e Maria Amélia Pinho Pereira (Peo) onde as longas experiências mostram o olhar para a voz da criança, a importância do brincar e da cultura como um terreno para plantar a educação, valorizar as raízes e construir cidadãos.
Loris Malaguzzi para quem as artes não são ensinadas como matéria ou disciplina. A Arte é linguagem expressiva da infância e conteúdo de registro do educador.
Emmi Pikler – pediatra húngara que revolucionou o olhar para os desenvolvimento dos bebês. Promoveu o reconhecimento das competências das crianças desde o nascimento, a valorização das relações e a importância da autonomia e da liberdade de movimentos.
Anna Marie Holm por entende a criança como um todo que envolve formas, linguagens, brincadeiras, corpo, experimentos, materiais, sensações; e Arte como ferramenta de pesquisa nas mãos das crianças – artistas propositoras.
Paulo Freire por nos levar a refletir o papel de educador e a responsabilidade do ensinar. Por sua coerência e inquietude. Por seu respeito e valorização do outro e do diálogo.
Entre tantos outros que nos fazem companhia ao pensar o ser humano em crescimento e a educação.
9 comments
Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Aprendendo novos conceitos, Teóricos, propostas. Encantador!
Daniel, obrigado pelo retorno. Abraço
Gostei muito desta página tem muitos teoricos que não conheço,mas Paulo Freire esta na bibliografia da faculdade que estudo pedagogia.
acabei de conhecer esta página e estou amando! me identificando e redescobrindo!
Grata a vcs que elaboraram tantos conteúdos norteadores!!
otimo trabalho, amei, esta me ajudando muitoo
Debora,
Obrigada pelo retorno.
Conte para a gente como o Tempo de Creche tem te ajudado!
Abraços
Estou me encantando com esse blog, parabéns.
Olá, Tércia!
Obrigada pelo retorno. Envie suas sugestões e dúvidas. Estamos aqui para ampliar os questionamentos e continuar o diálogo! Um abraço.