A hora do relatório individual! Nessa época, escolas, professores e coordenadores se encontram numa temporada de muito trabalho. É o momento de colocar em teste os registros do professor e a seleção de materiais produzidos pelas crianças. Mais do que isso, é a hora de pensar sobre todas as reflexões realizadas no período. É o momento de compor uma narrativa que expresse a trajetória de cada criança, com suas singularidades e conquistas. É também a hora de dar a devolutiva para as famílias, estreitar as relações e chegar ao próximo semestre com uma parceria solidificada e comprometida.
Se você já fez e entregou seus relatórios, pode utilizar os roteiros que propomos nesta postagem para acompanhar suas observações e registros e facilitar o trabalho do final do próximo semestre.
- Quais registros foram feitos?
- Quais reflexões apontaram as jornadas de aprendizagem das crianças?
- Quais questões quero responder por meio dos relatórios?
- Quais foram os meus principais desafios no semestre e quais os desafios encarados pelas crianças?
- Quais narrativas importantes tornam visíveis as aprendizagens?
- Como traduzir as experiências em palavras? Dá para traduzir as emoções?
Organizamos dois quadros facilitadores com perguntas que podem orientar e encaminhar um roteiro para a elaboração do relatório individual reflexivo. Ao percorrer essa jornada, acreditamos que não somente os pais vão se beneficiar, mas você poderá encontrar inspirações para transformar em prática rotineira o encaminhamento dos interesses e aprendizagens das crianças.
Vamos partir dos Campos de Experiências, que incluem os diversos aspectos da vida das crianças na escola. Porém, é preciso ressaltar que o roteiro proposto não tem a intenção de avaliar as crianças e atribuir julgamentos. Propomos uma pesquisa sobre as aprendizagens e o desenvolvimento singular. Cada criança escolhe um caminho e um ritmo para crescer. Algumas brincaram mais no campo das relações, outras investiram na linguagem, outras experimentaram os fenômenos da natureza. Cada uma no seu caminho certamente aprendeu e floresceu. Apresentar esse percurso individual é a finalidade dos Quadros Facilitadores que elaboramos. Nem todos os campos de experiências terão o mesmo peso e, consequentemente observações, registros e reflexões por parte dos professores.
Os Campos de Experiências e o Desenho foram assuntos explorados em diversas postagens do Tempo de Creche. É interessante passear pelos conteúdos de cada aspecto do desenvolvimento das crianças para ajudar a fundamentar os relatórios:
- Campos de experiências todos os dias!
- Como é a matemática na Base Nacional Comum – 1a parte
- Base Nacional Comum e o pensamento matemático – 2a parte
- Referenciais para formação e os campos de experiências da criança
- Afinal, o que é Arte na Educação Infantil?
- Desenhar, desenhar, desenhar… Todos os dias!
- Desenho: espelho do desenvolvimento infantil
- O que o desenho nos conta
- Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 2 a 6 meses
- Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 6 a 12 meses
- Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 12 a 18 meses
Parabéns pelas temáticas, os estudos elencados estão claros e objetivos. adorei!!!!!
Estou amando, encontro respostas pra tudo.
Adorei! Parabéns pela disposição e humildade em compartilhar conhecimento ricos para nós! Deus abençoe.
Ana Paula,
Obrigada!
Abraço
ESTOU ENCANTADA COM O BLOG. QUEM ME INDICOU FOI UMA AMIGA MINHA QUE É COORDENADORA EM UMA ESCOLA PUBLICA AQUI EM NATAL/RN. VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS!!! O BLOG TRATA DE ASSUNTOS DIVERSOS E, O QUE É MELHOR, DA SUGESTÕES SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR.
Maria,
Obrigada pelo retorno e pelas palavras gentis!
Abraços
Bom dia!
Podes enviar com arquivo?
Olá, Raquel. Obrigada pelo contato. Você poderia esclarecer melhor sua solicitação? Enviar o quê? No caso dos quadros facilitadores, como estão em imagem, é fácil salvar. Abraço