CURSOS REMOTOS TEMPO DE CRECHE: 1º semestre de 2024

CURSOS REMOTOS TEMPO DE CRECHE: 1º semestre de 2024

Vamos estudar juntos?

São 4 cursos remotos intensos e repletos de discussões sobre a prática cotidiana das escolas de educação infantil. Venha fazer parte desta comunidade e aproveite as promoções para inscrição antecipada.

 


CURSO ESCUTA, REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO:
EIXO DA PRÁTICA

O que é ESCUTA?
Como se ESCUTA?
O que faço com o que eu ESCUTO?

    • Instrumentos de ESCUTA:
      • observação pautada
      • registro
      • reflexão
    • Documentação Pedagógica como ferramenta de aprendizagem para crianças e professores.

5 encontros online e ao vivo: 11 e 25/04; 9 e 23/05; 6/06
das
19h30 às 21h30
gravações disponíveis para quem perder o encontro

 


CURSO COORDENAÇÃO:
O PAPEL FORMADOR DO COORDENADOR

INICIADO – 5 encontros online e ao vivo: 3, 17/04; 8, 22/05; 5/06
19h30 às 21h30
gravações disponíveis para quem perder o encontro

  • Como é o papel formador do coordenador?
    • Como lidar com profissionais tão diversos e constituir um grupo que estuda junto?
  • O que é fazer o acompanhamento das práticas do professor?
    • Por que isso é importante?
    • Como organizar este acompanhamento?
    • O que fazer com o que se observa da prática do professor?
  • O trabalho formativo com grandes e pequenos grupos de professores como construir momentos de reflexão.


CURSO BRINCADEIRA, ORALIDADE E ESCRITA:
linguagens que se entrelaçam

2 encontros online e ao vivo: 16 e 30 de abril, terças-feiras,
das 19h30 às 21h30

O que vamos estudar neste curso?

    • Como entender o desenvolvimento infantil pela ótica da brincadeira?
    • Por que brincadeira é linguagem?
    • Qual é o papel do adulto na brincadeira?
      Como favorecer um brincar mais complexo?
    • Na prática: como entrelaçar brincadeira, oralidade e escrita?

 

 

CURSO DESENHO NA INFÂNCIA:
arte, registro e escrita do mundo

2 encontros online e ao vivo: 14 e 28 de abril, terças-feiras,
das 19h30 às 21h30

    • Arte e desenho: como dialogam?
    • Por que desenho é linguagem?
    • Perspectivas para entender o amadurecimento do desenho
    • 10 mandamentos da prática do desenho na Educação Infantil


♥♥♥♥♥♥♥♥  DÚVIDAS? Fale conosco!  ♥♥♥♥♥♥♥
[email protected]

Leia alguns depoimentos de nossas cursistas:

Passamos por um caminho de transformação. Os encontros foram inspiradores e possibilitaram a nossa reflexão. Toda vez que saio dos encontros do curso já vou tentando pensar em como organizar o que foi trabalhado: trazer algum artista para as professoras e as referências. Michelly, São Bernardo do Campo, SP

Fiquei encantada com a condução do curso, com os processos homólogos, o retorno sobre as tarefas e até o compartilhamento das experiências que vocês têm com formação. Para quem está numa instituição, iniciando com um grupo de professoras, o curso alargou imensamente a visão. Cíntia, Goiânia, GO

O processo do curso foi uma metamorfose de ideias, conhecimentos e relações, porque agora conheço pessoas de vários estados. Agora consigo entender como as coisas acontecem em outros lugares e isso nos dá força e transforma. Diana, Aracaju SE

Vou usar o título de um capítulo do livro da Joyce (Educação Infantil: um mundo de janelas abertas) – “O professor estudioso e aprendiz da prática”. Eu adorei este título porque me vi nele. Eu só sou melhor na minha prática quando estou estudando. Quando estudamos, vemos que é possível, e neste curso a gente constatou quando fez as tarefas. Descobrimos que podemos fazer diferente. Márcia, Porto Alegre, RS.

O olhar definitivamente foi transformado… há um cenário que ‘apareceu’ e que antes, talvez, eu não tivesse repertório conceitual para ‘ver’. Gostei muito do formato, do quão atenciosas Angela e Joyce foram (acredito que a aprendizagem aconteça também pelo exemplo) e do espaço para as participantes contribuírem com suas vivências. Tatiane, São Paulo, SP.

O encontro de hoje trouxe a articulação necessária entre os saberes para a gente poder colocar em prática. Iralda, Palestina, AL.

A gente sai da zona de conforto e passa a refletir sobre a nossa prática: o que eu deixo de escutar? E aí a gente vai caminhando e adquirindo um equilíbrio. Andrea, São Paulo, SP.

16 comments

Boa tarde! enviei meus dados para inscrição no curso “O papel formador do coordenador” e não recebi uma resposta e como fazer o pagamento do mesmo.

Amei! Trabalhando com educação infantil, primeiro período, turma de 4 anos gostaria que alguém me enviasse um planejamento pronto de modelo. Muito grata! Marília.

Bom dia!
Gostaria de receber a bibliografia para saber qual linha teoria vocês estão embasados. É possível?
Obrigada!
Abraços,
Marta

Marta,
resumidamente, o Curso de Coordenação parte fortemente de Madalena Freire, Isabel Alarcão, Julia Formosinho e Vera Placco.
O de Intenção Pedagógica também está apoiado na Madalena, além das abordagens da Pedagogia da Investigação, Curriculo Emergente e referências Canadenses, Australianas e Italianas.
Já o de Desenho, parte de Rhoda Kellog, Luquet, Yavelberg, Derdick e da Arte Contemporânea.
Todas estas referências estão apoiadas na nossa própria experiência com formação e nos textos e livros de nossa autoria.
Não sei se ajudou. Se tiver dúvidas, por favor, entre em contato pelo nosso e-mail [email protected]

INTENÇÃO PEDAGÓGICA:
EIXO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: gostaria de me inscrever no curso, ainda é possível? qual o valor?

Olá Alessandra!
O Curso Intenção Pedagógica vai acontecer em agosto e as inscrições serão abertas em alguns dias. Por favor, siga-nos nas redes sociais e no próprio blog para fazer sua inscrição 😉
Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.