Finalmente… Cursos de Formação Remota e Continuada do Tempo de Creche!
Acreditamos que a formação dos profissionais da educação precisa de continuidade, sensibilização, reflexões sobre a prática, acompanhamento coletivo e individual e sensibilização. Até 2019 isso tudo só era possível nos processos presenciais e isso limitava regionalmente a nossa atuação. Depois de 2020, conseguimos! Desenvolvemos e testamos estratégias para realizar uma formação remota e continuada voltada para professores e gestores.
Com isso, estamos felizes em anunciar nosso dois cursos:
Escuta e intenção pedagógica: eixos da prática – MÓDULOS 1 E 2,
direcionado a todos os profissionais da EI.
Coordenação pedagógica: o papel formativo e o acompanhamento das práticas do professor, voltado aos coordenadores pedagógicos de creches e pré-escolas.
Como é esse jeito de fazer formação?
Desde que o Blog Tempo de Creche nasceu, desejamos fazer formação com os nossos seguidores. Sabe aquele comichão para ficar perto de quem nos acompanha?
Então organizamos uma primeira proposta de formação remota e continuada para professores e gestores da Educação Infantil, para provocar reflexões e transformações nas práticas pedagógicas.
E por que formação continuada?
Porque aprendizagem traz inquietação: vou gostar? Vou conseguir acompanhar? Vai trazer algo novo? Vai dar certo? E dentre todos estes questionamentos, a única certeza é que somente o acompanhamento frequente e contínuo de um grupo que estuda e reflete junto é capaz de promover aprendizagens significativas e transformadoras.
Por isso, é preciso escapar das propostas pontuais, que não constroem grupos com interesses comuns e que não fazem refletir sobre a PRÓPRIA prática.
O que se pode esperar?
Outro aspecto importante das ações continuadas de formação é que as formadoras podem fazer escuta e devolutivas singulares, avaliando, a cada momento, o foco das próximas ações. É fazer com os professores o que se espera que eles façam com as crianças 😉
Planejamos “alternâncias”: encontros coletivos e individuais; tarefas e devolutivas das tarefas; teorias e práticas; práticas dos outros e práticas da gente.
Além disso, a Arte vai entrar para abrir os canais sensíveis, a cultura e os corações! A infância é poética e a linguagem artística combina com esse espírito estético, criativo e provocador de sentidos.
Traga seus conhecimentos e a vontade de investigar a prática pedagógica e venha fazer parte deste programa de formação conosco!
CURSO 1 – MÓDULO 1
ESCUTA E INTENÇÃO PEDAGÓGICA: EIXOS DA PRÁTICA Módulo 1
professores, auxiliares, coordenadores, diretores e profissionais das Secretarias de Educação
O que vamos estudar neste curso?
→ AFINAL, O QUE É ESCUTA?
- Como escutar?
- Espaço propositor e registro: um bom começo
- O que fazer com o que eu escuto?
- Pensando sobre encaminhamentos e temas de interesse
- Documentação pedagógica: comunicação e metacognição: para crianças e professores
Como vai ser?
- Programa on-line (ZOOM e grupo de WhatsApp)
- 2 formadoras: Joyce M. Rosset e Angela Rizzi
- 6 encontros coletivos de 2 horas, geralmente quinzenais
- 4 atendimentos individuais sobre tarefas e dúvidas (ZOOM e WhatsApp)
- Textos e indicação de bibliografia
- Duração total do programa: 3 meses (24/02; 10 e 24/03; 7 e 28/04; 12/05 – 2021); quartas-feiras, das 18 às 20h.
Qual é o investimento (módulo 1)?
- Vontade de estudar, questionar-se, perseguir a curiosidade, acolher o próprio não saber e o não saber do outro.
- Participar dos encontros coletivos: ação, interação e troca movem o processo de aprendizagem.
- Realizar as tarefas para colocar a mão na massa, postá-las, aguardar nosso retorno e compartilhar questionamentos e descobertas.
- Clicar no botão INSCREVER-SE abaixo, selecionar o curso, a forma de pagamento/parcelamento e preencher os dados solicitados (nome, e-mail, telefone etc.)
*Consultar desconto para 5 ou mais participantes de uma mesma instituição
CURSO 1 – MÓDULO 2
ESCUTA E INTENÇÃO PEDAGÓGICA: EIXOS DA PRÁTICA Módulo 2
professores, auxiliares, coordenadores, diretores e profissionais das Secretarias de Educação
O que vamos estudar neste curso?
→ POR FIM… DESVENDANDO A INTENÇÃO PEDAGÓGICA!
- Refletir e planejar para provocar pesquisa e aprendizagem: agindo com intenção pedagógica
- Planejamento como instrumento metodológico: por que é importante fazer e USAR? O que deve existir num bom planejamento?
- Interesses das crianças e objetivos de aprendizagem (currículo): dá para juntar?
- Intervenções e perguntas para perseguir o currículo e ir além
Como vai ser?
- Programa on-line (ZOOM e grupo de WhatsApp)
- 2 formadoras: Joyce M. Rosset e Angela Rizzi
- 5 encontros coletivos de 2 horas, geralmente quinzenais
- 3 atendimentos individuais sobre tarefas e dúvidas (ZOOM e WhatsApp)
- Textos e indicação de bibliografia
- Duração total do programa: 3 meses (02 e 23/06; 07 e 28/07; 11/08 – 2021); quartas-feiras, das 18 às 20h.
Qual é o investimento (módulo 2)?
- Vontade de estudar, questionar-se, perseguir a curiosidade, acolher o próprio não saber e o não saber do outro.
- Participar dos encontros coletivos: ação, interação e troca movem o processo de aprendizagem.
- Realizar as tarefas para colocar a mão na massa, postá-las, aguardar nosso retorno e compartilhar questionamentos e descobertas.
- Clicar no botão INSCREVER-SE abaixo, selecionar o curso, a forma de pagamento/parcelamento e preencher os dados solicitados (nome, e-mail, telefone etc.)
*Consultar desconto para 5 ou mais participantes de uma mesma instituição
CURSO 2
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: O PAPEL FORMATIVO E O ACOMPANHAMENTO DAS PRÁTICAS DO PROFESSOR
coordenadores pedagógicos e profissionais das Secretarias de Educação
O que vamos estudar neste curso?
→ AFINAL, COMO É O PAPEL FORMADOR DO COORDENADOR?
- A fonte dos temas a serem trabalhados na formação: o acompanhamento das práticas em sala
- Por que isso é importante?
- Como organizar? O que observar?
- O que fazer com o que se observa?
- O trabalho formativo em pequenos grupos: a reflexão sobre a prática pedagógica
- O trabalho formativo com toda a equipe: como organizar uma parada pedagógica formativa?
Como vai ser?
- Programa on-line (ZOOM e grupo de WhatsApp)
- 2 formadoras: Joyce M. Rosset e Angela Rizzi
- 5 encontros coletivos de 2 horas, geralmente quinzenais
- 3 atendimentos individuais sobre tarefas e dúvidas (ZOOM e WhatsApp)
- Textos e indicação de bibliografia
- Duração total do programa: 3 meses (03 e 31/03; 14/04; 05 e 26/05 – 2021); quartas-feiras, das 18 às 20h.
Qual é o investimento?
- Vontade de estudar, questionar-se, perseguir a curiosidade, acolher o próprio não saber e o não saber do outro.
- Participar dos encontros coletivos: ação, interação e troca movem o processo de aprendizagem.
- Realizar as tarefas para colocar a mão na massa, postá-las, aguardar nosso retorno e compartilhar questionamentos e descobertas.
- Clicar no botão INSCREVER-SE abaixo, selecionar o curso, a forma de pagamento/parcelamento e preencher os dados solicitados (nome, e-mail, telefone etc.)
PARA SABER MAIS…
BAIXE OS PROGRAMAS E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO:
CLIQUE AQUI → Curso TC 2021 – prof e coord
Leia sobre as formações da equipe do Tempo de Creche na postagem Formação Tempo de Creche: presencial ou remota? As duas!
Amei
Obrigada pelo retorno 😉