Cursos de formação Tempo de Creche: remota e continuada para professores e coordenadores de todo o país!

Cursos de formação Tempo de Creche: remota e continuada para professores e coordenadores de todo o país!

Finalmente… Cursos de Formação Remota e Continuada do Tempo de Creche!

Acreditamos que a formação dos profissionais da educação precisa de continuidade, sensibilização, reflexões sobre a prática, acompanhamento coletivo e individual e sensibilização. Até 2019 isso tudo só era possível nos processos presenciais e isso limitava regionalmente a nossa atuação. Depois de 2020, conseguimos! Desenvolvemos e testamos estratégias para realizar uma formação remota e continuada voltada para professores e gestores.

Com isso, estamos felizes em anunciar nosso dois cursos:

Escuta e intenção pedagógica: eixos da prática – MÓDULOS 1 E 2,
direcionado a todos os profissionais da EI.

Coordenação pedagógica: o papel formativo e o acompanhamento das práticas do professor, voltado aos coordenadores pedagógicos de creches e pré-escolas.

 

Como é esse jeito de fazer formação?

Desde que o Blog Tempo de Creche nasceu, desejamos fazer formação com os nossos seguidores. Sabe aquele comichão para ficar perto de quem nos acompanha?

Então organizamos uma primeira proposta de formação remota e continuada para professores e gestores da Educação Infantil, para provocar reflexões e transformações nas práticas pedagógicas.

E por que formação continuada?

Porque aprendizagem traz inquietação: vou gostar? Vou conseguir acompanhar? Vai trazer algo novo? Vai dar certo? E dentre todos estes questionamentos, a única certeza é que somente o acompanhamento frequente e contínuo de um grupo que estuda e reflete junto é capaz de promover aprendizagens significativas e transformadoras.

Por isso, é preciso escapar das propostas pontuais, que não constroem grupos com interesses comuns e que não fazem refletir sobre a PRÓPRIA prática.

O que se pode esperar?

Outro aspecto importante das ações continuadas de formação é que as formadoras podem fazer escuta e devolutivas singulares, avaliando, a cada momento, o foco das próximas ações. É fazer com os professores o que se espera que eles façam com as crianças 😉 

Planejamos “alternâncias”: encontros coletivos e individuais; tarefas e devolutivas das tarefas; teorias e práticas; práticas dos outros e práticas da gente.

Além disso, a Arte vai entrar para abrir os canais sensíveis, a cultura e os corações! A infância é poética e a linguagem artística combina com esse espírito estético, criativo e provocador de sentidos.

Traga seus conhecimentos e a vontade de investigar a prática pedagógica e venha fazer parte deste programa de formação conosco!


CURSO 1 – MÓDULO 1 
ESCUTA E INTENÇÃO PEDAGÓGICA: EIXOS DA PRÁTICA Módulo 1 
professores, auxiliares, coordenadores, diretores e profissionais das Secretarias de Educação

O que vamos estudar neste curso?

→ AFINAL, O QUE É ESCUTA?

  • Como escutar?
    • Espaço propositor e registro: um bom começo
    • O que fazer com o que eu escuto?
      • Pensando sobre encaminhamentos e temas de interesse
      • Documentação pedagógica: comunicação e metacognição: para crianças e professores

Como vai ser?

  • Programa on-line (ZOOM e grupo de WhatsApp)
  • 2 formadoras: Joyce M. Rosset e Angela Rizzi
  • 6 encontros coletivos de 2 horas, geralmente quinzenais
  • 4 atendimentos individuais sobre tarefas e dúvidas (ZOOM e WhatsApp)
  • Textos e indicação de bibliografia
  • Duração total do programa: 3 meses (24/02; 10 e 24/03; 7 e 28/04; 12/05 – 2021); quartas-feiras, das 18 às 20h.

Qual é o investimento (módulo 1)?

  • Vontade de estudar, questionar-se, perseguir a curiosidade, acolher o próprio não saber e o não saber do outro.
  • Participar dos encontros coletivos: ação, interação e troca movem o processo de aprendizagem.
  • Realizar as tarefas para colocar a mão na massa, postá-las, aguardar nosso retorno e compartilhar questionamentos e descobertas.
  • Clicar no botão INSCREVER-SE abaixo, selecionar o curso, a forma de pagamento/parcelamento e preencher os dados solicitados (nome, e-mail, telefone etc.)

*Consultar desconto para 5 ou mais participantes de uma mesma instituição


CURSO 1 – MÓDULO 2 
ESCUTA E INTENÇÃO PEDAGÓGICA: EIXOS DA PRÁTICA Módulo 2 
professores, auxiliares, coordenadores, diretores e profissionais das Secretarias de Educação

O que vamos estudar neste curso?

→  POR FIM… DESVENDANDO A INTENÇÃO PEDAGÓGICA!

  • Refletir e planejar para provocar pesquisa e aprendizagem: agindo com intenção pedagógica
    • Planejamento como instrumento metodológico: por que é importante fazer e USAR? O que deve existir num bom planejamento?
    • Interesses das crianças e objetivos de aprendizagem (currículo): dá para juntar?
    • Intervenções e perguntas para perseguir o currículo e ir além

Como vai ser?

  • Programa on-line (ZOOM e grupo de WhatsApp)
  • 2 formadoras: Joyce M. Rosset e Angela Rizzi
  • 5 encontros coletivos de 2 horas, geralmente quinzenais
  • 3 atendimentos individuais sobre tarefas e dúvidas (ZOOM e WhatsApp)
  • Textos e indicação de bibliografia
  • Duração total do programa: 3 meses (02 e 23/06; 07 e 28/07; 11/08 – 2021); quartas-feiras, das 18 às 20h.

Qual é o investimento (módulo 2)?

  • Vontade de estudar, questionar-se, perseguir a curiosidade, acolher o próprio não saber e o não saber do outro.
  • Participar dos encontros coletivos: ação, interação e troca movem o processo de aprendizagem.
  • Realizar as tarefas para colocar a mão na massa, postá-las, aguardar nosso retorno e compartilhar questionamentos e descobertas.
  • Clicar no botão INSCREVER-SE abaixo, selecionar o curso, a forma de pagamento/parcelamento e preencher os dados solicitados (nome, e-mail, telefone etc.)

*Consultar desconto para 5 ou mais participantes de uma mesma instituição


CURSO 2 
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: O PAPEL FORMATIVO E O ACOMPANHAMENTO DAS PRÁTICAS DO PROFESSOR
coordenadores pedagógicos e profissionais das Secretarias de Educação

O que vamos estudar neste curso?

→  AFINAL, COMO É O PAPEL FORMADOR DO COORDENADOR?

  • A fonte dos temas a serem trabalhados na formação: o acompanhamento das práticas em sala
    • Por que isso é importante?
    • Como organizar? O que observar?
    • O que fazer com o que se observa?
      • O trabalho formativo em pequenos grupos: a reflexão sobre a prática pedagógica
      • O trabalho formativo com toda a equipe: como organizar uma parada pedagógica formativa?

Como vai ser?

  • Programa on-line (ZOOM e grupo de WhatsApp)
  • 2 formadoras: Joyce M. Rosset e Angela Rizzi
  • 5 encontros coletivos de 2 horas, geralmente quinzenais
  • 3 atendimentos individuais sobre tarefas e dúvidas (ZOOM e WhatsApp)
  • Textos e indicação de bibliografia
  • Duração total do programa: 3 meses (03 e 31/03; 14/04; 05 e 26/05 – 2021); quartas-feiras, das 18 às 20h.

Qual é o investimento?

    • Vontade de estudar, questionar-se, perseguir a curiosidade, acolher o próprio não saber e o não saber do outro.
    • Participar dos encontros coletivos: ação, interação e troca movem o processo de aprendizagem.
    • Realizar as tarefas para colocar a mão na massa, postá-las, aguardar nosso retorno e compartilhar questionamentos e descobertas.
    • Clicar no botão INSCREVER-SE abaixo, selecionar o curso, a forma de pagamento/parcelamento e preencher os dados solicitados (nome, e-mail, telefone etc.)


PARA SABER MAIS…

BAIXE OS PROGRAMAS E INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: 
 CLIQUE AQUI Curso TC 2021 – prof e coord

Leia sobre as formações da equipe do Tempo de Creche na postagem Formação Tempo de Creche: presencial ou remota? As duas!

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.