Uma reportagem interessante e alarmante da Revista Veja São Paulo desta semana aborda a questão do número cada vez maior de crianças atendidas por psicólogos ou diagnosticadas com problemas da mente. Um deles é a hiperatividade ou transtorno do déficit de atenção (TDAH). Crianças com os sintomas da doença têm dificuldades em se concentrar e acompanhar o ritmo da turma.
Mas o que a revista trouxe de interessante para o universo da Educação Infantil é a afirmação do psicomotricista Anderson Mariano de que a hiperatividade também viria da falta de uso do corpo hoje as crianças nãos gastam energia e ficam mais ansiosas. Ou seja, trata-se mais de ansiedade física que psicológica.
Assim, o espaço para expressão do e pelo corpo deve ser garantido e, apesar de destacado nos referenciais oficiais, muitos educadores, em nome da ordem e da disciplina, tolhem as brincadeiras infantis de corpo inteiro.
Confira nossa sugestão de atividade Aprendizagem dos movimentos e conheça uma boa oportunidade para trabalhar corpo, movimento e expressão com as crianças.
Leia também Brincar com tablet e celulares é aprendizado para crianças pequenas
Adorei. Esclarecedor. Educativo sem ser careta . Nenhuma mesmice. Parabéns !!!!!!!!!!!!!
Essa é a intenção! Bjs
Sonia, obrigada! Vou corrigir já! Sempre passa alguma coisa apesar da revisão. Bjk