Como contribuir para que as criança se expressem e comuniquem seus desejos e opiniões?
Às vezes é frustrante notar as crianças entristecidas e não conseguir “ser um ombro amigo”. Acolhemos nos braços, tentamos conversar, mas percebemos que a criança tem o que falar e não consegue se expressar.
Não é fácil para nós, adultos, traduzir sentimentos e emoções em palavras, o que dirá para as crianças! Encontramo-nos, então, numa encruzilhada entre a disposição para ajudar e a dificuldade em dialogar.
Essa situação tem solução?
Como resolver a questão?
Vamos para a essência:
- Criança fala com todo o corpo
- Criança entende o mundo por meio das experiências com o entorno
- Criança é movimento, sensação e emoção, tudo junto! Funciona sem separar essas dimensões e consequentemente, se comunica por meio destas bases.
A ementa do campo de experiências Traços, sons, cores e formas indica:
Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras.
Ana Angélica Albano, professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, e pesquisadora do LABORARTE – Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação, conclui que as várias expressões da criança são formas de comunicação que servem para dizer o que as palavras não dizem.*
Como estimular, então, aquilo que as palavras não dizem?
Uma estratégia é oportunizar a expressão artística!
Música, artes visuais, gestos e dramatização favorecem a expressão de sentimentos e emoções. São possibilidades narrativas para transmitir o que sentimos e pensamos … e fundamentalmente pertencem à infância!
Ana Angélica ainda destaca que quando conseguimos perceber a analogia entre falar com as palavras, com as cores, com os gestos e com os sons, fica mais fácil pensar porque a arte apresenta-se como uma área privilegiada. É nessa esfera que podemos pensar sobre a importância da intersecção entre arte e pedagogia na infância.
Com isso, entendemos as linguagens da Arte como recursos para viabilizar a expressão da criança e suas emoções. Além disso, a BNCC destaca que essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.
É bom lembrar que grandes artistas, como Picasso, por exemplo, afirmavam que precisavam retomar o espírito infantil para permitir que sensações e emoções fossem comunicadas por meio de suas obras.
Outro aspecto fundamental do trabalho com linguagens alternativas à fala e à escrita é que aprendizado decorrente das experiências artísticas se reflete no amadurecimento da própria comunicação e expressão oral e escrita. As vivências das diferentes linguagens artísticas são um combustível para a criança estabelecer sua relação com o mundo, construindo uma estrutura de comunicação ao longo do seu crescimento. Assim, Arte é currículo da Educação Infantil e deve ser contemplada em todas as dimensões, todos os dias.
A escolha de diferentes estilos musicais para serem apreciados (e dançados!) podem ser apresentados diariamente, na chegada à creche. Nós adultos, às vezes, temos preconceito e resistência com músicas que não costumamos ouvir, mas isso não acontece com as crianças, que ouvem e se interessam pelo diferente e se sentem provocados a apreciar.
Da mesma forma é possível lidar com as outras linguagens artísticas: pesquise novos repertórios, ouse, sinta, experimente para perceber caminhos para novos movimentos, cenários para o jogo simbólico e provocações visuais. Juntos, crianças e professores, descobrirão que é possível dialogar em muitas línguas!
Leia mais sobre esse tema nas postagens:
- Afinal, o que é Arte na Educação Infantil?
- Angélica e Sandra falam sobre o fazer arte com a criança
- Josiane Del Corso: o fazer das crianças e as múltiplas linguagens
Crédito das imagens na ordem em que foram publicadas:
- www.espacoenvolvimento.com
- Ateliê Carambola Escola de Educação Infantil
- CEI Nossa Turma – SP
- Território do Brincar
- www.comofazeremcasa.net
- CEI Nossa Turma – SP
- www.espacoenvolvimento.com
- Ateliê Carambola Escola de Educação Infantil
- www.espacoenvolvimento.com
- Ateliê Carambola Escola de Educação Infantil