Em que língua falo com minhas crianças?

Em que língua falo com minhas crianças?

Balão-Dúvida-pComo contribuir para que as criança se expressem e comuniquem seus desejos e opiniões?

Às vezes é frustrante notar as crianças entristecidas e não conseguir “ser um ombro amigo”.  Acolhemos nos braços, tentamos conversar, mas percebemos que a criança tem o que falar e não consegue se expressar. 

Linguagem do corpo

Não é fácil para nós, adultos, traduzir sentimentos e emoções em palavras, o que dirá para as crianças! Encontramo-nos, então, numa encruzilhada entre a disposição para ajudar e a dificuldade em dialogar.

Balão-Dúvida-pEssa situação tem solução?
Como resolver a questão?

Vamos para a essência:

  • Criança fala com todo o corpo
  • Criança entende o mundo por meio das experiências com o entorno
  • Criança é movimento, sensação e emoção, tudo junto! Funciona sem separar essas dimensões e consequentemente, se comunica por meio destas bases.

A ementa do campo de experiências Traços, sons, cores e formas indica:

Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras.

Ana Angélica Albano, professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, e pesquisadora do LABORARTE – Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação, conclui que as várias expressões da criança são formas de comunicação que servem para dizer o que as palavras não dizem.*

Balão-Dúvida-pComo estimular, então, aquilo que as palavras não dizem?
Uma estratégia é oportunizar a expressão artística!

linguagem do faz de contaMúsica, artes visuais, gestos e dramatização favorecem a expressão de sentimentos e emoções. São possibilidades narrativas para transmitir o que sentimos e pensamos … e fundamentalmente pertencem à infância!

Ana Angélica ainda destaca que quando conseguimos perceber a analogia entre falar com as palavras, com as cores, com os gestos e com os sons, fica mais fácil pensar porque a arte apresenta-se como uma área privilegiada. É nessa esfera que podemos pensar sobre a importância da intersecção entre arte e pedagogia na infância.

Com isso, entendemos as linguagens da Arte como recursos para viabilizar a expressão da criança e suas emoções. Além disso, a BNCC destaca que essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.

É bom lembrar que grandes artistas, como Picasso, por exemplo, afirmavam que precisavam retomar o espírito infantil para permitir que sensações e emoções fossem comunicadas por meio de suas obras.

Outro aspecto fundamental do trabalho com linguagens alternativas à fala e à escrita é que aprendizado decorrente das experiências artísticas se reflete no amadurecimento da própria comunicação e expressão oral e escrita. As vivências das diferentes linguagens artísticas são um combustível para a criança estabelecer sua relação com o mundo, construindo uma estrutura de comunicação ao longo do seu crescimento. Assim, Arte é currículo da Educação Infantil e deve ser contemplada em todas as dimensões, todos os dias.

Linguagem das artes visuais

Balão-na-Prática

A escolha de diferentes estilos musicais para serem apreciados (e dançados!) podem ser apresentados diariamente, na chegada à creche. Nós adultos, às vezes, temos preconceito e resistência com músicas que não costumamos ouvir, mas isso não acontece com as crianças, que ouvem e se interessam pelo diferente e se sentem provocados a apreciar.

Linguagem da música

Da mesma forma é possível lidar com as outras linguagens artísticas: pesquise novos repertórios, ouse, sinta, experimente para perceber caminhos para novos movimentos, cenários para o jogo simbólico e provocações visuais.  Juntos, crianças e professores, descobrirão que é possível dialogar em muitas línguas!

 
barrinha-colorida-300x17

Balão-Para-Saber-MaisLeia mais sobre esse tema nas postagens:

Balão-crédito-imagensCrédito das imagens na ordem em que foram publicadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.