Como ter inspiração para planejar boas propostas, que abranjam todos os campos de experiência das crianças?
Reconhecemos a potência das crianças. Entendemos que precisamos estar à altura dos seus interesses e pesquisas. Sabemos quando “acertamos em cheio” e percebemos as propostas que envolvem os pequenos e rendem mil descobertas. Existe uma fonte inesgotável de sugestões de atividades?
Sim! Tudo se resolve quando a fonte é o que enxergamos e ouvimos das próprias crianças! É ao olhar para o que cativa e provoca descobertas que pode nos conduzir a uma jornada certeira de planejamentos, pesquisas e aprendizados. Do contrário, tudo o que planejarmos será artificial, porque partirá do nosso interesse, da nossa vontade, da nossa brincadeira.
Ao dedicar olhos e ouvidos para as crianças, e esforços para encaminhar suas sugestões, garantimos um estado de experimentação que conduz os pequenos ao desenvolvimento constante.
Mas não temos memória de computador! É impossível agir e refletir sobre os detalhes que brotam durante as propostas. Nesse aspecto podemos compreender a importância e o significado dos planejamentos e dos registros. Planejamentos conectados a um bom registro compõem o material que revelará a fonte de inspirações.
Com formato e significado pessoal, as formas de planejar, registrar, retomar os conteúdos e refletir são diferentes para cada um. É um espaço, a princípio, só nosso. Como se o caderno, pasta ou cartaz utilizado fosse uma extensão do nosso próprio pensamento. Porém, todo material que for elaborado para comunicar e partilhar, pode e deve ser editado por você (selecionado e rescrito) a partir dos suas próprias informações.
Que tal começar a pensar no SEU jeito de planejar e registrar a partir de um Calendário de Possibilidades?
Mas como fazer? O que deve ter num calendário desses?
Muitas ideias e mão na massa!
Em primeiro lugar, sugerimos reunir em listas os Campos de Experiência das crianças, os espaços da creche e os materiais disponíveis, pesquisados e separados. Dessa forma, com essas listas sempre à vista, fica mais seguro não esquecermos de contemplar a diversidade de objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos com os pequenos.
- Espaços da Creche – lembrar-se dos espaços possíveis, utilizados na rotina da creche: sala, parque, quadra, ateliê, brinquedos de parquinho, brinquedoteca, refeitório, horta ou jardim, ou praça (contato com a terra…)
- Materiais Disponíveis – Faça uma relação dos materiais a serem utilizados nas atividades que você já planejou e acrescente aqueles que estão disponíveis.
- Campos de experiência das crianças – nossa sugestão:
- Habilidades do Corpo
- Habilidades Sociais, Autonomia e Identidade
- Campo da Oralidade e Letramento
- Expressão Musical e Dança
- Expressão de Artes Visuais
- Campo do Jogo Simbólico e Faz de Conta
- Conhecimento de Mundo
- Conhecimento Espacial e Matemático
Em segundo lugar, fazer um calendário com os dias do mês dispostos numa grande tabela e transcrever as listas que você já organizou:
Fazer o planejamento das atividades para os períodos da manhã e da tarde, para uma semana. Escrever em cada dia do calendário o campo de experiência, o espaço e os materiais a serem utilizados nas atividades planejadas.
Será que você contemplou todos os campos de experiência ao longo da semana? Variou os espaços e os materiais?
Pronto! Chegou a hora de desenvolver as atividades planejadas. Enquanto as ações vão acontecendo, é bom ter algumas perguntas na cabeça:
A atividade é adequada ao espaço? Em qual outro espaço ela também pode ser desenvolvida?
- Do que as crianças gostam de brincar e fazer naquele lugar?
- Percebo algum material que inspira os pequenos? Que outros materiais podem enriquecer e ampliar a brincadeira e os desejos de pesquisa?
- Alguma brincadeira envolve e pode ser aprofundada?
Anote as impressões mais evidentes e significativas e os possíveis encaminhamentos num pequeno post it ou papelzinho e cole no calendário, sobre a atividade planejada. Este será o seu registro mais imediato.
Esse quadro de informações reunidas encaminhará as reflexões sobre os tempos, os espaços, os materiais e interesses dos pequenos. Ficará mais fácil para você se inspirar nas crianças e perceber o percurso que pode ser oferecido, sem deixar de fora nenhum dos campos de experiência.
Que tal experimentar na próxima semana?
Leia mais sobre Planejamento na Educação Infantil nas postagens:
Planejamento da Educação Infantil 2015
Preparar atividades: o desafio de planejar o imprevisível Campos de experiências todos os dias!
Equipe nota 10.Parabéns pelo carinho e dedicação ao trabalho.Era tudo que eu buscava,
Ivone,
Obrigada pelo retorno e pelas palavras gentis!
Estamos abertas a sugestões também.
Abraços!
Mabia,
Obrigada pelo seu retorno!
Se pensarmos bem, trabalhamos com todos os campos de experiências todos os dias: as expressões nas artes visuais, na música, do corpo e do jogo simbólico (faz de conta); a identidade, com as rodas de conversa, as chamadas, as relações; o pensamento matemático com as comparações, seriações, classificações e a construção de um pensamento lógico; a oralidade com as narrativas e conversas; o corpo com as brincadeiras, corridas, equilíbrios, etc., etc., etc.
A questão é que esse é o currículo da Educação Infantil e precisamos contempla-lo ao longo do trabalho que desenvolvemos com os pequenos. Dentro de cada campo é preciso perceber as fragilidades, potencialidades e demandas das crianças e o que é adequado propor. Um trabalho de equilíbrio está se mostrando necessário no momento em que os bebes estão aprendendo a andar? Então vamos trabalhar corpo. A música, que pertence às linguagens expressivas também contribui para a percepção de ritmo e expressão de movimentos que certamente também levam à pesquisa do equilíbrio – uma coisa conectada à outra! Mas, se você perceber que as crianças estão precisando trabalhar mais o desenho, pode propor separação e classificação de folhas, gravetos e sementes em caixas que desenvolverão a conexão olho-mão, fundamental para desenhar. Estes são apenas exemplos. Pensando um planejamento semanal a partir de questões levantadas nos registros fica mais fácil trabalhar encima das necessidades e caminhos propostos pelos pequenos. Apesar de separado em “campos” a criança funciona como um todo, integrada.
Grande abraço!
Adoro cada novidade me ajuda muito a refletir sobre o meu desempenho perante minhas crianças. Obrigada
Márcia,
Agradecemos os elogios e o seu retorno! Estamos abertas a conhecer as suas experiências.
Grande abraço!
Parabéns!!! amo cada postagem que leio, e compartilho com minha equipe, e já estamos conseguindo quebrar algumas ideias cristalizadas e dar espaço a novos experimentos levando em consideração o tempo da criança e suas descobertas.
Que ótimo, Ana!
Nossa intenção é abrir as discussões e, com isso, construir novos olhares.
Conte para a gente as novas experiências da sua equipe para a gente publicar.
Grande abraço!
Amei essa forma de organização e planejamento! Obrigada por compartilhar! Parabéns!
Joseane,
Obrigada pelo retorno.
Se usar as dicas mande o resultado para a gente!
Grande abraço!