A areia, e suas mil utilidades na Educação Infantil, é sempre um recurso que atrai as crianças e desperta para muitas brincadeiras. O CEI Shangri-la, em São Paulo, fez uma proposta diferente com esse material: vamos mudar a cor da areia?
As professoras Esilaine e Laudiceia forraram com lona plástica um dos espaços externos, organizaram bacias, pequenos potes de tinta guache e palitos de sorvete, um para cada criança.
Introduziram a proposta com uma quantidade de areia apresentada em duas bacias no centro do espaço. As crianças foram convidadas a buscar uma bacia vazia e pegar um pouco de areia das bacias centrais.
Depois, as professora entregaram os potes de tinta e começaram o processo de tingimento:
Será que vai mudar a cor da areia?
Quanta tinta vamos precisar usar para mudar a cor?
Como vamos misturar os dois materiais?
E a textura, vai permanecer a mesma? Vai ficar mais fria ou mais quente? Mais seca ou mais grudenta?
A experiência foi um sucesso e acabou por faltar areia! Mas sem problemas para os pequenos, que foram ao tanque de areia buscar mais!!!
É sempre bom ressaltar que as professoras não introduziram a proposta fazendo explicações para as crianças. Na faixa etária de creche as narrações explicativas não fazem eco nos pequenos, que aprendem tudo na ação, no fazer. Assim, a organização do espaço e dos materiais é que tem que falar por si, além da sutil mediação (e não condução!) do professor.
Para as crianças de 3 ou 4 anos vale a pena relembrar certos combinados simples. Nesse caso, por exemplo, poderiam ser:
- Não pode jogar a areia na pia de lavar a mão
- Não é legal colocar a areia na boca e não é legal comer areia
- Não pode colocar a mão de areia no olho e nem no olho do colega porque dói
- Pode brincar bastante com a areia da sua bacia mas para pegar a areia da bacia do amigo tem que pedir
- Etc.!
Essa sugestão envolveu a mistura de areia com tintas. A mistura de areia com água também é incrível! Aproveite o verão e o clima mais relaxado das férias para proporcionar infindáveis experiências com areia.
Na época em que esta atividade foi proposta a Benedita Machado de Mello era coordenadora e a Nair Bortoleti diretora. Hoje a Benê é a diretora do CEI Shangri-la.
O CEI Shangri-la pertence ao CCJA – Centro Comunitário Jardim Autódromo que nasceu na cidade de São Paulo, em 1979, com a Irmã Agostina (Anna Maria Del Balzo), uma missionária italiana. Atualmente a Gestão da organização é de responsabilidade da Nair Bortoleti e uma diretoria. O Centro Comunitário possui oito CEIs (Centro de Educação Infantil), quatro CCAs (Centro da Criança e do Adolescente), dois CJs (Centro para Juventude) um SASF (Serviço De Assistência Social a Família e Proteção Social Básica no Domicílio –Grajaú I), um CRECA (Centro de Referência da Criança e Adolescente), um PAF (Programa de Assistência Familiar), um Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes – Sagrada Família; um CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes); um Telecentro e 09 salas de Alfabetização de Adultos/MOVA.
Para saber mais sobre o CEI Shangri-la, leia a postagem Creche Shangri-la: um paraíso possível .
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