Uma dúvida comum entre os professores de educação infantil é o que e como observar as crianças para conhecê-las individualmente e ter uma noção do grupo.
Já publicamos diversas postagens sobre as estratégias para acolher as crianças no início do período letivo e favorecer a observação ao longo do ano. Abaixo você encontra algumas delas.
Nesta postagem vamos falar sobre avaliação e a importância do registro nas primeiras semanas do ano letivo para estabelecer um ponto de partida para as avaliações que seguem no decorrer do ano.
Para a pesquisadora e formadora inglesa Anitra Vickery, a finalidade da avaliação é monitorar os processos de aprendizagem da criança e favorecer o desenvolvimento com propostas adequadas. Anitra ressalta que a avaliação também tem o propósito de registrar os sucessos alcançados na escola.
Com isso, pergunto:
Como constatar os avanços da criança sem saber o que ela era capaz de fazer quando chegou na escola?
Como fazer um relatório consistente no final do semestre sem comparar o início, o meio e o final do processo educativo?
COMO OBSERVAR
Uma avaliação consistente depende de intenção e organização. Então, só deixar para registrar o que a criança faz perto do momento de apresentar suas aprendizagens nas reuniões de pais ou no relatório individual, não permite demonstrar as conquistas e transformações.
Lembrando: aprendizagem = transformação.
Por isso que é tão difícil elaborar os relatórios individuais!
É necessário COMPARAR as situações iniciais, o processo em si e, aí sim, contrastar com o que se observa no final do período letivo.
Portanto, organize-se para criar um cronograma de observação das crianças, considerando quem, quando e o que será observado. Por exemplo:
“Nesta atividade de pintura vou observar fulano, cicrano e beltrano e perceber como lidam com os materiais plásticos, se colaboram com o colega e quais tipos de marcas deixam no suporte”.
ou
“Na hora do parque, vou observar Mariana, Pedro e Sara e quero constatar o modo como brincam, se já estão no faz de conta, como se comunicam e como participam do momento de arrumação da atividade”.
Estes dois exemplos buscam esclarecer os dois aspectos fundamentais da observação e do registro:
- A escolha das crianças a serem observadas individualmente… porque é impossível observar todas numa só proposta/atividade.
- A escolha das habilidades a serem observadas… porque também é impossível fazer uma observação qualificada de todas as habilidades e competências do currículo.
O QUE OBSERVAR
A BNCC e os currículos municipais que sugerem as aprendizagens esperadas para cada faixa etária. Para ajudar a lidar com a observação dos objetivos de aprendizagem, preparei um quadro organizador de questionamentos que pode orientar a pauta do olhar do professor. São aprendizagens conquistadas pelas crianças individualmente, cada uma no seu ritmo e, por isso, o professor precisa respeitar as diferentes trilhas de aprendizagem e acompanhar, registrar e pensar sobre os processos singulares de desenvolvimento.
Aproveite a nossa dica e construa o seu próprio quadro a partir do currículo de sua cidade e da cultura da sua escola. Organize o cronograma de observações das crianças ao longo do dia, da semana e do mês e, certamente ao final do período, você terá em mãos dados para pensar sobre o modo como as crianças chegaram na escola no início do ano e como estão suas jornadas de aprendizagens e conquistas. Principalmente, você terá um valioso instrumento de reflexão para elaborar estratégias de ensino adequadas a cada criança e à turma como um todo, e, ao mesmo tempo pode pensar sobre a própria prática pedagógica. Isso é aprender junto: crianças e professores.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
PARA SABER MAIS…
→ Anitra Vickery é professora de matemática dos anos iniciais, formadora de professores e pesquisadora na Inglaterra. É autora do livro Aprendizagem Ativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Editora Penso, 2016.
→ As postagens que abordam o acolhimento, o registro individual são:
Bom dia, gostaria de adquirir esse material para impressão.
Olá Francisca! É só clicar nas imagens e textos, copiar, colar em um arquivo e imprimir 😉