A exposição do Castelo Ra-Tim-Bum em São Paulo foi prorrogada até janeiro e já está lotada até novembro!
A exposição e a sua prorrogação são noticias excelentes pois demonstram o sucesso de uma produção infanto-juvenil brasileira de abordagem pedagógica.
O Tempo de Creche quer valorizar, relembrar e indicar os conteúdos produzidos pela série, que ocupam a memória e o coração de uma geração de brasileiros.
E por quê?
Porque o assunto favorece a imaginação e a cultura da infância!
Um menino de 300 anos com tios bruxos e cientistas, vivendo no universo de um castelo, com visitantes originais e, tudo isso dentro das rotinas da vida de um garoto “comum” e com sotaque brasileiro, é uma mistura muito interessante eatraente. Realizado com atores excelentes (Cássio Scapin, Sérgio Mamberti, Rosi Campos), músicos e compositores incríveis (Ed Motta, Arnaldo Antunes, DJ Cão, Hélio Ziskind, André Abujamra e outros), diretores cenógrafos e roteiristas inspirados, a qualidade artística e o cuidado pedagógico do programa são garantia de qualidade cultural e de entretenimento.
Porque a abordagem pedagógica dada aos hábitos de higiene e limpeza, à ciência, aos valores, em linguagem lúdica e artística, são um primor!
Os vídeos do ratinho que mora na garagem tomando banho, o filme do “lava a mão”, os cientistas Tíbio e Perônio amalucadamente falando e explicando ciência séria, os passarinhos cantando informações e experiências musicais sobre os instrumentos são conteúdos ricos e disponibilizados para serem incluídos nos projetos de pesquisa das crianças da Educação Infantil.
Porque pertence à cultura da infância de muitos educadores das creches!
E é muito bom partir de algo que nos toca, que já atravessou nossas vidas, para levar para dentro das salas e desenvolver com os pequenos. Os conteúdos trabalhados tem que pertencer… um pouco a cada um: às professoras que ainda lembram com alegria das imagens e das melodias do programa e às crianças, na sua qualidade lúdica e desafiadora.
Recomendações imperdíveis do Tempo de Creche:
Exposição Castelo Rá-Tim-Bum prorrogada até janeiro de 2015
Os feitiços da bruxa Morgana e as travessuras de Nino e seus amigos, que integram a Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum, foram prorrogados até 25/01/2015.
A exposição, que ocupa o primeiro e o segundo andares do Museu da Imagem e do Som/SP, é dividida em duas partes. Em uma delas, uma experiência lúdica espera os visitantes, que podem literalmente entrar no Castelo. Para tanto, mais de dez ambientes, como o saguão e a biblioteca, estão recriados. O público também pode ver de perto bonecos originais, como o Gato Pintado, o monstro Mau, a cobra Celeste e as botas Tap e Flap.
Na outra parte, os visitantes podem conferir peças do acervo, muitas delas recuperadas e restauradas pelo MIS, como objetos de cena, fotografias, figurinos dos personagens e trechos do programa que até hoje são hit, como Lavar as mãos, música de Arnaldo Antunes.