Um livro, um aviãozinho e muita imaginação

Um livro, um aviãozinho e muita imaginação

Fernandinho, um menino de 8 anos, ganha do pai um aviãozinho e um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que quer ser aviador. Junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham vida com a imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. 

As aventuras do avião vermelho

Ir hoje ao cinema para ver uma animação é colocar óculos 3D e esperar que explosões, carros e outras parafernálias saltem da tela.

Com o filme Aventuras do aviãozinho vermelho é diferente!

viagemFrederico Pinto, diretor de cinema, se propôs fazer um filme infantil sem os recursos 3D e mostrar que é possível contar histórias com outras técnicas. Com a história Aviãozinho Vermelho do escritor Érico Veríssimo na mão e a ideia de ficar o mais próximo dos desenhos feitos para a obra, nasceu o filme que estréia hoje dia 11 de dezembro.

Frederico conta que a animação foi feita à moda antiga: com lápis e papel (e não apenas com computadores, como é costume atualmente). Cada segundo de filme é composto por 12 desenhos, que depois são colocados em sequência para dar a ideia de movimento. No fim, mais de 50 mil ilustrações foram feitas para a produção!

viagem 1Mas nem tudo é como no passado. Como a história original foi escrita em 1936, algumas adaptações precisaram ser feitas. “Colocamos computadores e videogames, por exemplo. A visão de mundo da época do Erico era diferente da de hoje”, diz o diretor.

O que não muda é o gosto por aventuras. Seja em 1936 ou em 2014.

 Balão Para Saber MaisEstréia: 11 de dezembro de 2014
Direção: Frederico Pinto e José Maia
Produção: Aletéia Selonk e Lisiane Cohen
Vozes: Pedro Yan, Milton Gonçalves, Lázaro Ramos entre outros.
Gênero: animação
Duração: 90 min.

 Animações como essa são verdadeiras obras de arte e aguçam a estética de crianças e adultos.

Outras sugestões:

FS40951-1A Torradeira Valente –  Uma animação que foi sucesso em 1988 no Festival Sundance, EUA. É um pequeno tesouro de simplicidade e estilo, com ótima trilha sonora  e profundidade emocional numa história sobre aparelhos domésticos falantes. Tornou-se um clássico.

A-Viagem-De-ChimiroA Viagem de Chihiro – Um conto com imagens lindas sobre crianças em um mundo mágico. Vencedor do Oscar de melhor filme de animação em 2001 animação conta a história de Chihiro, uma garota de 10 anos de idade, e sua jornada em um mundo comandado por espíritos e deuses.

Coraline-e-o-Mundo-SecretoCoraline – adaptação do livro infantil de fantasia escrito por Neil Gaiman. Envolve as aventuras de uma jovem presa entre dois mundos e as conspirações de uma bruxa má buscando selar seu destino. Mas, Coraline tem um papel realístico: ela é irritável e criativa; encrenqueira e leal.

barrinha colorida fininha

Balão Para Saber MaisÉrico Veríssimo

avião vermelho livrocartaz do filmeNem todo mundo sabe que, no começo de sua carreira, nos anos 1930, Erico trabalhou também em rádio, fazendo programas para crianças. Contava histórias, improvisava, inventava, conduzindo os pequenos ouvintes a mundos sensacionais.

Nascido em Cruz Alta (RS), Erico Verissimo (1905-1975) permite através de sua escrita que o leitor, apenas pelas palavras do texto, imagine rostos, lugares, cenas inteiras.

LIVROS INFANTIS DE ÉRICO VERÍSSIMO

O Urso com Música na Barriga

Talvez o melhor livro de Erico Veríssimo para crianças. Com muita invenção, a história tem um final que deixa o leitor pensando, pensando…

Os Três Porquinhos Pobres

Uma história puxa outra, lá do fundo do baú, e quando se vê ocorre um pequeno milagre. Érico inventou o livro a partir de histórias tradicionais para crianças.

 As Aventuras do Avião Vermelho

Livro que inspirou o filme, a obra estimula a imaginação, começando em cenas muito conhecidas e simples e chegando a uma grande viagem pela história e geografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.