Fernandinho, um menino de 8 anos, ganha do pai um aviãozinho e um livro de sua infância. Encantado com a história, Fernandinho decide que quer ser aviador. Junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham vida com a imaginação, Fernandinho visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia.
As aventuras do avião vermelho
Ir hoje ao cinema para ver uma animação é colocar óculos 3D e esperar que explosões, carros e outras parafernálias saltem da tela.
Com o filme Aventuras do aviãozinho vermelho é diferente!
Frederico Pinto, diretor de cinema, se propôs fazer um filme infantil sem os recursos 3D e mostrar que é possível contar histórias com outras técnicas. Com a história Aviãozinho Vermelho do escritor Érico Veríssimo na mão e a ideia de ficar o mais próximo dos desenhos feitos para a obra, nasceu o filme que estréia hoje dia 11 de dezembro.
Frederico conta que a animação foi feita à moda antiga: com lápis e papel (e não apenas com computadores, como é costume atualmente). Cada segundo de filme é composto por 12 desenhos, que depois são colocados em sequência para dar a ideia de movimento. No fim, mais de 50 mil ilustrações foram feitas para a produção!
Mas nem tudo é como no passado. Como a história original foi escrita em 1936, algumas adaptações precisaram ser feitas. “Colocamos computadores e videogames, por exemplo. A visão de mundo da época do Erico era diferente da de hoje”, diz o diretor.
O que não muda é o gosto por aventuras. Seja em 1936 ou em 2014.
Estréia: 11 de dezembro de 2014 Direção: Frederico Pinto e José Maia Produção: Aletéia Selonk e Lisiane Cohen Vozes: Pedro Yan, Milton Gonçalves, Lázaro Ramos entre outros. Gênero: animação Duração: 90 min.Animações como essa são verdadeiras obras de arte e aguçam a estética de crianças e adultos.
Outras sugestões:
A Torradeira Valente – Uma animação que foi sucesso em 1988 no Festival Sundance, EUA. É um pequeno tesouro de simplicidade e estilo, com ótima trilha sonora e profundidade emocional numa história sobre aparelhos domésticos falantes. Tornou-se um clássico.
A Viagem de Chihiro – Um conto com imagens lindas sobre crianças em um mundo mágico. Vencedor do Oscar de melhor filme de animação em 2001 animação conta a história de Chihiro, uma garota de 10 anos de idade, e sua jornada em um mundo comandado por espíritos e deuses.
Coraline – adaptação do livro infantil de fantasia escrito por Neil Gaiman. Envolve as aventuras de uma jovem presa entre dois mundos e as conspirações de uma bruxa má buscando selar seu destino. Mas, Coraline tem um papel realístico: ela é irritável e criativa; encrenqueira e leal.
Nem todo mundo sabe que, no começo de sua carreira, nos anos 1930, Erico trabalhou também em rádio, fazendo programas para crianças. Contava histórias, improvisava, inventava, conduzindo os pequenos ouvintes a mundos sensacionais.
Nascido em Cruz Alta (RS), Erico Verissimo (1905-1975) permite através de sua escrita que o leitor, apenas pelas palavras do texto, imagine rostos, lugares, cenas inteiras.
LIVROS INFANTIS DE ÉRICO VERÍSSIMO
O Urso com Música na Barriga
Talvez o melhor livro de Erico Veríssimo para crianças. Com muita invenção, a história tem um final que deixa o leitor pensando, pensando…
Os Três Porquinhos Pobres
Uma história puxa outra, lá do fundo do baú, e quando se vê ocorre um pequeno milagre. Érico inventou o livro a partir de histórias tradicionais para crianças.
As Aventuras do Avião Vermelho
Livro que inspirou o filme, a obra estimula a imaginação, começando em cenas muito conhecidas e simples e chegando a uma grande viagem pela história e geografia.