O universo infantil em filmes

O universo infantil em filmes

Acontece entre os dias 21 e 24 de maio, em São Paulo, a 2ª edição do Ciranda de Filmes. Além de exibir gratuitamente produções cinematográficas do universo infantil, nacionais e estrangeiras, o evento patrocinado pelo Instituto Península e pelo Instituto Alana, promoverá rodas de conversa, vivências lúdicas e oficinas cinematográficas, em um espaço de troca de conhecimento e aprendizado coletivo que tem como ponto de partida a linguagem do cinema. Toda a programação desse ano tem três temas como fio condutor: famílias, relação criança e natureza e protagonismo infantil.

Filmes

Para a edição 2015, entre os 50 filmes selecionados, estão:

Ciranda de filme 1

Neste ano, a Ciranda irá homenagear alguns mestres brasileiros fundamentais para o enriquecimento cultural do país que faleceram em 2014, apresentando:

Ciranda de filme 2

Outra novidade de 2015 é a parceria com o Festival du Film d’Éducation, da França, que realizou sua 10ª edição no final de 2014 em Evreux, Normandie. Em paralelo à mostra brasileira, serão exibidos os filmes:

Ciranda de filme 3

Rodas de conversa

Serão três bate-papos com pensadores e especialistas, com duas horas de duração e que aprofundarão o debate e a reflexão acerca do universo infantil , trazendo como referência os filmes selecionados.

balão laranjaDia 21 de maio: Famílias, com Ada Pellegrini Lemos, Susan Andrews e Rosely Sayão;

balão laranjaDia 22 de maio: Relação Criança e Natureza, com Gandhy Piorski, Rita Mendonça e Ricardo Ghelman;

balão laranjaDia 23 de maio: Protagonismo infantil, com Alemberg Quindins, Severino Antonio e Lucilene Silva.

 Vivências lúdicas

Com o objetivo de promover momentos para interagir e brincar e as trocas entre o público, o evento contará com três oficinas lúdicas.

balão laranjaDia 21 de maio: Vivência corporal, com o dançarino e coreógrafo Ivaldo Bertazzo;

balão laranjaDia 22 de maio: Vivência da natureza através de jogos, com Guilherme Blauth;

balão laranjaDia 23 de maio: Vivência musical, com o Grupo Babado de Chita.

 

Oficinas

De forma a fortalecer a mostra como um espaço de formação, exercício e reflexão, serão realizadas duas oficinas.

balão laranjaOficina Crítica Cinematográfica, com o professor e crítico de cinema Sérgio Rizzo;

balão laranjaOficina Desvendando o Processo Cinematográfico, com os diretores do filme ‘Território do Brincar’, Renata Meirelles e David Reeks, a roteirista Anna Clara Peltier e a montadora Marília Moraes.

Programação

balão laranja20 de maio, às 19h – evento de abertura para convidados no Auditório do Ibirapuera Oscar Niemeyer – coquetel, exibição do filme Território do Brincar e apresentação musical do Grupo Uakti.

balão laranja21 a 23 de maio, das 10h às 23h – mostra de filmes, vivências lúdicas e rodas de conversa – no Cine Livraria Cultura.

balão laranja20 a 24 de maio, das 10h às 18h – mostra de filmes, oficinas e Cineclubinho – no Cine Sesc.

 

barrinha colorida fininha

Balão Para Saber MaisViste o site do Ciranda de Filmes para saber sobre as Rodas de conversa, Vivências lúdicas e as Oficinas,

Filmes – entrada gratuita,  retirada dos ingressos para as sessões no início de cada dia e até 30 minutos antes da exibição, conforme disponibilidade.

barrinha colorida fininha

Idealização

ana-claudia-arruda-leite-Ana Claudia Arruda Leite – pedagoga, Mestre em Ciências Sociais da Educação, especialista em infância e juventude e coordenadora de Educação e Cultura Infância do Instituto Alana e da Pós-Graduação Infância, educação e desenvolvimento social, do Instituto Singularidades. Membro do Grupo Gestor da Rede Nacional Primeira Infância e do Conselho Consultivo da Aliança pela Infância.

Foto fernanda heinz figueiredoFernanda Heinz Figueiredo – produtora de conteúdo relacionado à educação, cultura e sustentabilidade da AIUÊ Produtora. Sementes do Nosso Quintal, seu primeiro longa, foi premiado pelo público da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do Festival duFilm d’Éducation, na França, e também é curadora da Ciranda de Filmes.

patriciaPatrícia Durães – diretora do Grupo Espaço de Cinema, criadora do Projeto Escola no Cinema e do Clube do Professor e colaboradora do Festival da Juventude da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Na distribuidora Espaço Filmes, é responsável pelo lançamento de filmes infantis no Brasil e também é curadora da Ciranda de Filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.