Na primeira parte desse post abordamos o olhar para o Registro. Pensamos num roteiro para orientar a percepção do que registrar durante o desenvolvimento das propostas:
- perceber o grupo no coletivo
- olhar as crianças individualmente
- notar o aproveitamento de espaços e materiais
- identificar as pesquisas, interesses e contribuições das crianças
Propomos o desafio de experimentar seguir o roteiro e realizar anotações sobre as atividades que o professor já tivesse planejado.
Nessa segunda parte vamos completar a reflexão sobre o registro e planejamento: como utilizamos as informações registradas? Como damos encaminhamento aos conteúdos que levantamos nas observações?
Cá entre nós… será que é tanto trabalho só para fazer os relatórios que entregamos para os pais e a coordenação?
Depende!
Se as suas anotações forem parar num cofre ou numa caixa fechada, que ao final do semestre a camada de poeira vai provocar rinite, então seu trabalho só justifica a burocracia dos relatórios sem significado.
Por outro lado, se ao final da semana, quando você for fazer o planejamento de atividades, acessar seus registros para dar encaminhamento sobre aquilo que PENSOU e REFLETIU, então suas anotações valerão ouro! Porque seu planejamento vai fluir, seu trabalho pedagógico vai estar cada vez mais adequado aos interesses e necessidades das suas crianças e o amadurecimento e desenvolvimento delas vai ser uma realização!
Roteiro para começar a refletir sobre os registros
O que eu posso refletir
Com o registro dos fatos em mãos, seu olhar já passeou pelas ações, emoções e descobertas das crianças. Sua atenção também percebeu as relações, os conteúdos que surgiram e as conquistas. Assim, é hora de Refletir sobre tudo isso!
Como o grupo se comportou diante da proposta?
- Quantos se envolveram de fato e quantos fizeram outras atividades?
- Que ajustes devo fazer no tempo de duração para a próxima vez?
- Como foi a introdução (o despertar para o tema), o desenvolvimento (o explorar e descobrir) e a finalização da proposta (acabando a brincadeira suavemente)? Para saber mais sobre essa questão acesse o post Educação Infantil: planos e propostas. O que pode ser mudado e o que deve ser repetido? Que ajustes devo fazer na estrutura da proposta?
- Quais aprendizados ocorreram com mais frequência?
- Quais dificuldades surgiram no grupo?
- Quais encaminhamentos estas informações indicam?
- Comportamento
- Aprendizagem
- Dificuldade
- As crianças selecionadas para a observação foram acompanhadas durante a atividade? O que foi registrado?
- Dificuldades nas ações, de relacionamento, de entendimento etc.
- Conquistas
- Participação
- Autonomia
- O que posso trabalhar/desenvolver individualmente com as crianças observadas?
- O que posso trabalhar/desenvolver com todas as crianças a partir da observação individualizada?
- Como posso trabalhar as dificuldades e conquistas identificadas?
- Quais crianças serão observadas no próximo período ou na próxima proposta?
Olhar para o uso dos espaços e dos materiais
- O espaço escolhido para a atividade foi adequado? Ele enriqueceu? Fez diferença? Pode-se pensar em outro espaço para repetir a proposta com novos estímulos?
- Os materiais utilizados foram adequados aos objetivos?
- Quais espaços e materiais “prenderam” as crianças na exploração? Como se deu essa exploração e pesquisa?
- Quais espaços e materiais não foram suficientemente explorados e podem ser repetidos?
- Como contribuir para a ampliação da pesquisa e experimentação dos materiais e espaços, modificando, trazendo novos elementos etc.?
- O que precisa ser ajustado para contribuir com uma autonomia segura de exploração?
Olhar para os interesses, pesquisas e contribuições das crianças
- As crianças apresentaram interesses e pesquisas que podem ser aprofundadas? Quais foram? Quais crianças trouxeram as contribuições?
- Esses interesses foram compartilhados por outras crianças?
- Quais interesses vêm se repetindo?
- Quais temas foram mais solicitados e permitem desenvolvimentos:
- na ampliação da proposta apresentada
- em projetos específicos
- Quais temas podem ser ampliados com algumas das crianças (interesses individuais)?
Essas informações pensadas e refletidas vão constituir a matéria prima para os próximos planejamentos. Sabendo as necessidades e interesses das crianças por exemplo, fica mais fácil pesquisar e criar as próximas propostas de atividades. Entendendo as dificuldades de cada criança é provável que o professor consiga prever os comportamentos e as formas de contornar situações de estresse, apresentando, por exemplo, alternativas de materiais e atividades para pequenos grupos.
Mas uma pergunta ainda fica no ar…
… Qual formato de anotação devo utilizar para realizar meus registros e reflexões?
E nós respondemos com segurança:
Que tal CRIAR O SEU?
Porque esse vai ser o seu território, o seu espaço, uma extensão da sua própria cabeça pensante!
Veja, professor, você NÃO COMEÇARÁ NADA DO ZERO! Você já tem uma série de propostas pensadas e, provavelmente, já experimentadas. Desenvolva-as! Mas desafie-se a registrar! Faça anotações sobre o que vê, percebe e sente … no seu coração! Vai ser verdadeiro e, por isso, valioso para o seu trabalho. Depois, arrisque-se a ler essas notas. Deixe-se levar pela emoção de ser transportado de volta para os momentos da atividade. Veja como você foi capaz de colocar isso no papel! E, finalmente, permita-se pensar no que aconteceu. Sem auto-censura, pergunte-se: a atividade valeu? Em que ela valeu? O que posso fazer para que melhore? Eu “ouvi” e “vi” as crianças? Posso incluir o que elas me trouxeram?
ARRISQUE! É satisfação garantida!

Esses relatos veio a lembrança de um projeto que trabalhamos em Maracanaú Paralapracá que nos ensinou a registrar ações das atividades realizadas com nossas crianças,desde o pensar até a execução do mesmo. Maravilhoso aprendemos registrar tudo da criança desde a entrada da creche até a saída.
Olá. Não consigo ver as imagens. Não abrem. Quando tento abrir aparece a mensagem: We cannot complete this request, remote data could not be fetched. Já tentei no celular, computador, tablet, já atualizei e nada. Esse site Tempo de Creche é muito importante. Foi um divisor de águas na minha vida profissional. Por favor, vejam se há o erro.
Olá, Alice! Obrigada pelo contato. Assim que normalizado, avisamos! Abraço.
Olá, Alice! A postagem foi atualizada. Veja, por favor, se o problema ficou resolvido?!!! Abraço.
Muito Obrigada!! Está perfeito. Foi resolvido!!
Olá! Conteúdo maravilhoso nesse blog. Só não consegui visualizar o título dessa página. pq será? atualizei de novo e de novo… só deu erro
Olá, Letícia. O título desta postagem é: UM ROTEIRO PARA COMEÇAR REGISTRO E PLANEJAMENTO – PARTE 2. Abraço
Maravilhoso todos os conteúdos!
Estou conhecendo essa nova metodologia para desenvolver nos meus roteiros semanal , adorei o que encontrei e vou adotar.
Estou conhecendo esse nova metodologia para desenvolver nos meus roteiros semanal , adorei o que encontrei e vou adotar