Tempo de verão pede água!
Lagos, rios, mares, tanques e até recipientes com água atraem o olhar nos dias de calor. A transparência, o movimento, a cor e a lembrança das sensações refrescantes invadem a imaginação. Um brinquedo que pertence a esse universo, desde que infância é infância, são os barcos. Meticulosamente elaborados, construídos com materiais acessíveis ou até os mais simples, de papel, desafiam os movimentos e a criação de estratégias para compor enredos de aventuras.
Neste semestre, alguns professores em formação com a equipe do Tempo de Creche (pelo Programa Desafios IMPAES 2017) arriscaram resgatar as brincadeiras com barcos em sequências didáticas que deram muito o que pensar…
O pensar dos professores…
Os professores foram desafiados a pensar sobre a cultura da brincadeira tradicional para levantar histórias e informações interessantes e alimentar a imaginação e os saberes das crianças. Pesquisaram materiais e testaram estratégias para construir os barcos. Os professores também planejaram os cenários para que as brincadeiras acontecessem: bacias, baldes, bandejas e calhas com água azul para encantar e aproximar das ilustrações dos livros.
O pensar das crianças…
O antigo meio de transporte foi trabalhado com as turmas por meio de livros de histórias, imagens e filmes pesquisados na internet. As rodas de conversa propuseram um diálogo sobre os materiais e os modos a serem utilizados na construção das embarcações.
Com barcos prontos e crianças preparadas e ansiosas, as experiências foram intensas! Cada turma vivenciou um cenário diferente, já que o clima, os espaços das creches e as faixas etárias das turmas variaram:
→ As brincadeiras aconteceram em dias de sol e dias nublados.
→ Alguns barcos boiaram com facilidade.
→ Outros barcos demandaram delicadeza no manuseio.
→ Velas pequenas não apresentaram resistência ao vento.
→ Velas de tecido impulsionaram os barcos.
→ Mãos, pés e até o corpo todo fizeram companhia para os barcos.
→ Certos movimentos feitos com as mãos provocaram ondas e “maremotos”.
→ Calmaria e sossego trouxeram sonho e poesia!
As crianças elaboraram histórias de aventura, se frustraram quando os materiais não respondiam aos desejos, se empenharam para solucionar problemas, compreenderam algumas propriedades da água e dos materiais.
Os professores acompanharam os processos, provocaram as crianças com perguntas e sugestões e aprenderam com suas práticas. Refletiram sobre o que viveram e planejaram novas peripécias.
Nesse percurso aconteceu de tudo… até conversa de pescador!
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PARA SABER MAIS…
Leia sobre outras propostas com água e acesse e imprima uma historinha sobre barcos oferecida pelo Tempo de Creche: