História: A incrível viagem do barquinho de papel

História: A incrível viagem do barquinho de papel

Você sabe fazer barquinho de papel? Já brincou com um? Barquinhos de papel são uma obra de engenharia, poesia estética e provocadores de brincadeiras, pesquisas e narrativas.
Na minha infância um primo contou uma história de aventura com barquinho de papel que nunca esqueci. Já sonhei muito com essa narrativa emocionante e surpreendente. Hoje transformei ela num livro para compartilhar com nossos leitores: A incrível viagem do barquinho de papel.  Aproveite para ler, imprimir as cenas e brincar com sua turma. Proponha explorações estéticas e científicas nas mil possibilidades desse brinquedo de dobradura que desafia sonhar.

BAIXE O LIVRO:livro-a-incrivel-viagem-do-barquinho-de-papel

a-incrivel-viagem-do-barquinho-1a-incrivel-viagem-do-barquinho-2a-incrivel-viagem-do-barquinho-3a-incrivel-viagem-do-barquinho-4a-incrivel-viagem-do-barquinho-5a-incrivel-viagem-do-barquinho-6a-incrivel-viagem-do-barquinho-7a-incrivel-viagem-do-barquinho-8a-incrivel-viagem-do-barquinho-9a-incrivel-viagem-do-barquinho-10

Sugestões para a contação e para brincadeiras

Prepare um barquinho de papel antes de contar a história. Pode fazê-lo na frente das crianças – mas não precisa ser uma “aula de fazer barquinho de papel” porque acreditamos que depois da história elas vão se interessar pelo assunto. É possível que você tenha que repetir a história algumas vezes, então faça barquinhos de reserva.

barquinhos-de-papelConte cada passagem fazendo mímica com o barquinho e, se achar importante, mostrando as cenas impressas do livro. Imite os gestos de navegação – tranquila e agitada. Com uma mão faça uma pedra e com a outra balance o barquinho que atravessa a tempestade até bater nela. Assopre e faça o vento do final da história e não esqueça de dar o tempo para cada pequeno se manifestar, imitar e acompanhar a aventura. Quando chegar no final, monte um cantinho com uma ou mais cópias do livro, a “camiseta do capitão” da história que você contou, alguns barquinhos e deixe a imaginação correr solta.

Uma aventura para cada um…

Em outra ocasião prepare um barquinho de papel para cada criança e conte a história novamente, com a partição dos pequenos. Se as crianças forem maiores, os barquinhos podem ser feitos por elas, acompanhando seus gestos. No final, a sala já organizada com lápis de cor ou giz de cera, convida para colorir as camisetas de papel.

Pesquisa dos fenômenos e propriedades físicas…

criancas-brincando-na-poca-com-barquinhoO barquinho de papel flutua? Ele afunda? Ele pode levar um bonequinho para viajar?

Num dia de sol, prepare na área externa barquinhos de papel, bacias e baldes com pelo menos 5 cm de água e alguns objetos pequenos para desafiar a pesquisa. Pense em objetos leves, pesados, maiores e menores que os barcos e alguns bonequinhos que possam estimular o jogo simbólico.

Observe e intervenha pontuando os fenômenos que os pequenos vão descobrindo:

  • criancas-brincando-de-assoprar-barquinholeve/pesado
  • Flutua/afunda
  • Grande/pequeno
  • Aguenta/não aguenta

Amplie a pesquisa assoprando os barquinhos e perceba o que os pequenos descobrem.

Brinque, divirta-se, registre e reflita sobre a sua prática para descobrir novos caminhos para trabalhar com as crianças.

Navegue pela aventura…

criancas-brincando-com-barquinho-na-bacia

♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ 

Outros livros do Blog Tempo de Creche:

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


audimaGostou de ouvir o conteúdo?
A startup AUDIMA deu voz a esse post, trazendo a novidade do Vale do Silício, Califórnia.
Se você é criador de conteúdo e também quer converter seus textos, clique aqui (www.audima.co/queroaudio)  e ganhe um áudio de até 800 palavras para experimentar!

28 comments

Encantadora esta história. Poderia ter esses livros físicos para trabalharmos em sala de aula com as crianças.

Gostei muito da história e vou utilizá-la no trabalho home office. Pois mesmo em tempo de Pandemia, uma mãe do meu grupo de criança pequena, a levou para passear de barco. Ai apesar das recomendações #fiqueemcasa, foi obrigada a ficar feliz e perguntar se ela tinha ido de máscara. kkk. Ela respondeu que sim, e blz kkk
Como estou estou estudando no curso de formação oferecido pela Prefeitura de minha cidade, o que a BNCC coloca é que devemos trabalhar a partir de experiências do cotidiano da criança. Então bora lá .

Muito boa essa história do barquinho de papel, e o mais interessante que no final tem a atividade para as crianças pintarem sua camiseta e deixar fluir a criatividade!
Muito obrigada a equipe do Tempo de Creche…estou curtindo bastante este canal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.