Peneiras são mágicas!
Seguram alguns materiais e deixam outros escapar!
Fazem água virar tempestade e ainda servem para brincar de pescar!
Ver a areia chover pela telinha é um encanto!
Se agitar, tudo passa mais rápido. Se ficar parado, nada acontece!
Mesmo grandes, não conseguem tampar a luz e nem impedem o vento!
Mas… como lidar com elas?
Peneiras são uma boa dica para começar um projeto de férias.
Uma boa variedade de peneiras pode se transformar num brinquedo divertido, curioso e desafiador para crianças de todas as faixas etárias.
Nas férias muitas instituições formam turmas multisseriadas e, às vezes, os professores têm dificuldade de planejar propostas atraentes para toda a turma. Nesse sentido, as peneiras são objetos interessantes e pesquisados por bebês e crianças maiores. Por isso, um conjunto de peneiras pode ser uma mão na roda para promover brincadeiras e aprendizagens nas férias.
Certamente a escola já tem algumas: as peneiras dos jogos de pá e baldinho, perdidas no tanque de areia, as velhas peneiras usadas na cozinha e aquelas que as famílias estão quase dispensando porque já não coam mais os sucos.
Faça uma campanha e procure reunir diversos tipos de peneiras com formas, tamanhos, materiais e cores variadas. Existem as de plástico, com tramas fechadas e abertas, as resistentes de metal e as artesanais (do tipo que peneiram os grãos de café, feitas com aros de madeira e telas de metal). Mas também é possível confeccioná-las com telas usadas de mosquiteiro, tules e até tela de galinheiro.
Junte todas as que conseguir e comece a planejar a brincadeira.
O que vamos peneirar?
Areia
Logo pensamos na areia! Muito adequada porque é acessível, abundante, fininha e atravessa os buraquinhos. Contudo, não é preciso ter tanque no pátio para brincar com ela! Podemos guardar areia (tratada! Veja a postagem Um tratado sobre o TANQUE DE AREIA) em sacos plásticos e usá-la em bacias, caixas e até gavetas descartadas.
Diversos desafios podem ser criados com peneiras e areia. Um deles é colorir a areia com diferentes corantes e deixar as crianças descobrirem as possibilidades de misturá-las.
Outra proposta é acrescentar pedrinhas de diversos tamanhos para que os pequenos pesquisem o que atravessa e o que não atravessa as diferentes peneiras. A partir desse interesse, ainda é possível organizar uma caça aos brinquedos e bichinhos de plástico escondidos em caixas com areia. Já pensou? Um verdadeiro sítio arqueológico! (que tal contar histórias de dinossauros e pesquisar com as crianças fotos de escavações na internet?)
Água
A água nem precisaria das peneiras! Ela tem seus encantos por si só. Mas podemos ampliar a pesquisa e a formulação de hipóteses que partem dos pequenos:
Consigo pegar água com a peneira?
É possível reter água com a peneira?
Por que ela escorre rapidamente pelos buraquinhos?
A proposta é deixar esses questionamentos surgirem naturalmente, ouvir as explicações das crianças e fazer muitos registros.
Como variante, pode-se organizar bacias, baldes e caixas plásticas com água (colorida?) e objetos flutuantes e não flutuantes para serem “pescados”. Outra opção é acrescentar um pouco de detergente ou sabonete liquido e, com as crianças, agitar a água e fazer espuma.
O que eu consigo capturar com a minha peneira?
Quais são o movimentos mais adequados para pegar os objetos?
Consigo controlar melhor meus movimentos com a peneira grande e com a pequena?
O que acontece se eu usar a peneira azul? E se eu usar a amarela?
Perguntas como essas passarão pela cabeça dos pequenos!
O arroz traz novos desafios. Com tamanho e formato diferentes dos grãos de areia, certamente ele oferecerá novas pesquisas para as crianças. As brincadeiras com o arroz se assemelham às propostas sugeridas para a areia: colorir, esconder brinquedos, acrescentar pedrinhas e outras ideias que você terá ao observar a turma.
No final de cada atividade você pode recolher o arroz que sobrou e guardar em sacos plásticos. Para conservar o material é possível acrescentar um pouco de vinagre e/ou algumas gotas de água sanitária.
Estes materiais desafiam as crianças de outras maneiras porque têm propriedades diferentes. Experimente e descubra junto com elas!
Luz e Vento
Posso tampar a luz com a minha peneira?
Como é a sombra das diferentes peneiras?
Posso caçar o vento?
Testar a física da luz e dos ventos é desafio para lá de encantadores! Trabalhe com o sol e o vento no pátio e, na sala, com lanternas e ventiladores. Provoque sutilmente as crianças, deixando partir delas a percepção e os achados.
Aos poucos, você e a turma vão descobrir as melhores formas para brincar com as peneiras e aprender com as experiências: motricidade, posturas, conhecimento de mundo com a pesquisa da propriedades dos materiais, as relações pessoais, usos criativos, a plástica das formas etc. e etc.! Lonas plásticas podem ajudar nos dias de chuva para brincar dentro da sala. Com isso, um kit “Brincadeiras com Peneiras”, exclusivo e na medida dos interesses das suas crianças, vai ser construído.
Boas férias, boa brincadeira e muitas aprendizagens!
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→ Mais dicas de propostas para as férias estão nas postagens:
Espírito de férias na brincadeira
Para que a brincadeira continue!
Brincadeiras com os sons: musicalização para os pequenos
Território do Brincar – num filme de brincadeiras, dicas para brincar com os olhos e o coração!
→ Para ajudar no planejamento das propostas acesse a postagem Organização de propostas: garantia de brincadeira e aprendizado
Parabéns a toda equipe, que se desempenha para garantir matérias de qualidade!!!!
Esse blog nos traz muitas novidades criativas e nos possibilita usar as experiências de forma lúdica e diversificada. Parabéns a toda equipe que trabalha com muito carinho e dedicação.
Qaunto mais vejo esse Blog< mais me encanto. Sem palavras.