O que planejar… alguma sugestão?

O que planejar… alguma sugestão?

Balão-Dúvida-pComo ter inspiração para planejar boas propostas, que abranjam todos os campos de experiência das crianças?
Reconhecemos a potência das crianças. Entendemos que precisamos estar à altura dos seus interesses e pesquisas. Sabemos quando “acertamos em cheio” e percebemos as propostas que envolvem os pequenos e rendem mil descobertas. Existe uma fonte inesgotável de sugestões de atividades?

Sim! Tudo se resolve quando a fonte é o que enxergamos e ouvimos das próprias crianças! É ao olhar para o que cativa e provoca descobertas que pode nos conduzir a uma jornada certeira de planejamentos, pesquisas e aprendizados. Do contrário, tudo o que planejarmos será artificial, porque partirá do nosso interesse, da nossa vontade, da nossa brincadeira.

Ao dedicar olhos e ouvidos para as crianças, e esforços para encaminhar suas sugestões, garantimos um estado de experimentação que conduz os pequenos ao desenvolvimento constante.

Mas não temos memória de computador! É impossível agir e refletir sobre os detalhes que brotam durante as propostas. Nesse aspecto podemos compreender a importância e o significado dos planejamentos e dos registros. Planejamentos conectados a um bom registro compõem o material que revelará a fonte de inspirações.

Com formato e significado pessoal, as formas de planejar, registrar, retomar os conteúdos e refletir são diferentes para cada um. É um espaço, a princípio, só nosso. Como se o caderno, pasta ou cartaz utilizado fosse uma extensão do nosso próprio pensamento. Porém, todo material que for elaborado para comunicar e partilhar, pode e deve ser editado por você (selecionado e rescrito) a partir dos suas próprias informações.

Balão-na-PráticaQue tal começar a pensar no SEU jeito de planejar e registrar a partir de um Calendário de Possibilidades?
Mas como fazer? O que deve ter num calendário desses?
Muitas ideias e mão na massa!

Balão numero 1Em primeiro lugar, sugerimos reunir em listas os Campos de Experiência das crianças, os espaços da creche e os materiais disponíveis, pesquisados e separados. Dessa forma, com essas listas sempre à vista, fica mais seguro não esquecermos de contemplar a diversidade de objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos com os pequenos.

  • Espaços da Creche – lembrar-se dos espaços possíveis, utilizados na rotina da creche: sala, parque, quadra, ateliê, brinquedos de parquinho, brinquedoteca, refeitório, horta ou jardim, ou praça (contato com a terra…)
  • Materiais Disponíveis –  Faça uma relação dos materiais a serem utilizados nas atividades que você já planejou e acrescente aqueles que estão disponíveis.
  • Campos de experiência das crianças – nossa sugestão:
      • Habilidades do Corpo
      • Habilidades Sociais, Autonomia e Identidade
      • Campo da Oralidade e Letramento
      • Expressão Musical e Dança
      • Expressão de Artes Visuais
      • Campo do Jogo Simbólico e Faz de Conta
      • Conhecimento de Mundo
      • Conhecimento Espacial e Matemático

Balão numero 2Em segundo lugar, fazer um calendário com os dias do mês dispostos numa grande tabela e transcrever as listas que você já organizou:

Calendário de Planejamneto modelo

Balão numero 3Fazer o planejamento das atividades para os períodos da manhã e da tarde, para uma semana. Escrever em cada dia do calendário o campo de experiência, o espaço e os materiais a serem utilizados nas atividades planejadas.

Balão-Dúvida-pSerá que você contemplou  todos os campos de experiência ao longo da semana? Variou os espaços e os materiais?

Calendário de Planejamneto com atividades

Pronto! Chegou a hora de desenvolver as atividades planejadas. Enquanto as ações vão acontecendo, é bom ter algumas perguntas na cabeça:

  • Balão-Dúvida-pA atividade é adequada ao espaço? Em qual outro espaço ela também pode ser desenvolvida?
  • Do que as crianças gostam de brincar e fazer naquele lugar?
  • Percebo algum material que inspira os pequenos? Que outros materiais podem enriquecer e ampliar a brincadeira e os desejos de pesquisa?
  • Alguma brincadeira envolve e pode ser aprofundada?

Anote as impressões mais evidentes e significativas e os possíveis encaminhamentos num pequeno post it ou papelzinho e cole no calendário, sobre a atividade planejada. Este será o seu registro mais imediato.

Calendário de Planejamento com registro

Esse quadro de informações reunidas encaminhará as reflexões sobre os tempos, os espaços, os materiais e interesses dos pequenos. Ficará mais fácil para você se inspirar nas crianças e perceber o percurso que pode ser oferecido, sem deixar de fora nenhum dos campos de experiência.

Que tal experimentar na próxima semana?

barrinha-colorida-300x17

Balão-Para-Saber-MaisLeia mais sobre Planejamento na Educação Infantil nas postagens:

Planejamento da Educação Infantil: 10 reflexões para as creches
Planejamento da Educação Infantil 2015
Preparar atividades: o desafio de planejar o imprevisível
Campos de experiências todos os dias!

35 comments

Boa tarde, Muito bom o material, achei ótima a ideia do calendário de anotações referente ao planejamento.

Muito bom o material, achei super interessante a ideia do calendário de anotações referente ao planejamento

OI Boa Tarde, sou coordenadora de uma CEI conveniada eu gostaria de saber mais sobre devolutivas como posso fazer com minhas professoras o que escrever no semanário que elas me entregam todas sextas feiras para eu ver as atividades, todas as atividades são dadas conforme a BNCC, mas só que na hora de registrar elas estão tendo dificuldades em relatar. Como proceder, como falar, quais palavras certas para que eu venha a magoar ou fazer critica desnecessárias.
Desde já agradeço : Muito obrigada gratidão sempre.

Oi, agora temos q fazer os planejamentos conforme os campos de experiencia da bncc. To tentando fazer sobre os cincos sentidos, mas não to conseguindo
Se puderem me ajudar, fico grata.

Olá, Lucilene. Sim, os planejamentos devem ser feitos conforme a BNCC. Mas, no seu comentário não ficou claro qual a dificuldade… Na aba COORDENAÇÃO, há um sub item com a relação das postagens sobre a BNCC. Abraço

Olá!! Estou em dúvida, pois na escola que trabalho, temos que fazer projetos, percebo que as orientações do blog e de acordo com as orientações da base, os projetos ficam limitados e engessados. Estou fazendo os projetos, pois é exigido, eu não consigo me limitar muito a um tema especifico, pois tenho um direcionamento bem amplo, com o trabalho na educação infantil. Preciso de uma orientação de vocês, quanto a isso.
Desde já agradeço. Leio muito o blog e indico para outras professoras.

Dilcéia

Dilceia, os projetos devem surgir dos temas e assuntos que interessam as crianças. Se os projetos são “impostos” pelos educadores, dificilmente contarão com as contribuições das crianças que acabam por indicar o que lhes interessa pesquisar mais e experimentar. Por isso essa sensação de falta foco e de trabalho em mil direções. Não tem problema nenhum em desenvolver uma diversidade de conteúdos com o grupo, contudo, ao trabalhar com projetos as crianças aprendem a ampliar e tornar mais complexo aquilo que já sabem. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.