Metodologia

As postagens do Tempo de Creche são dinâmicas porque são publicadas num veículo ágil e atualizável. Os blogs nasceram na década de 1990 e vieram para ficar. São ferramentas simples, que permitem aos seus autores e administradores organizarem e publicarem textos, fotos, videos e áudios com facilidade. Nós imergimos nessa onda tecnológica e construímos um espaço de compartilhamento e diálogo sobre a educação de bebês, crianças muito pequenas e crianças pequenas. Aliás, o diálogo é outro aspecto importante do Tempo de Creche. Em geral, ao escrever textos para um leitor, o escritor assume uma tarefa solitária. Mesmo que envolva pelo menos dois atores (um escritor e um leitor), antes da revolução cibernética, não existia a possibilidade do diálogo imediato para quem escrevia e publicava livros e artigos. No blog temos este canal!  Contudo, o estilo de escrita ainda pode desencadear a participação passiva do leitor. O texto pode ser taxativo e excludente. No Tempo de Creche, a escrita assume no mínimo um diálogo com a memória das experiências dos leitores. O tom é provocativo porque é “perguntativo”. Somos perguntadoras assumidas e solicitamos que nossos leitores leiam, pensem, respondam e critiquem as provocações. Trabalhamos a (in)formação a partir de questionamentos que despertam  lembranças de experiências práticas, iluminamos com fundamentação teórica,  provocamos reflexões e convidamos para a crítica, para novas experiências e para a construção de uma atuação com autoria. Queremos que os profissionais da educação infantil conheçam diversas referências e estratégias para, a partir de suas próprias experiências, crenças e contextos, se  movimentem e desliguem os pilotos automáticos da prática pedagógica “confortável”. Queremos provocar incômodos para transformar ações e confirmar as certezas. Alguns conteúdos do blog são elaborados para instrumentalizar o educador com quadros organizadores e percursos reflexivos. Fugindo de receitas e “modos de fazer”, disponibilizamos materiais que organizam conteúdos teóricos ou promovem percursos de questionamentos para que cada educador construa suas estratégias.  Apesar de publicarmos postagens articuladas ao período escolar, elas podem ser acessadas a qualquer momento, por múltiplas entradas, organizadas em diversos menus temáticos interligados: as abas no topo das páginas e o menu alternativo na home. Na página inicial, o campo para pesquisa a partir de termos (palavras ou frases) funciona muito bem e ajuda o leitor a localizar publicações de interesse específico.  Estrutura metodológica      

5 comments

Oi! boa tarde , gostei muito desse site, pois vem ao encontro do que é proposto e, tem uma metodologia clara e fácil de assimilar. Parabéns.

Olá, Mirlene! Ficamos muito contentes ao saber que somos conhecidas aí em Pium, Tocantins!
A BNCC é uma orientação nacional que deverá ser trabalhada por cada estado e cada município. Assim, a orientação que você solicita deve ser fornecida pela secretaria de educação de seu município. Para conhecer mais alguns aspectos da BNCC temos várias postagens na aba COORDENAÇÃO, no subtítulo: Base Nacional Comum Curricular, Diretrizes e Referenciais. Boa leitura e estudo. Abraço.

Eu gostei muito da metodologia do curso, pois vem de encontro ao que eu acredito. Sinceramente eu espero ampliar muito os meus conhecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.