A origem da Festa Junina está ligada ao período da colheita dos alimentos nos campos de cultivo de todo o mundo. O solstício de inverno, ou o dia com a noite mais longa dos países do hemisfério Sul, determinou uma festa noturna e ao redor das fogueiras por conta do frio e do cozimento dos alimentos colhidos.
A história da humanidade foi associando essa festa às comemorações das diversas culturas. No Brasil ela está relacionada a São João, santo católico, a Xangô, nas religiões de influência africana e aos índios, nas brincadeiras de pular fogueiras em noites de saci e dias de coraci. “Todos, na verdade, um só, santo sagrado e pagão. Solto no mundo com sua bandeira de dançarino, a serviço do Homem e de Deus.” (Antônio Carlos Madureira e Francisco Assis).
A festa é um ritual para a maioria das instituições de educação por pertencer ao ciclo de festas populares brasileiras e favorecer uma conexão com as raízes culturais. As vivências das músicas, das danças, do sabor dos alimentos e do clima da decoração despertam o imaginário de todos nós brasileiros e um sentimento de nação e povo.
Para que a festa seja significativa para as crianças elas devem ser incluídas na organização e no preparo, de forma individual e coletiva, de acordo com as possibilidades das faixas etárias.
Originalmente a festa junina é um evento coletivo, assim, favorecer a inclusão dos pais, familiares e comunidade estenderá seu caráter educativo, formativo e … festivo!
Para trazer a festa para as crianças, apresentar fotos e materiais utilizados no ano anterior pode ser uma forma de despertar nelas a familiaridade com o contexto e gerar uma participação significativa. Apresentar livros, imagens, vídeos e músicas também provocará interesse e assunto para que contribuam com sugestões e estejam motivados.
Discutir com a turma os enfeites da sala ou da creche, o tipo de chapéu ou adereço, as músicas preferidas para serem tocadas na festa e a coreografia da dança vai trabalhando aprendizados dos diversos campos de experiência e construindo o significado da festividade.
Outra característica da festa são os personagens. Bois, burrinhas, noivos, padres e outros até inventados pelas crianças também compõem o São João. Portanto, contar histórias com essa temática gerará repertório e aprendizado.
Neste post sugerimos atividade para contribuir com a decoração. Ela pode ser compartilhada com as crianças e adaptada a criatividade delas.
1. Explorar o tema e pintar
♦Despertar para a atividade
A introdução da Festa Junina pode acontecer a partir:
- das fotos dos eventos dos anos anteriores,
- momentos com músicas típicas,
- narração de histórias com o tema,
- apresentação de imagens e livros ilustrados com a celebração.
Quando sentir que as crianças “entraram no clima” você pode falar do arco-íris. Se tiver imagens e livros com a ilustração pode mostrar. Também pode apresentar uma espiga de milho, um amendoim na casca e um coco. Uma sugestão para a explicação do arco-íris e sua presença na festa pode ser:
O arco-íris se forma no céu depois das chuvas que molham as plantinhas na plantação do milho que comemos na festa. A gente come bolo, pipoca, curau e outros pratos gostosos, todos feitos com o milho.
Outros ritos associam o arco-íris à história de São João menino, na qual ele desce em um arco-íris, carregado por quatro anjos.
Apresente papeis coloridos e as figuras do arco-íris e deixe as crianças explorarem e criarem suas associações.
♦Explorar e descobrir
Depois que as crianças exploraram e falaram sobre as cores e as ilustrações você pode propor que façam arco-íris para enfeitar a festa junina.
Apresente as cartolinas cortadas em meios círculos e as tintas com as cores exploradas pelas crianças (4 ou cinco cores são suficientes!)
Você pode propor que todos comecem com a cor que ficará mais na pontinha e sugerir que pintem bem perto da beirinha do papel.
Mas sabemos que outras criações podem acontecer e fazem parte das experiências da infância, que afinal são o foco da atividade! E não se preocupe: o efeito será lindo porque será autêntico!
Continue apresentando as tintas e deixando as crianças aproveitarem o momento: pintar sobre um formato de meio círculo grande não acontece todo dia!
Para o clima ficar mais estimulante você pode deixar as músicas de São João preferidas das crianças tocando.
Observe o que as crianças fazem e perceba como estão participando.
Quando perceber que as crianças terminaram a exploração, peça para que coloquem os trabalhos no local indicado para secar.
Você pode propor, em outro dia, que as crianças repitam a atividade para pintar o outro lado do cartão.
♦Acabando a brincadeira suavemente …
Para finalizar você pode aproveitar a música e fazer uma ciranda trazendo os elementos da quadrilha e vendo as respostas das crianças. Você pode repetir os movimentos criados por elas e também propor os movimentos típicos das quadrilhas.
2. Finalizar o arco-íris
♦Despertar para a atividade
Recolha com as crianças os arco-íris pintados. Pergunte se acham que está seco, se acharam bonitos e o que acham de enfeitar ainda mais.
Apresente as tiras coloridas cortadas e deixe que as crianças explorem desenrolando os rolinhos de crepom. Certamente elas acharão interessante descobrir até que tamanho cada rolinho pode chegar! Sair correndo com as fitas e perceber que elas voam fazendo uma dança no ar, também será uma sensação!
♦Explorar e descobrir
Depois que as crianças exploraram as fitas você pode perguntar se gostariam de usá-las para enfeitar o arco-íris. Você pode mostrar as imagens que já utilizou com elas e mostrar que o arco-íris também tem “tirinhas coloridas”.
Uma sugestão interessante seria aproveitar o momento para trabalhar os nomes das cores e a coordenação motora, propondo que “encontrem” as fitas de uma cor e, passando cola “na pontinha”, colem na base da pintura. Certamente algumas crianças que ainda não sabem o nome irão escolher as cores que a inspiração mandar! Mas, como já dissemos, isso faz parte da experiência!
Quando todas as fitas estiverem coladas convide as crianças para verem todos os trabalhos. Pergunte se gostaram da brincadeira e dos arco-íris. Convoque para uma arrumação e para guardarem os lindos trabalhos.
♦Acabando a brincadeira suavemente …
Você pode colocar uma música de Festa Junina do repertório da turma e brincar de quadrilha novamente.
A atividade de colocar as cordinhas nos trabalhos e amarrá-los no cordão dependerá da faixa etária da sua turma. Se forem muito pequenos você deverá fazer esse processo em outro momento, sem as crianças. Mas pendurar o cordão na sala, em outro espaço da creche ou no local da festa é muito importante que seja feito com a presença das crianças. Elas vão perceber onde o trabalho vai estar, reconhecerão ao passarem por eles e se sentirão valorizados.
♦Variantes
A mesma ideia de trabalhar as cores e a decoração da festa pode ser feita a partir da utilização de outros materiais. Veja a sugestão na foto:
Para ler outras propostas de práticas relacionadas a festa junina: Projeto: A arte pinta da festa junina e Passeando pela cultura, descobrindo a festa junina
Que site maravilhoso! Enriquece nossa prática como essa possibilidade de troca de experiências! Amei!
Parabéns pelo site. Os temas muito interessantes e contribuem para nossa prática.
Aninha,
Obrigada pelo seu retorno!
Abraços
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Patricia,
Muito obrigada pelo apoio! Compartilhe com a gente suas experiências com os conteúdos do Blog.
Abraços!