A hora do relatório individual! Nessa época, escolas, professores e coordenadores se encontram numa temporada de muito trabalho. É o momento de colocar em teste os registros do professor e a seleção de materiais produzidos pelas crianças. Mais do que isso, é a hora de pensar sobre todas as reflexões realizadas no período. É o momento de compor uma narrativa que expresse a trajetória de cada criança, com suas singularidades e conquistas. É também a hora de dar a devolutiva para as famílias, estreitar as relações e chegar ao próximo semestre com uma parceria solidificada e comprometida.
Se você já fez e entregou seus relatórios, pode utilizar os roteiros que propomos nesta postagem para acompanhar suas observações e registros e facilitar o trabalho do final do próximo semestre.
- Quais registros foram feitos?
- Quais reflexões apontaram as jornadas de aprendizagem das crianças?
- Quais questões quero responder por meio dos relatórios?
- Quais foram os meus principais desafios no semestre e quais os desafios encarados pelas crianças?
- Quais narrativas importantes tornam visíveis as aprendizagens?
- Como traduzir as experiências em palavras? Dá para traduzir as emoções?
Organizamos dois quadros facilitadores com perguntas que podem orientar e encaminhar um roteiro para a elaboração do relatório individual reflexivo. Ao percorrer essa jornada, acreditamos que não somente os pais vão se beneficiar, mas você poderá encontrar inspirações para transformar em prática rotineira o encaminhamento dos interesses e aprendizagens das crianças.
Vamos partir dos Campos de Experiências, que incluem os diversos aspectos da vida das crianças na escola. Porém, é preciso ressaltar que o roteiro proposto não tem a intenção de avaliar as crianças e atribuir julgamentos. Propomos uma pesquisa sobre as aprendizagens e o desenvolvimento singular. Cada criança escolhe um caminho e um ritmo para crescer. Algumas brincaram mais no campo das relações, outras investiram na linguagem, outras experimentaram os fenômenos da natureza. Cada uma no seu caminho certamente aprendeu e floresceu. Apresentar esse percurso individual é a finalidade dos Quadros Facilitadores que elaboramos. Nem todos os campos de experiências terão o mesmo peso e, consequentemente observações, registros e reflexões por parte dos professores.
Os Campos de Experiências e o Desenho foram assuntos explorados em diversas postagens do Tempo de Creche. É interessante passear pelos conteúdos de cada aspecto do desenvolvimento das crianças para ajudar a fundamentar os relatórios:
- Campos de experiências todos os dias!
- Como é a matemática na Base Nacional Comum – 1a parte
- Base Nacional Comum e o pensamento matemático – 2a parte
- Referenciais para formação e os campos de experiências da criança
- Afinal, o que é Arte na Educação Infantil?
- Desenhar, desenhar, desenhar… Todos os dias!
- Desenho: espelho do desenvolvimento infantil
- O que o desenho nos conta
- Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 2 a 6 meses
- Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 6 a 12 meses
- Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 12 a 18 meses
Olá boa tarde!!! Este roteiro está disponível em word? Porque está ruim a visualização… Teria como enviar? Obrigada
Olá, Talita. Se você clicar nas imagens dos quadros eles irão abrir em outra janela ampliados e será possível salvar as imagens com melhor qualidade. Abraço
Olá ! Muito instigador o blog! Obrigada a todas que compartilham seu conhecimento conosco.
Meninas, gostaria de dicas, sugestões, orientações de por onde começar o relatório da criança. (descritivo, ficha com descrição…)
Olá, Débora. Você acessou uma postagem que sugere muitas possibilidades. Cada questão apresentada pode indicar um caminho. Aproveite as indicações e converse com seus colegas: – o que percebem das crianças? Como encaminhar os registro? É possível imprimir os quadros e experimentar! Estude a postagem com sua equipe! Compartilhe as discussões nos enviando o resultado dos estudos!. Abraço