Exposição apresenta brinquedos artesanais

Exposição apresenta brinquedos artesanais

A Caixa Cultural São Paulo apresenta, de 11 de outubro a 7 de dezembro, a exposição Brinquedos à Mão – Coleção Sálua Chequer, com mais de 900 objetos utilizados pela infância de antigamente e ainda presentes nas comunidades interioranas do Nordeste brasileiro.Sálua, que assina a curadoria do evento com o artista plástico Zé da Rocha, exibe seu acervo em São Paulo pela primeira vez.

Brinquedos à mãoAs crianças que forem à exposição poderão saciar a vontade de brincar no espaço chamado de Cantinho do brincar, com objetos lúdicos como cinco marias, pula corda, gudes, piões, dentre outros. As peças são brinquedos feitos à mão por artesãos de comunidades interioranas do Nordeste. “Eu sou nordestina e comecei a comprar os objetos há 20 anos. No começo, eu tinha umas 50 peças. Hoje, tenho mais de mil”, relata a colecionadora, que já levou a mostra às cidades de Salvador e de Curitiba.

barrinha colorida fininhaSálua Chequer

Colecionadora e pesquisadora de cultura popular desde 1980. A paixão de Sálua pelos brinquedos remonta à sua própria infância na região cacaueira da Bahia. A colecionadora atribui sua admiração pelo universo dos brinquedos populares à dedicação, o cuidado e o longo tempo dispendido pelos artesãos para criar objetos simples e, ao mesmo tempo sofisticados, que para serem utilizados exigem o contato físico e o manuseio das crianças.

Fonte: Folha de São Paulo on line, 12.10.2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.