Como acompanhar os avanços e saltos de aprendizagem das crianças?
A resposta não é simples.
Para responder é preciso partir da observação franca, com olhos de quem quer descobrir o mundo ao lado dos pequenos.
Cada criança tem um traço próprio. Histórias e desejos singulares, que caracterizam percursos e ritmos de seu desenvolvimento. Do mesmo modo, cada turma é única e trilha jornadas próprias em direção ao amadurecimento.
Por outro lado, educar crianças pequenas solicita o apoio de referências para orientar o professor:
Como se movimentam as crianças de um ano?
Em geral, como se comunicam as crianças de 2 anos?
Crianças na faixa dos 5 anos podem ter uma formação científica? Podem trabalhar com números?
Poderíamos listar um infinidade de questionamentos que cruzam os caminhos dos professores da Educação Infantil. Profissionais que hoje devem estruturar o trabalho pedagógico sobre um currículo pautado em experiências e afastado de “conteúdos e disciplinas” (ainda bem [icon icon=icon-smile size=14px color=#000 ]!).
Para auxilia-los a acompanhar o desenvolvimento das crianças a partir da pesquisa das características das próprias turmas, elaboramos uma série de tabelas com uma visão geral do que as crianças podem fazer em cada faixa etária.
As tabelas estão organizadas por faixa etária e campos de habilidades e experiências pautados na premissa de que a criança tem um ritmo particular, interage e brinca para aprender:
- Campo identidade, habilidades sociais e autonomia;
- Campo das habilidades do corpo;
- Campo da oralidade, letramento e imaginação;
- Campo das expressões artísticas;
- Campo do conhecimento espaço-visual, científico e lógico-matemático.
Cada campo dialoga com os campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC – homologada em dezembro de 2017.
Contudo, fomos além.
Estudamos profundamente o documento e, apesar de concordarmos com os eixos e conceitos propostos, encontramos lacunas e engessamento nos Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento, que podem limitar a ação do professor e o entendimento dos avanços das crianças.
Esperamos que o material ajude o professor a compreender a amplitude de possibilidades do trabalho com crianças pequenas, seres curiosos, pesquisadores e amantes de brincadeiras desafiadoras.
PARA SABER MAIS…
Leia sobre a Base Nacional Comum Curricular e Campos de Experiências nas postagens:
- Atividade ou Experiência?
- Palavra de… Beatriz Ferraz em a BNCC e a Educação Infantil
- Base Nacional Comum Curricular: uma referência prática? Você decide!
- Campos de experiências todos os dias!
Adorei o material Érika. Excelente como fonte de pesquisa em casos de dúvida. Obrigada.
Muito Bom.
Ótimo material! Gostei muito!!!
Obrigada pelo retorno 😉
Obrigada pelo retorno
Ótimo material, gostei muito!
Obrigada pelo retorno
Um excelente conteúdo!!!