Ações e Publicações

As autoras do Tempo de Creche fazem formação com professores e gestores da educação infantil, promovem e participam de eventos formativos, oficinas, seminários e simpósios e escrevem artigos, livros e materiais didáticos, para ampliar o diálogo, compartilhar suas experiências e visão de aprendizagem.

Depoimentos

“Vi coisas diferentes com muitas possibilidades”
“Foi além do que já vimos”
“Novos olhares para novas experiências”
“Essa formação tirou várias dúvidas, pois na Pedagogia se tem muita teoria”
“Os debates prenderam muito a atenção”
“O encantamento foi a importância da preparação para as atividades e a importância de elas terem começo, meio e fim”
“Abriu olhares”
“Me fez refletir sobre a minha prática e me deu várias ideias”
“Registrar nem sempre é fácil então é bom nortear as ideias”
“Deixou gostinho de quero mais”

barrinha colorida fininha

O mérito dos dados estatísticos digitais em revelar buscas e interesses de professores da Educação Infantil: qualificação das práticas no diálogo em plataformas digitais.

revista Veras edição temáticaA equipe do Tempo de Creche participa da publicação do periódico Veras, do Instituto Vera Cruz, em sua 10ª edição, contribuindo na edição temática sobre Educação Infantil. O artigo faz uma análise dos dados do blog voltado à Educação Infantil e investiga os temas mais procurados por nossos leitores. Na análise as buscas mais frequentes foram as de planejamento e orientações sobre como fazer o registro pedagógico.

Veras
O periódico acadêmico Veras é semestral e voltado à publicação de estudos no campo da educação, aberto a todos os autores que quiserem compartilhar da discussão e da análise da educação na atualidade.

www.veracruz.edu.br/instituto/veras

http://iseveracruz.edu.br/revistas/index.php/revistaveras
 
barrinha colorida fininha
 
 
Conversas entre intenção e documentação pedagógica: a construção de significados para o professor e para as crianças
Joyce M. Rosset, coautora do  Tempo de Creche, realizou um workshop no  VIII Simpósio de Educação e Tecnologia,realizado pela Secretaria Municipal de Goiânia, GO, em outubro de 2019.


 

2018 – dois livros publicados!

Educação Infantil: um mundo de janelas abertas e Práticas Comentadas para inspirar

Educação Infantil: um mundo de janelas abertas coloca em prática os mesmos pressupostos que reivindica para uma educação infantil de qualidade: valorização do diálogo, da pesquisa, da experiência e também da cultura e do ambiente nos quais a escola está inserida.

Práticas Comentadas para inspirar
A obra convida o professor acompanhar a construção dos caminhos de investigações realizados junto das crianças: Quais foram as ideias iniciais do professor? O que ele observou e escutou das crianças para escolher uma proposta? Como as crianças interagiram com a atividade? Quais foram os imprevistos do percurso? Quais os objetivos de aprendizagem em jogo? Essas e outras questões norteiam os relatos das práticas comentadas, que trazem de modo contextualizado elementos dos campos de experiências e dos objetivos de aprendizagem segundo a BNCC.

2019 – Um material para crianças e professores da pré-escola!

 

Coleção Tangará: percursos investigativos para valorizar o desejo de conhecer.

8 comments

Janaina

acesse lojavirtual.editoradobrasil.com.br. Ao abrir, acesse a aba Educação Infantil. Lá você encontra o livro e ao clicar abre o processo de compra.

Boa leitura!

A temática é importante e ainda necessita de muitas discussões. Hoje na era tecnológica e suas possibilidades de socializar práticas pedagógicas bem sucedidas, ainda estamos na era do papel, do palpável. Assim me pergunto como avançar neste processo? O papel existe é pouco compartilhado ou desinteressante, não no meu caso, mas para muitas pessoas, principalmente famílias que quando convidadas a conhecerem os trabalhos desenvolvidos, muitas vezes olham as fotos e fazem uma leitura breve, ou seja, nada delongado e extenso.

Celma,
Muito interessante a sua participação.
A tecnologia coloca em evidência fatos que escapam ao olhar atento do professor. É um conjunto de recursos cada vez mais importante. Mas também deve ser conhecido e adequado.
Vamos continuar esse diálogo!
Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.