Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 6 a 12 meses

Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 6 a 12 meses

Os bebês são sensíveis às emoções e desde muito cedo são capazes de se expressar…
Os bebês aprendem, essencialmente, imitando os adultos e crianças com as quais convivem.
Os bebês praticam seus aprendizados testando e repetindo as ações e movimento muitas vezes.
Como o professor pode ensinar os bebês e crianças pequenas a partir dessa informação?
Nesta segunda postagem da série Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil abordamos a fase dos bebês de 6 a 12 meses.

Quadro Facilitador Neurociencia desenvolvimento infantil

À medida que o bebê cresce e desenvolve a sua musculatura, exercita seus movimentos, vai ganhando controle sobre o próprio corpo, passando de gestos bruscos, “meio estabanados” a movimentos refinados, controlados e com intenção determinada.

bebês 6 a 12 meses

Os bebês não são compartimentados, recortados ou montados. Assim, as grandes áreas do desenvolvimento infantil delimitadas nos Quadros Facilitadores interligam-se, influenciam-se e funcionam simultaneamente.

O que precisamos saber para ampliar as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem?

Neurociência bebês 6 a 12 meses movimento 1

Neurociencia bebes 6 a 12 meses movimento 2

Quadro Facilitador Neurociencia 6 a 12 meses 2Quadro Facilitador Neurociencia 6 a 12 meses 4Quadro Facilitador Neurociencia 6 a 12 meses 7Quadro Facilitador Neurociencia 6 a 12 meses 6Quadro Facilitador Neurociencia 6 a 12 meses 5

PARA SABER MAIS…

Desta série, Tempo de Creche já publicou:
Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 2 a 6 meses
⇒ Aguarde nas próximas semanas a publicação das faixas etárias:
12 a 18 meses, 18 a 24 meses e 24 a 36 meses.

 Bibliografia:

  • Dra. Leonor Bezerra – Palestra Neurociência e Educação Infantil: diálogos necessários, proferida no XIX Seminário de Educação Infantil do Prisma Centro de Estudos, SP, abril 2016
  • Maria AparecidaDomingues – Desenvolvimento e aprendizagem: o que o cérebro tem a ver com isso? Editora Ulbra, 2007
  • Judit Falk – Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Junqueira&Marin Editores, 2011
  • Zero to Three: The Brain Map adapted in 2006 by ZERO TO THREE from BrainWonders, a collaborative project (1998-2001) between Boston University School of Medicine, Erikson Institute and ZERO TO THREE.
    http://www.zerotothree.org/child-development/brain-development/baby-brain-map.html

→ Leia sobre desenvolvimento infantil nas postagens:

3 comments

Na expectativa pelas edições de 18 a 24 e de 24 a 36!!!! Tem sido maravilhoso! Parabéns a todos os envolvidos. Tenho me apaixonado pelo profissionalismo e comprometimento de vocês com as crianças! Espero um dia conhecê-los pessoalmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.