Os bebês são sensíveis às emoções e desde muito cedo são capazes de se expressar…
Os bebês aprendem, essencialmente, imitando os adultos e crianças com as quais convivem.
Os bebês praticam seus aprendizados testando e repetindo as ações e movimento muitas vezes.
Como o professor pode ensinar os bebês e crianças pequenas a partir dessa informação?
Nesta segunda postagem da série Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil abordamos a fase dos bebês de 6 a 12 meses.
À medida que o bebê cresce e desenvolve a sua musculatura, exercita seus movimentos, vai ganhando controle sobre o próprio corpo, passando de gestos bruscos, “meio estabanados” a movimentos refinados, controlados e com intenção determinada.
Os bebês não são compartimentados, recortados ou montados. Assim, as grandes áreas do desenvolvimento infantil delimitadas nos Quadros Facilitadores interligam-se, influenciam-se e funcionam simultaneamente.
O que precisamos saber para ampliar as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem?
PARA SABER MAIS…
Desta série, Tempo de Creche já publicou:
Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil – 2 a 6 meses
⇒ Aguarde nas próximas semanas a publicação das faixas etárias:
12 a 18 meses, 18 a 24 meses e 24 a 36 meses.
→ Bibliografia:
- Dra. Leonor Bezerra – Palestra Neurociência e Educação Infantil: diálogos necessários, proferida no XIX Seminário de Educação Infantil do Prisma Centro de Estudos, SP, abril 2016
- Maria AparecidaDomingues – Desenvolvimento e aprendizagem: o que o cérebro tem a ver com isso? Editora Ulbra, 2007
- Judit Falk – Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Junqueira&Marin Editores, 2011
- Zero to Three: The Brain Map adapted in 2006 by ZERO TO THREE from BrainWonders, a collaborative project (1998-2001) between Boston University School of Medicine, Erikson Institute and ZERO TO THREE.
http://www.zerotothree.org/child-development/brain-development/baby-brain-map.html
→ Leia sobre desenvolvimento infantil nas postagens:
- O que a criança faz a cada etapa do desenvolvimento
- Preparar atividades: o desafio de planejar o imprevisível
- Planejar é preciso, como chegar ao planejamento que atenda os desejos das crianças?
- Campos de experiências todos os dias!
- Vivências, experiências e o tempos da criança
- Atividades para bebês: Caixas Temáticas
Parabéns pelo artigo, irei salvar esse link para também colocar em meu blog.
Convido você a conhecer o meu artigo em que falo um pouco mais sobre o assunto.
Acesse > https://www.robertabocchi.com.br/neurociencia-e-educacao-infantil-o-cerebro-dos-bebes/
Podemos fazer trocas de links?
Na expectativa pelas edições de 18 a 24 e de 24 a 36!!!! Tem sido maravilhoso! Parabéns a todos os envolvidos. Tenho me apaixonado pelo profissionalismo e comprometimento de vocês com as crianças! Espero um dia conhecê-los pessoalmente!
Olá Evelyn!
Obrigada pelo retorno.
Esperamos publicar a postagem da neurociência 18 a 24 na próxima semana. Também espero que possamos nos cruzar!
Abraços