Revisitando as principais postagens sobre o tema!
Pensamos algumas questões para orientar as ideias e levantar sugestões a partir das que apresentamos em diversas postagens sobre o tema. Leitura de livros para crianças, o que é importante?
QUESTÕES PARA PENSAR
- Que critérios utilizar quando escolher uma história para ser lida para as crianças?
Na postagem Uma preciosa lista de livros infantis , Ângela Aranha nos conta que um dos sabores da vida é ver as descobertas das crianças no contato com a literatura e suas inúmeras linguagens. Salienta que em cada idade a criança está em um momento diferente, por isso é importante entendermos o que ela está explorando e descobrindo para oferecermos o livro mais próximo de seus interesses. Como alguém envolvida com o encantamento dos livros, dá dicas mais que interessantes para cada faixa etária.
Na tarefa de leitura de livros, toda a escola está convidada a participar da escolha de novos títulos para a biblioteca. Na postagem Escolher os livros: um momento de prazer está indicado vários títulos e dicas para melhor aproveitamento da riqueza que os livros proporcionam.
- O que fazer quando as crianças não se interessam pela escuta da leitura?
O contato constante e frequente com os livros possibilita o desenvolvimento da atitude leitora da criança
Na postagem 9 dicas especiais para contar histórias, a arte de contar histórias é apresentada em dicas fáceis e “testadas” para que o sucesso deste momento seja garantido.
- É possível envolver as crianças numa grande brincadeira a partir do enredo da história e vice-versa, isto é, a história nascer da brincadeira?
Na postagem Palavra de Patrícia Auerbach: como ler livros para crianças – Patrícia Auerbach (autora dos livros-imagem O Jornal e O Lenço) conta que ao dobrar o jornal fazer um barquinho, seu filho olhou e disse – Um pirata! e saiu incorporando o personagem.
Sabemos que o momento da roda de leitura é oportunidade preciosa para promover a linguagem oral e o contato com os livros. Porém, como toda e qualquer proposta, é necessário que o professor se prepare para promover diálogos participativos. As crianças precisam de oportunidades para pensar, se expressar à sua maneira e perceber que aquilo que falam tem importância. Diálogo não é monólogo do professor!
Outra postagem que aborda um tema importante é Crianças, famílias, escolas e as palavras apresentando um estudo que comparou a quantidade e a qualidade das palavras ouvidas pelas crianças nos três primeiros anos de vida e a relação com os recursos e o nível educacional das famílias. Esclarece como o ambiente influencia o desenvolvimento da linguagem da criança e indica como contribuir com essa aprendizagem.
Cuidando da qualidade da experiência leitora na Educação Infantil, as atividades de ler e narrar histórias de ficção ou de vida constitui uma experiência humana fundamental para sentir-se parte de um grupo, de uma cultura e ter identidade própria.*
Boas conversas e literatura inspiram, ampliam o repertório de palavras e melhoram o raciocínio, ‘dando sentido ao que somos e ao que nos acontece’ (Jorge Larrosa). Escola e famílias, parceria que potencializa a educação e o desenvolvimento das crianças.
- Que livros você gosta de ler para as crianças? Por quê?
Comente e amplie este diálogo!
Textos consultados:
- Uma preciosa lista de livros infantis
- Escolher os livros: um momento de prazer
- 9 dicas especiais para contar histórias
- Palavra de Patrícia Auerbach: como ler livros para crianças
- Crianças, famílias, escolas e as palavras
- * Percursos de aprendizagens: leitura e reconto – Cadernos da Rede – material de formação publicado pela Prefeitura de São Paulo
Eu não consigo baixar os materiais
Olá, Raimunda! A quais materiais você se refere? Abraço.
Parabéns! Toda a equipe que, produziram este material riquíssimo está sendo de grande proveito para minha função de professora da EI.
Tudo lindo! Ótimas dicas para trabalhar com as crianças.
Tenho certeza que essas orientações irão me ajudar muito.
Amei!