Neste ano uma parceria de peso entre a UNESCO, o MEC e a Universidade Federal de São Carlos se formou para elaborar um livro especial para a Educação Infantil: História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil.
A publicação para download gratuito tem como objetivo inserir conteúdos que relacionem a história e a cultura da África e dos afro-brasileiros no currículo da educação básica.
O livro elege duas práticas culturais para realizar trabalhos pedagógicos que privilegiem a expressão africana e a realidade afro-brasileira: o Projeto Espaço Griô e o Projeto Capoeira. Ambos os projetos trabalham com o desenvolvimento humano muito presentes na educação infantil: a oralidade, a corporeidade, a musicalidade, o ritmo e a sociabilidade.
Sendo os griôs (contadores de histórias) e a capoeira (arte do jogo e da luta) os motes principais, os professores da educação infantil são convidados a motivar os menores (0 a 3 anos) e os maiores (4 a 5 anos) a explorar vários sentidos da sua corporeidade, a conhecer cores, palavras, canções, texturas e histórias, a produzir desenhos, a participar de conversas informais e a estabelecer relações entre si e com os adultos.
As atividades propostas estão adequadas às crianças das zonas urbanas e rurais.
Para o representante da UNESCO no Brasil, a produção de materiais pedagógicos sobre história e cultura africana e afro-brasileira propiciará subsídios para a transformação da prática de docentes da educação básica e contribuirá, consequentemente, para o desenvolvimento do país.
Faça download gratuito do livro clicando aqui http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/gratis-acesse-o-livro-historia-e-cultura-africana-e-afro-brasileira-na-educacao-infantil-2