Educação de 0 aos 3 anos: contribuições de Emmi Pikler

Educação de 0 aos 3 anos: contribuições de Emmi Pikler

A especialista em Educação Infantil Suzana Soares vai aprofundar a relação bebê – educador na Abordagem Pikler-Lóczy a partir de março no curso oferecido pela CONVERSO Assessoria.  Tempo de Creche foi conversar com Suzana para compreender melhor os aprendizados do bebê nos primeiros anos com esta abordagem.

Cenas do filme

“Enquanto aprende a contorcer o abdômen, rolar, rastejar, sentar, ficar de pé e andar, (o bebê) não apenas está aprendendo aqueles movimentos como também o seu modo de aprendizado. Ele aprende a fazer algo por si próprio, aprende a ser interessado, a tentar, a experimentar. Ele aprende a superar dificuldades. Ele passa a conhecer a alegria e a satisfação derivadas desse sucesso, o resultado de sua paciência e persistência.”

O que o seu bebê já consegue fazer?  (What can your baby do already?), Emmi Pilker, Hungria / 1940

Tempo de Creche  – Vamos iniciar a nossa conversa perguntando, quais são os principais aspectos desta abordagem?

Suzana – Há dois aspectos fundamentais na Abordagem Pikler-Lóczy. Um deles é a valorização do vínculo entre bebê e educadora (ou mãe) e o outro é o brincar livre. Depois de ser nutrido emocionalmente com uma interação profunda, o bebê fica em um local confortável e seguro, no chão sobre madeira ou tecidos, junto com outros bebês, para que se relacione com eles e com objetos lúdicos e pesquise, por ele mesmo, as maneiras possíveis de movimentação. Os educadores observam e atuam quando necessário.

Tempo de Creche  Como se dá a construção de vínculos bebê e educador?

Cenas do filme 1Suzana – A construção do vínculo entre bebê e educadora (ou mãe) se estabelece através dos cuidados diários, no banho, na troca de fraldas, na alimentação e na preparação para o sono. Nestes momentos a educadora tem um encontro singular e sem pressa com o bebê, conversa com ele olhando em seus olhos, informa sobre cada uma das atividades que irá realizar, convidando-o a participar de maneira ativa. A educadora estimula a reciprocidade ao pedir desde muito cedo a colaboração da criança nas atividades dos cuidados cotidianos. A criança se torna protagonista da ação, e não ela. Em muitas situações, o sentimento de competência da criança é bloqueado pelo adulto. Sob o pretexto de ajudá-la ou estimulá-la, ele priva a criança de finalizar a ação que ela começou.

Tempo de Creche – Por que é importante deixar a criança em um espaço seguro para que ela se movimente livremente?

Suzana – Emmi Pikler mostrou em seu livro Mover-se em Liberdade, que o desenvolvimento motor se produz de modo espontâneo, mediante a atividade autônoma, em função da maturidade orgânica e nervosa. Sendo assim, as crianças com boa saúde física e psíquica passam por todas as etapas da motricidade por sua própria conta e em determinada ordem, sem que os adultos precisem ensiná-las a sentar, engatinhar ou mesmo andar. Não é bom adiantar nenhuma fase, nem colocar a criança em uma posição que não tenha sido conquistada por ela mesma.

Tempo de Creche – E o brincar?

AbordagemSuzana – É outra situação muito valorizada para esta abordagem.  O brincar livre. Depois de receber os cuidados básicos com a plena presença e atenção do educador, as crianças com mais de três meses de idade são colocadas em uma superfície firme e plana, onde desenvolvem as suas capacidades motoras, exploram o ambiente e os objetos simples e de fácil manuseio que são colocados à sua disposição. O brincar livre proporciona o desenvolvimento motor, cognitivo e a autonomia. Como afirma Piaget, a assimilação sensório-motora conduz a uma certa lógica que organiza o mundo real, estruturando categorias de ações que embasam as futuras operações do pensamento.

Neste momento, cabe ao educador a tarefa de organizar o espaço destinado ao brincar, para que este seja ao mesmo tempo seguro, instigante, e que contenha brinquedos adequados a cada faixa etária, além de acompanhar as crianças o tempo todo, sem no entanto interromper a pesquisa das crianças para propor outras formas de exploração dos brinquedos.

Tempo de Creche – Registro e observação é um tema muito importante para a equipe do Tempo de Creche. Como ele é trabalhado na Abordagem Pikler-Lóczy?

Suzana – O papel de observação das educadoras é facilitado pela escala de desenvolvimento criada pela equipe de pesquisadoras de Lóczy. Trata-se de um roteiro que acompanha as conquistas do desenvolvimento infantil e engloba cinco áreas do desenvolvimento: motricidade, atitudes durante os cuidados, vocalização e palavra, controle dos esfíncteres e desenvolvimento intelectual. Esta escala é bem elástica e considera as questões singulares de cada criança.

Segundo Emmi Pikler é possível ocorrer diferença entre uma criança e outra, de vários meses, sem que isto represente um atraso ou algum problema. O importante é observar se a criança está de fato ativa, treinando as capacidades já adquiridas e obtendo novas aquisições, mesmo que não sejam tão “espetaculares”.

Neste curso os participantes terão a oportunidade de analisar e receber os roteiros orientadores para a observação.

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CONVERSO Assessoria Pedagógica: Curso

  • Contribuições da Abordagem Emmi Pikler para a Educação de 0 a 3 anos
  • Período: de março a junho. Encontros quinzenais as quintas feiras.
  • Horário: das 19h às 22h
  • Local: rua Bartira, 580, Perdizes, São Paulo, SP

Informações e inscrições

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Suzana Soares

Especialista em Educação Infantil pelo ISE, pós-graduada pela ECA-USP e graduada em Comunicação, Social pela PUC-SP. Formada em dança, artes plásticas e eutonia desde 2009 estuda a Abordagem Emmi Pikler. Aprofundou seus conhecimentos em Budapeste com Anna Tardos, filha de Emmi Pikler. É conselheira consultiva do Movimento Internacional Aliança pela Infância, coordena projetos de educação social e trabalha com formação e consultoria pedagógica na rede pública. Co-autora dos livros “O Acolhimento de Bebês: práticas e reflexões compartilhadas”. A Primeira Infância na Cultura de Paz” e “Fontes para a Educação Infantil”, entre outros.

14 comments

Olá, estou tendo uma dificuldade em adaptação. Meu filho tem 2anis e 9 meses e está na mesma creche que eu trabalho. Eu trabalho com berçário 2 e ele está no Maternal, ele me vê e quer ficar na minha sala, não está aceitando a adaptação em outra sala…eles.dizem para que eu o deixe chorar pq senão ele não ora adaptar, estou muito confusa e não sei como isso pode dar certo, poderiam me ajudar?! Obrigada

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