O que planejar… alguma sugestão?

O que planejar… alguma sugestão?

Balão-Dúvida-pComo ter inspiração para planejar boas propostas, que abranjam todos os campos de experiência das crianças?
Reconhecemos a potência das crianças. Entendemos que precisamos estar à altura dos seus interesses e pesquisas. Sabemos quando “acertamos em cheio” e percebemos as propostas que envolvem os pequenos e rendem mil descobertas. Existe uma fonte inesgotável de sugestões de atividades?

Sim! Tudo se resolve quando a fonte é o que enxergamos e ouvimos das próprias crianças! É ao olhar para o que cativa e provoca descobertas que pode nos conduzir a uma jornada certeira de planejamentos, pesquisas e aprendizados. Do contrário, tudo o que planejarmos será artificial, porque partirá do nosso interesse, da nossa vontade, da nossa brincadeira.

Ao dedicar olhos e ouvidos para as crianças, e esforços para encaminhar suas sugestões, garantimos um estado de experimentação que conduz os pequenos ao desenvolvimento constante.

Mas não temos memória de computador! É impossível agir e refletir sobre os detalhes que brotam durante as propostas. Nesse aspecto podemos compreender a importância e o significado dos planejamentos e dos registros. Planejamentos conectados a um bom registro compõem o material que revelará a fonte de inspirações.

Com formato e significado pessoal, as formas de planejar, registrar, retomar os conteúdos e refletir são diferentes para cada um. É um espaço, a princípio, só nosso. Como se o caderno, pasta ou cartaz utilizado fosse uma extensão do nosso próprio pensamento. Porém, todo material que for elaborado para comunicar e partilhar, pode e deve ser editado por você (selecionado e rescrito) a partir dos suas próprias informações.

Balão-na-PráticaQue tal começar a pensar no SEU jeito de planejar e registrar a partir de um Calendário de Possibilidades?
Mas como fazer? O que deve ter num calendário desses?
Muitas ideias e mão na massa!

Balão numero 1Em primeiro lugar, sugerimos reunir em listas os Campos de Experiência das crianças, os espaços da creche e os materiais disponíveis, pesquisados e separados. Dessa forma, com essas listas sempre à vista, fica mais seguro não esquecermos de contemplar a diversidade de objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos com os pequenos.

  • Espaços da Creche – lembrar-se dos espaços possíveis, utilizados na rotina da creche: sala, parque, quadra, ateliê, brinquedos de parquinho, brinquedoteca, refeitório, horta ou jardim, ou praça (contato com a terra…)
  • Materiais Disponíveis –  Faça uma relação dos materiais a serem utilizados nas atividades que você já planejou e acrescente aqueles que estão disponíveis.
  • Campos de experiência das crianças – nossa sugestão:
      • Habilidades do Corpo
      • Habilidades Sociais, Autonomia e Identidade
      • Campo da Oralidade e Letramento
      • Expressão Musical e Dança
      • Expressão de Artes Visuais
      • Campo do Jogo Simbólico e Faz de Conta
      • Conhecimento de Mundo
      • Conhecimento Espacial e Matemático

Balão numero 2Em segundo lugar, fazer um calendário com os dias do mês dispostos numa grande tabela e transcrever as listas que você já organizou:

Calendário de Planejamneto modelo

Balão numero 3Fazer o planejamento das atividades para os períodos da manhã e da tarde, para uma semana. Escrever em cada dia do calendário o campo de experiência, o espaço e os materiais a serem utilizados nas atividades planejadas.

Balão-Dúvida-pSerá que você contemplou  todos os campos de experiência ao longo da semana? Variou os espaços e os materiais?

Calendário de Planejamneto com atividades

Pronto! Chegou a hora de desenvolver as atividades planejadas. Enquanto as ações vão acontecendo, é bom ter algumas perguntas na cabeça:

  • Balão-Dúvida-pA atividade é adequada ao espaço? Em qual outro espaço ela também pode ser desenvolvida?
  • Do que as crianças gostam de brincar e fazer naquele lugar?
  • Percebo algum material que inspira os pequenos? Que outros materiais podem enriquecer e ampliar a brincadeira e os desejos de pesquisa?
  • Alguma brincadeira envolve e pode ser aprofundada?

Anote as impressões mais evidentes e significativas e os possíveis encaminhamentos num pequeno post it ou papelzinho e cole no calendário, sobre a atividade planejada. Este será o seu registro mais imediato.

Calendário de Planejamento com registro

Esse quadro de informações reunidas encaminhará as reflexões sobre os tempos, os espaços, os materiais e interesses dos pequenos. Ficará mais fácil para você se inspirar nas crianças e perceber o percurso que pode ser oferecido, sem deixar de fora nenhum dos campos de experiência.

Que tal experimentar na próxima semana?

barrinha-colorida-300x17

Balão-Para-Saber-MaisLeia mais sobre Planejamento na Educação Infantil nas postagens:

Planejamento da Educação Infantil: 10 reflexões para as creches
Planejamento da Educação Infantil 2015
Preparar atividades: o desafio de planejar o imprevisível
Campos de experiências todos os dias!

35 comments

Trabalhar na Ed Infantil nos leva a realizar verdadeiras fontes de pesquisa para que o trabalho seja de fato realizado com êxito

A melhor parte, com as crianças, é contar história, consigo todas as atenções quando prometo contar uma história e, às vezes, conto a mesma historia toda semana e mudo algumas coisas. E eles adoram, e eu também.

Para nós que trabalhamos na Educação infantil,temos aqui um material muito rico e que sempre que tivermos duvidas,podemos voltar nele para termos novas idéias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.