Qual a importância das linguagens da Arte em Educação Infantil?
É inegável que as linguagens da Arte ajudam a ver e compreender a realidade, a conhecer o mundo e a conhecer-se. Decorre, daí, a sua importância na educação e no cotidiano de todas as pessoas, de qualquer faixa etária e qualquer ambiente.
A linguagem da Arte exercita e amplia a aprendizagem das formas de expressão com o desvelar de uma riqueza de sentimentos e percepções, relações e possibilidades.
A oficina de artes permite às crianças expressarem suas emoções e realidades e, no percurso, conhecerem o mundo e a si mesmas.
Eu não estou buscando, eu estou descobrindo.
Picasso.
As crianças dizem o mesmo, descobrem possibilidades nas propostas de artes, porque fazer arte é engajamento de todos os sentidos, é um convite irrecusável à experimentação.
A questão que se coloca diante do professor é o desafio de selecionar, dentre tantas alternativas, quais conteúdos priorizar, quais materiais apresentar, quais espaços explorar. Apesar desse leque de possibilidades, o professor tem caminhos para não fazer escolhas aleatórias:
√ – conhecer o grupo com o qual atua, como se relacionam e os saberes que as crianças já têm;
√ – levantar os desejos orientadores que partem das crianças;
√ – refletir sobre algumas metas (demandas, necessidades, temas e interesses);
√ – prever tempo e espaço disponíveis e suficientes;
√ – verificar a disponibilidade de materiais.
Os conteúdos das diferentes linguagens expressivas demandam habilidades distintas e, em muitas situações, complementares:
Artes plásticas: o que esperar da pesquisa das crianças com tintas? Elas já experimentaram bastante o material? As marcas são intencionais? Reconhecem suas produções? Observam os movimentos dos colegas e aprendem com o outro? Que tal alterar a textura da tinta? Ou a sua densidade? Ou propor pintar com os pés?
Expressão Corporal: quais ritmos e estilos musicais têm ouvido? Tem se movimentado ao ritmo da música? Como são os movimentos? É possível apresentar adereços como fitas, saias, chapéus para desafiar novos movimentos?
Música: as crianças exploram os sons dos objetos? Buscam fontes sonoras dos barulhos? Fazem objetos sonoros e se expressam por meio deles e de instrumentos musicais? Quais músicas sabem cantar? Que músicas e estilos musicais diferentes podem ser propostos?
Faz de conta e jogo simbólico – quais histórias ou enredos as crianças conhecem e costumam brincar? Já assumem papeis? Quais objetos e roupas podem enriquecer as brincadeiras?
Tudo junto e misturado: faz de conta, expressão corporal, num cenário elaborado a partir de propostas de artes visuais, sonorização com objetos e musicalização com canções e instrumentos musicais.
Na verdade, distinguir as linguagens das artes é um pensamento dos adultos. Do mesmo modo que pensamos nos diferentes campos de experiências, ao desenvolver repertórios, as crianças utilizam todas as linguagens e até criam linguagens próprias para comunicar o que sentem, desejam e pensam.
Possibilitar a pesquisa expressiva e a criação individual e coletiva, amplia horizontes de professores e crianças em todas as linguagens… e por que não, nos diversos campos de experiências.
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Leia! Estas postagens aprofundam o tema.
Olá!
gostaria de saber a autoria deste lindo texto. Pois gostaria de retirar um frase que me chamou a atenção, porém, quero citar de quem é.
Aguardo ansiosa o retorno
Olá Sirlei! A autoria é minha: Joyce M. Rosset. Obrigada pela preocupação com a autoria!