Professoras sabidas: seis dicas práticas para a adaptação

Professoras sabidas: seis dicas práticas para a adaptação

A adaptação dos pequenos na creche é motivo de ansiedade para pais, equipes pedagógicas e crianças. Temos muita pesquisa e fundamentação que precisa ser estudada, refletida e experimentada pelos professores para alicerçar o trabalho nessa etapa. O Tempo de Creche tem publicado uma série de postagens que valem a visita.

Mas alguns professores desenvolvem práticas comprovadas pela experiência que ajudam e podem inspirar outros profissionais. Vamos a seis delas:

criança no colo da mae 21- Na hora da chegada à creche, se a criança estiver no colo da mãe ou do responsável, NUNCA tire ela diretamente do colo! Não faça o papel de quem separa o pequeno de sua mãe! Peça para o responsável colocar a criança no chão e aí você pode pegá-lo e colocá-lo no seu colo.

 

criança no colo da mae 12- A mãe ou responsável não deve perguntar para a criança se pode ir embora. É obvio que, na maioria das situações, a criança vai responder que não! A dica é comunicar com clareza e segurança que está na hora de ir embora e que voltará para buscar o pequeno na hora combinada. Simples e sinceramente!

 

livros com história de mãe3- Esqueça a palavra “mãe” depois da despedida! Com sua equipe, combine um código para poder utilizar essa palavra sem chamar a atenção dos pequenos. Pode ser “progenitora”, “M” etc.: a progenitora do Caio já chegou para buscá-lo! A M da Alice está no telefone! Alguns professores evitam até músicas, histórias e livros com o tema ou a palavra “mãe”.
Muitos pequenos, ao ouvir “mãe”, mesmo estando tranquilos ou focados numa atividade, relembram a separação, a ansiedade de esperar pela mãe e começam a chorar.

biscoito de polvilho e uvinha

4- Caixas de surpresas saborosas são outro artifício para provocar e desviar o foco da “tristeza” da separação. Prepare caixas de surpresas com um pouquinho de biscoito de polvilho ou uvinha sem caroço (se não houver alergias a estes alimentos) e deixe à mão para os momentos de necessidade. Um pacote de polvilho rende muitas caixinhas! O recurso é tão potente que as crianças aprendem a fazer uso do truque. Então, depois da fase da adaptação, você precisa “desmamar” a surpresa saborosa. Faça caixas com brinquedinhos ou materiais interessantes para mudar o estímulo e aumentar a curiosidade.

Desenhos na parede5- Imagine que você mudou de casa. Chega no novo espaço e precisa construir sua identidade. Carrega sua mobília e os objetos que lhe são mais queridos e úteis e começa a enxergar o ambiente como seu. Mas isso é só o início! À medida que vai habitando, vai colecionando e acrescentando novos objetos significativos que, aos poucos, vão contando a sua história no local. Com os pequenos, na nova sala, é a mesma coisa! Então, desde o primeiro dia, vá carregando as paredes com as marcas PRODUZIDAS PELAS CRIANÇAS! Nada de decorações de fora ou padronizadas! A história do ambiente deve ter as marcas das crianças. Coloque nas paredes os primeiros rabiscos, a folhinha que um dos pequenos trouxe do jardim, faça cópia das imagens dos livros que você começou a trabalhar … e assim por diante.

brinquedo na embalagem6- Sabe aqueles brinquedos novos que geralmente são comprados no início do período letivo? Deixe para abrir os pacotes, aos poucos, com as crianças. É uma forma de instigá-los para as surpresas da escola e começar a trabalhar o pertencimento: olha, esse brinquedo é nosso! Nós ganhamos!

Esses aprendizados valiosos foram compartilhados pelas professoras Talita Freitas e Liliane Oliveira, pela atelierista Claudia Ferrari El Bayeh e pela diretora Benedita Machado de Mello (Benê).

Você tem outras dicas? Escreva para a gente e compartilhe com os colegas!

Balão-Para-Saber-MaisLeia mais sobre adaptação nas postagens:

14 comments

Adorei as dicas,por mais experiências que possamos ter ,tido ano é um novo recomeço! Sou coordenadora em um cemei(centro municipal de educação infantil) com crianças de 0 a 5anos,somos 725,e esse blog me salvou em muitos momentos,pois esse número vai triplicado a medida que vamos conhecendo e trabalhando com todos os familiares. Obrigada por todas as dicas ,usarei todas e mais algumas,aqui no cemei no final da primeira semana costumamos fazer com as crianças uma guloseima,pode ser bolo,gelatina,salada de frutas,pipoca etc,as crianças sentem -se muito animadas e já motivadas a voltar sorrindo no outro dia! Obrigada por tudo!

Neste período de adaptação as dicas são sempre bem vindas, gostaria de acrescentar que também é importante os objetos de apego, facilitam muito neste período inicial.

Olá, Izanete. Obrigada pelo retorno. Os objetos de apego são realmente importantes para as crianças na adaptação. Gostaria de contribuir com algum relato das atividades desenvolvidas em sua escola? Abraço.

Outra ideia é pedir para a família trazer uma foto e quando a criança estiver chorando muito, pedindo pelos pais, mostrar a foto da família e dizer que eles vão voltar. A foto trás mais segurança para a criança e as consola no momento de choro constante. Obs: esse deve ser um recurso para se adotar com crianças que estão tendo dificuldade na adaptação.

Isabella,
Ótima dica, obrigada por compartilhar!
Algumas professoras, no entanto, acham que funciona mais um “distanciamento” momentâneo das referências da família para integrar a criança ao contexto da escola. Elas acham que dá mais certo. Outros educadores, como você, percebem na prática o contrário, que disponibilizar as referências familiares traz mais conforto para os pequenos. Nesse quesito não há certos e errados! É uma questão de ter repertório e testar as estratégias.
Grande abraço!

Olá!!! Gostei muito das dicas. Poderia acrescentar as cantigas como aliadas neste processo . Cantar para e depois, com as crianças, as deixam mais tranquilas e a regularidade as ajudam a se sentir mais seguras.

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