Preparar atividades: o desafio de planejar o imprevisível

Preparar atividades: o desafio de planejar o imprevisível

Com um universo de possibilidades, de sujeitos diferentes e de propostas e brincadeiras que não se sabe aonde vão nos levar, que são imprevisíveis, como se preparar para organizar as atividades na Educação Infantil?

O que pensar, o que escolher, como é o desafio de planejar o imprevisível?

Planejar o imprevisto - Figura Circulo Virtuoso do Educador

balão laranja

Tudo começa com o ciclo virtuoso das ações do educador. Para planejar projetos de pesquisa que ampliem as experiências da infância e favoreçam as aprendizagens, o educador deve observar e ouvir sua turma e o que brota nos momentos da Rotina: os interesses, as demandas, as descobertas, os assuntos que estão bombando entre as crianças.

Juntamente com essa observação está o registro daquilo que o educador percebe – anotações, fotos, produções, tudo para registrar as descobertas, as dificuldades, as conquistas e as possibilidades.

Com os registros em mãos, o educador tem a sua matéria prima valiosa para pensar, para refletir sobre o que está acontecendo e o que pode acontecer. Ninguém tem memória para guardar tudo o que vê e vivencia nas 10 horas da rotina, multiplicadas pelas 20 ou mais crianças da turma! Sobre este material então, pode-se pensar nos fatos, na realidade da turma. E isso leva a uma avaliação ampla e também específica: quem está conseguindo o quê, quais habilidades e potencialidades precisam ser trabalhadas, como conduzir o dia a dia para contemplar todas as demandas e … como pode ser o projeto a partir das pesquisas e interesses das crianças!

E ai, bingo! Chegamos ao planejamento interessante, estimulador, adequado e repleto de possibilidades e brincadeiras! Não tem como dar errado!

Balão Para Saber MaisLeia: 
Organização de propostas: garantia de brincadeira e aprendizado;
O que a criança faz em cada etapa do desenvolvimento;
Projeto Pedagógico para o próximo ano: é hora de trabalhar em equipe – parte 1
Projeto Pedagógico para o próximo ano: depois de avaliar é hora de planejar o futuro! – parte 2;
Adaptação em processo: você já é o brinquedo favorito das suas crianças?
 

ciclo virtuoso do educador

 

12 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.