É hora de aproveitar para refletir!
As reuniões pedagógicas para elaboração do planejamento da Educação Infantil do próximo ano podem incluir uma reflexão sobre as crenças da creche, partilhar e ratificar com todos da equipe os princípios repensados e assumidos pela instituição.
Sugerimos então algumas propostas para refletir que podem servir de base para pesquisas, discussões interessantes entre a equipe, avaliação dos desenvolvimentos que finaliza ou finalizou e construção de conteúdos para elaboração do Planejamento do próximo ano e do Projeto Político Pedagógico.
São 10 afirmações que dão muito pano pra manga e incentivam os educadores a sair do piloto automático!
1. A língua da criança é o brincar. Para falar com a criança na sua língua o adulto deve ser lúdico. Isto é acreditar que, para a criança TODA A ROTINA é um brincar que, a cada momento do dia vai “transformando” uma brincadeira em outra.
2. Educação Infantil se desenvolve a partir do brincar mediado pelo adulto. Isso é dizer que o brincar é para a criança; observar, acompanhar e entrar na brincadeira para ampliar e favorecer as experiências é função do educador.
3. No faz de conta a criança aprende sobre o próprio corpo, a se relacionar, a controlar suas reações e a criar. Mergulhar nas situações que o faz de conta proporciona favorece a experimentação lúdica de relações, resolução de conflitos, pesquisas e exercício de criatividade.
4. A infância possui uma cultura própria e, portanto, a criança é a criadora dessa cultura. A Educação Infantil deve considerar e valorizar esta cultura porque cada criança traz consigo uma bagagem de conhecimentos, gostos e experiências que adquiriu com sua família e sua comunidade. Essa bagagem combinada à natureza brincante da infância é a base dessa cultura infantil.
5. É fazendo que a criança aprende: aprende a se conhecer, a respeitar o outro, a valorizar o trabalho e, assim, se formar como um cidadão. A Rotina da Educação Infantil deve ser a plataforma desse aprendizado, sem minimizar as potencialidades das crianças e fornecendo situações práticas para esse aprendizado. E isso é aprender a autonomia (auto= próprio; nomia= regra), num processo construído com as oportunidades de escolhas que as crianças fazem.
6. A criança vive as situações como um todo. Na Educação Infantil não é possível separar as vivências e os aprendizados. As crianças embarcam nos momentos do dia por inteiro. Elas não percebem se estão aprendendo linguagem, noções de matemática, exercitando o corpo, limpando o ambiente, plantando ou lavando as mãos porque, no seu universo, todas as vivências são brincadeiras.
7. A Rotina deve oferecer referência, segurança e organização, sem se contrapor ao ritmo, aos movimentos e ao encanto. Pensando assim, a Rotina é uma referência, um porto seguro para as crianças sempre se encontrarem no tempo e no espaço da creche.
8. Repensar a Rotina como uma sequência de momentos lúdicos de aprendizagem, flexível, construída a partir dos interesses e pesquisas demonstradas pelas crianças. Como a própria natureza infantil, a Rotina não pode ser amarrada e rígida. A brincadeira e a imaginação caminham livremente e podem conduzir a aprendizados muito importantes – base de toda a Educação Infantil. Assim, se as crianças estiverem, por exemplo, no momento de pátio e “descobrirem” um fenômeno importante, a hora do suco, que viria em seguida, talvez pudesse acontecer no próprio pátio, valorizando assim o momento de pesquisa e aprendizado das crianças.
9. O uso de materiais de largo alcance (não estruturados) amplia as brincadeiras e instiga o faz de conta. Sucatas, elementos da natureza e objetos de uso diário (caixas de todos os tipos, canos, tocos de madeira, garrafas pet, latas, folhas, gravetos, terra, pedras, reuso de utensílios de cozinha, baldes, bacias e muitos etc.s!), ao contrário dos brinquedos estruturados, não trazem consigo um rótulo de como brincar. Assim, instigam a criatividade, ampliam as possibilidades plásticas, as experiências, a invenção e enriquecem o faz de conta (matéria prima do desenvolvimento da infância).
10. O Educador, na construção da Rotina, enriquece e aprofunda os interesses da criança, instigando e desafiando com novos materiais e situações. Ao entender a Rotina como uma referência, uma base para construir com as crianças as vivências e aprendizados, o educador pode ouvir e valorizar as propostas das crianças, preparando os espaços e os materiais para viabilizar o aprofundamento destas propostas.
Acesse o post Planejamento da Educação Infantil 2015 para encontrar mais conteúdos sobre este tema.
Olá, boa noite!
Sou professora na Educação Infantil, esse ano irei trabalhar com duas turmas, uma de 1 ano e outra de 2 anos. Gostaria muito de ajuda para essas idades.
Grata
Geise
Está faltando o numero 5. Tem 9 reflexões e não 10. 😉
Yago,
Muito obrigada pelo retorno! Você tem razão, uma dica de reflexão nos escapou.
Acrescentamos uma possibilidade para pensar. Dá uma conferida!
Abraços!
Adorei me ajudou muito,parabens
Achei muito bom …. Principalmente pra trabalhar com as crianças e as monitoras que estão começando agora trabalhar em creche ….. Parabéns….
Ana Paula,
Obrigada pelo retorno!
Conte para a gente como aconteceram as reflexões.
Abraços!
Muito bom!!! parabéns! Vou seguir aqui as dicas 🙂
HÁ três meses iniciei como professora de educação infantil são muitas as perguntas , dúvidas e,principalmente trabalhar no dia dia com crianças de 3 e 4 anos .Adorei perceber que não estou só ao pensar que criança aprende brincando e que todos os momentos são uma continuidade.Parabéns
Crichima,
Adoramos que você tenha perguntas e dúvidas! Isso é o combustível para nos alimentar e fazer crescer. E o mesmo acontece com seus pequenos! Parabéns pela sua percepção.
Gostaríamos de conhecer suas experiências.
Grande abraço!