O que o professor observa? Como é esse olhar? No que ele se diferencia dos vários olhares que as crianças recebem dos pais, dos familiares, do médico e de outros educadores?
O professor desenvolve um olhar observador da cena pedagógica: das crianças individualmente, em sua relação com o grupo e com os adultos, nas situações de aprendizagem.
Por quê?
A observação é uma ferramenta necessária para quem trabalha com educação. Por meio da observação o professor direciona seu olhar para buscar ver o que ainda é desconhecido. Por ser um olhar intencional, pensa e questiona a respeito do que vê e quer entender o que está acontecendo. Não é um olhar vago à espera de descobertas, é olhar cuidadoso, observador, olhar reflexivo.
Como?
Aprendendo a ver…
O professor precisa se instrumentalizar, desenvolver maneiras próprias de observação. Seu olhar deve ser capaz de detectar e, se possível, diagnosticar o saber e o não saber do seu grupo, potencialidades e fragilidades. Identificar os próximos desafios.
Para ser eficiente, seu olhar é focalizado, segue um roteiro, como pauta de uma reunião.
A primeira aprendizagem é a construção desta “pauta do olhar”:
O que é? Como “funciona” uma pauta para o olhar?
É uma forma de pensar na escolha daquilo que se quer ver. Como uma seleção antecipada dos pontos chaves nos quais se quer “prestar” atenção. Imagine você numa loja repleta de objetos interessantes. Tem como ser objetivo nas compras se você não tiver claro o que precisa realmente comprar? Como mencionamos, observar não é olhar à toa, mas ao fazê-lo, perceber, notar, ver, constatar, verificar, reparar atentamente e descobrir, sempre com intenção. Por isso é preciso se preparar.
Quando desenvolvemos a observação, selecionamos para registrar o que nos desperta interesse. Então uma pauta ou roteiro para olhar também facilita o registro.
Podemos dizer que nosso interesse é mobilizado quando já conhecemos algo ou quando estranhamos, isto é, pela familiaridade e pelo estranhamento. Assim, o que nos parece interessante e importante se relaciona com essas situações e se refletem naquilo que queremos registrar.
Para se preparar:
É no planejamento que o professor pensa no seu fazer. Ele sonha uma situação e antecipa algumas hipóteses sobre o que pode acontecer. Ao mesmo tempo, a partir desse “sonho” o professor elabora um roteiro para observar aquilo que acredita ser mais relevante, construindo a pauta do olhar. E seu movimento é duplo: é pensar o que já se sabe (o que é conhecido e o que as crianças já conseguem fazer e seus interesses) e fazer uma previsão do que se quer saber, com as indicações do que olhar:
- Quanto ao conteúdo que está sendo trabalhado: quais as experiências identificar?
- Nas relações e nos movimentos individuais: como poderão interagir e participar?
- Quanto à dinâmica do grupo: como poderão se organizar e resolver possíveis conflitos?
- A partir das pesquisas já encaminhadas e registradas: quais expectativas em relação aos desafios que as crianças expressam?
- Em relação à organização prévia dos espaços e materiais: como a organização da proposta atendeu às expectativas? Foi facilitadora? Os materiais foram adequados e em quantidade suficiente?
Tempo de Creche elaborou uma tabela genérica pra orientar uma pauta de olhar. Você pode adequar a sugestão ao contexto de suas propostas. Entre na área de assinantes do blog para ter acesso às tabelas (Pauta do Olhar – Tabelas para Registro) em boa resolução para baixar e imprimir. Se você ainda não é cadastrado, cadastre-se, é de graça!
Para saber mais veja as postagens:
Planejamento, Registro e Reflexão organizados em duas práticas tabelas!
Fotografia: instrumento precioso da Educação
Registro fotográfico: muito mais do que documentar!
Registrar… não tão fácil, mas poderoso!
Crédito das imagens
Cenas do filme Monitoring early progress da coleção teatcher. tv
Como é bom aprender.
Parabéns !
Estou aprendendo muito.
Amei as postagens!
Ivania,
Obrigada pelo retorno.
Abç
maravilhosa oportunidade de aprendermos a olhar as crianças de forma mais natural com suas experiências e descobertas
Tâmara,
Obrigada pelo retorno!
Se puder, compartilhe seus registros.
Abraços
Adorei essa postagem. Ampliou meu olhar sobre minha prática. Obrigada!