Um caminho para preparar reuniões e paradas pedagógicas

Um caminho para preparar reuniões e paradas pedagógicas

Alguns materiais como textos provocadores e vídeos com roteiros interessantes podem aquecer e estimular uma boa reunião pedagógica. 

Recomendamos um vídeo gostoso de assistir e com conteúdos muito pertinentes:

Educação Infantil: Cuidar, Educar e Brincar

O vídeo traz depoimentos de diretoras, professoras e pesquisadoras da Educação Infantil.

Cuidar, educar e brincar

 

Tempo de Creche destaca a articulação entre cuidado, aprendizagem, conteúdos e rotinas no sentido de desenvolver a criança, suas relações consigo, com o mundo e construir a autonomia.

O vídeo aponta ideias para a hora do banho dos pequenos, os projetos selfservice e a questão fundamental do aprender brincando.

Nesse sentido, é possível entender que até os 2 anos as crianças brincam com a exploração das sensações. São os 5 sentidos que comandam as brincadeiras paralelamente ao exercício de controle motor dos movimentos.

Entre 2 e 3 anos as crianças identificam jeitos diferentes de ser e de executar tarefas. Elas brincam então de imitar (dirigir carro, cozinhar, dançar), mas ainda não assumem papeis.

A partir dos 3 anos as crianças identificam papeis sociais e os assumem nas brincadeiras. Elas passam a representar os papeis de mãe, pai, princesa, herói etc.. Esse é o início do faz-de-conta.

O vídeo ainda aborda o papel do educador nesse brincar. Num depoimento claro e fundamentado, uma educadora fala sobre a organização dos materiais para preparar a brincadeira das crianças, na intenção de propor enredos (materiais de médico para provocar brincadeiras de médico; objetos de casa para provocar as brincadeiras de casinha, por exemplo). A partir dessa preparação a professora assume o papel de dar suporte e entrar no faz-de-conta para ampliar, propor problemas e desafios e, assim, melhorar a qualidade do brincar.

Algumas perguntas podem ser colocadas para os  participantes das Paradas Pedagógicas, depois da exibição do vídeo, com o propósito de estimular as discussões. Por exemplo:

O que mais causou surpresa?

O que mais causou estranheza?

O que poderia ser desenvolvido e aplicado no dia a dia da creche, hoje?

Se você colocar em prática essa nossa sugestão para reuniões e paradas pedagógicas, ou tiver alguma questão sobre o conteúdo do vídeo, compartilhe conosco a sua experiência!

Educação Infantil: Cuidar, Educar e Brincar foi produzido na UNIVESP para a disciplina Fundamentos e Princípios da Educação Infantil com as especialistas Beatriz Ferraz e Tizuko Morchida.

4 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.