Uma leitora nos perguntou a respeito da pertinência das famosas formaturas na educação infantil. Ela destacou que não vê a necessidade do evento, mas por conta de uma prática já difundida entre muitas creches e escolas, sente dificuldade em discutir a questão com a equipe pedagógica e familiares.
Gostaria de saber se vocês tem algum texto sobre FORMATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Não concordo que haja necessidade desse evento para “comemorar” a transição para o ensino fundamental. Mas o fato é que muitas instituições têm essa prática, o que dificulta o entendimento por parte de alguns professores e também os pais. (C.S.)
Como vemos essa situação?
O que significa formatura?
A palavra formatura deriva de formar-se ou formação. A “formatura” é uma cerimônia festiva de conclusão de um curso. É a conclusão de uma etapa da vida que transformou um grupo de pessoas. Nesse sentido, as formaturas podem ser vistas também como rituais de passagem: celebrações que marcam mudanças de fase de uma pessoa na sua comunidade e na sua formação. Os ritos de passagem podem ter caráter social, comunitário ou religioso. Mas, em geral representam a marca de momentos importantes na vida das pessoas.
A resposta para a leitora começa então a ficar mais clara…
As crianças da creche e do pré, bem como suas famílias, estão de fato encerrando um ciclo em suas vidas. Transformaram-se ao longo da etapa e devem ser preparadas para compreender que deixarão para trás um conjunto de situações, ambientes, rotina e pessoas. Por outro lado existe o fator realização, que é sentido ao perceber a conquista de habilidades, aprendizagens e autonomia.
Esse conjunto de fatores desperta emoções que precisam ser trabalhadas, portanto celebrar o encerramento do ciclo na creche ou na pré-escola parece fazer todo o sentido… Sentido? … Vamos nos apegar a esse conceito!
Fazer sentido tem a ver com ser compreensível e lógico, ser significativo.
Como trabalhar o encerramento de um ciclo e festejar a passagem para outro, a partir de um processo de conquistas e transformações?
Por meio de ações significativas!
Na verdade, a celebração que marca o rito de passagem deve ser apenas uma das ações significativas de um conjunto de ações que desperta para as conquistas e mudanças que as crianças enfrentarão no novo caminho. Um processo pensado de forma ampla, que pode incluir visitas às escolas para as quais os pequenos serão encaminhados. Portanto, a cerimônia é a cobertura de um bolo que começou a ser preparado muito antes. Esse é o primeiro passo para fazer a festa com significado.
Então, cabe pensar: é pertinente “copiar” as formaturas do ensino médio ou superior… com longas esperas, crianças sentadas e movimentos “controlados”? Há um comércio em torno deste tema, descontextualizado, com cobrança de pompa e formalismos que não cabem na infância.
Assim, como devem ser as comemorações para as crianças pequenas?
Quais contextos podem fazer com que elas e suas famílias se sintam prestigiadas e pertencentes? Como elaborar um evento que reflita a felicidade e as conquistas da etapa que se encerra? Como projetar alegria e boas expectativas para os ciclos futuros?
Acompanhando essas reflexões, outras dicas podem ajudar nos planejamentos:
- Para as crianças, alegria e comemoração vêm coladas na brincadeira . Crianças são felizes quando estão brincando.
- Para as famílias é importante poder conhecer e compartilhar os momentos especiais junto com as crianças.
- Que tal celebrar a formatura incluindo as cirandas preferidas e convidar todos os participantes para cirandar? Que tal ensinar os convidados a cantar as canções gostosamente cantadas pelas crianças no dia a dia? As brincadeiras mais brincadas; os registros do(s) momento(s) cultural(is) mais intenso(s); os cantos de atividades mais brincados; as histórias mais contadas. Enfim, promover um dia representativo do ciclo que se encerra:
- Ações e repertório cheios de significados! Propostas que façam reviver as marcas e as alegrias das conquistas das crianças, famílias e equipe, que se despedem de pessoas queridas com quem conviveram durante alguns anos.
Assim, é fundamental incluir todos esses públicos na seleção das memórias. Algumas instituições preparam um lindo álbum com trabalhos das crianças, fotos e alguns textos dos professores. Uma boa dica é partir de uma seleção feita pelas próprias crianças. Por que não fazer a escolha das fotos e dos trabalhos que vão para o álbum com elas? Afinal, só cada uma delas saberá escolher aquilo que lhe foi mais significativo.
Outros aspectos dignos de recordação são as músicas que os pequenos mais gostaram de cantar e dançar; os livros e histórias que não querem esquecer; a comida mais gostosa; o passeio preferido, o brinquedo, a brincadeira…
Pode-se também perguntar para os pais o que os marcou durante o processo de amadurecimento de seus filhos e incluir essa fala no álbum.
Finalmente, temos a cultura que envolveu e pontuou as relações. O que foi celebrado? Qual repertório artístico foi apresentado e trabalhado? Como são as festas na região? Que tal buscar tudo isso e reviver? Talvez até convidar a todos para reinterpretar e criar!
Crianças–famílias–educadores unidos em torno da jornada de viver, sentir, amar e aprender. Nas palavras do poeta Manoel de Barros, as pedrinhas do nosso quintal são sempre maiores do que as outras pedras do mundo.
Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande. A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade que temos com as coisas. Há de ser como acontece com o amor. Assim, as pedrinhas do nosso quintal são sempre maiores do que as outras pedras do mundo. Justo pelo motivo da intimidade.
Achadouros, do livro Meu quintal é maior do que o mundo, de Manoel de Barros
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Leia mais sobre comemorações e ações significativas na educação infantil nas postagens:
Concordo plenamente!!!
Temos que preocupar em melhorar o ensino na Educação Infantil para fazer diferença na vida das crianças, principalmente na rede pública! Sou totalmente contra e acho desnecessário a formatura na Educação Infantil, melhor investir em momentos pedagógicos com a família, terá muito mais riquezas de memórias.
Ótimo, Adriane 😉
Acho que toda atividade tem um objetivo em especial. A formatura não é uma festa de aniversário e, por isso, não tem a mesma cerimônia. A ideia da formatura é despertar a criança sobre a importância de estudar, simular uma conquista, um mérito, um olhar admirado dos pais. Certamente que brincar é importante, mas ao longo da educação infantil existiram esses milhões de momentos e está contemplado na formatura. A ideia é fazer o aluno ser levado a querer uma próxima formatura, um próximo reconhecimento. Estudar deve ser divertido por aí só. Professores que ensinam que estudar é divertir-se, que aprender é particular, sabem que a formatura faz sentindo para a própria criança e não para os pais. Posto que ensinou a criança aprender a aprender e é isso que se celebra, o seu amadurecimento.
Perfeito a postagem, vou usá-la nas formações com Coordenadores Pedagógicos. Essa prática vem me angustiando muito aqui no município, em razão da formalidade , o que ao meu ver distancia da Infância.
Emilia,
Obrigada pelo retorno.
Você tem razão quanto à formatura das crianças da educação infantil. No lugar realizar uma celebração significativa para crianças e famílias, algumas escolas escolhem um formato que não dialoga com os pequenos. Escola é lugar de educação e ampliação cultural e temos tantos rituais e manifestações tão ricas e interessantes para engrandecerem essa celebração!
Abraços
Achei o texto muito interessante, pois penso que a formatura nesta fase da vida só tem sentido da forma que foi colocada. Um rito formal como é de costume nas escolas não tem muito sentido para as crianças.
Tudo que é festivo é valido para a criança, portanto sou totalmente a favor da formatura na Educação Infantil.
A festa de formatura marca a passagem da criança para uma nova fase, a encoraja e a deixa orgulhosa de seus feitos na educação infantil.
Quem é que não olha com carinho para um album de formatura e relembra os amigos de infância?
Flavia,
A “formatura” ou passagem de etapa da educação básica carrega ritos e festejos. O que a postagem discute é o modo de trabalhar essa situação: o que faz sentido para as crianças? As opções de festejo são culturalmente interessantes para crianças e familiares?
Abraços e obrigada por compartilhar sua opinião!