Livro didático para professores da educação infantil: por que tanta polêmica com o PNLD?

Livro didático para professores da educação infantil: por que tanta polêmica com o PNLD?

Estamos intrigadas. Porque os livros didáticos do MEC para a Educação Infantil estão causando tanta polêmica? Por que não estão sendo apresentados para que educadores de creches e pré-escolas emitam suas opiniões e escolham uma das obras selecionadas pelo MEC? O que está acontecendo? Vamos analisar essa questão.

Nas minhas andanças de formação, tenho encontrado posturas preocupantes frente ao PNLD da Educação Infantil. Diversos profissionais e secretarias municipais têm manifestado resistência para conhecer, avaliar, escolher e adotar os livros que foram selecionados por uma comissão de educadoras habilitadas e competentes.

Vamos esclarecer e pensar sobre o PNLD-Educação Infantil :

  • O que é PNLD?

É a sigla utilizada para oPrograma Nacional do Livro e do Material Didático. São livros didáticos, literários e materiais de apoio GRATUITOS, destinados aos professores e alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais e de instituições conveniadas, como grande parte das creches municipais. O programa existe desde 1937 e é a primeira vez que temos um edital exclusivamente voltado para PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Como os livros foram atrelados à BNCC, a resistência a ela tem gerado resistência aos livros.

  • Como são os livros do PNLD da Educação Infantil?

São obras escritas por autores respeitados, valorizados e seguidos pela comunidade de educadores da Educação Infantil. São livros conceituais, voltados EXCLUSIVAMENTE para a formação dos professores, coordenadores e diretores de creches e pré-escolas. Nosso livro em particular (Práticas comentadas para inspirar), COMENTA de inúmeras práticas, mas NÃO DITA MODELOS! Quem acompanha o Blog Tempo de Creche, sabe como pensamos a respeitos das práticas docentes voltadas para as crianças pequenas. Nas mais de 400 postagens não há uma prática sequer que deixe de valorizar o contexto das atividades, que não apresente os percursos do planejamento professor e que não exponha os registros reflexivos. Nosso livro para o PNLD não é diferente. As reflexões sobre práticas reais foram relacionadas aos Campos de Experiências, que não são exclusividade da Base brasileira e foram inspirados no currículo italiano, um dos mais adotados pelos países com os melhores padrões de educação do mundo.

  •  Como foram escolhidos os livros?

As quatro obras (duas para a faixa 0 a 3 anos e duas para a faixa 4 a 6 anos) foram selecionadas por profissionais gabaritadas e respeitadas no meio da Educação Infantil: Zilma de Morais Ramos de Oliveira, Beatriz Cardoso e Gisela Wajskop. Todas são pesquisadoras, autoras de livros consagrados e formadoras. Por isso, acredito que estas profissionais fizeram escolhas compatíveis com suas crenças pedagógicas, as quais acompanhamos e seguimos de perto.

  • E a BNCC? Há tantas controvérsias….

É verdade! A BNCC possui muitas lacunas e alguns pontos que precisam ser revistos. Mas as bases curriculares são assim!!!! NO MUNDO TODO!

Nos países escandinavos, por exemplo, elas são revistas a cada 3 anos. No Brasil, teremos a primeira revisão (pública!) daqui a 5 anos.

Educação é viva, caminha com o contexto do momento e do lugar. Não é possível conceber um currículo perfeitamente adequado a tudo e a todos, que atenda perenemente todo o país. É por isso que precisamos nos colocar nesse processo, agindo com responsabilidade! É necessário conhecer a BNCC, estudá-la, tentar colocá-la em prática, para depois criticá-la. Fazer críticas a partir da mão na massa! Não fazer a crítica pela crítica, formulando opiniões de “ouvir dizer”… Só assim conquistaremos aos poucos um documento de referência que dialoga de fato com a educação que acreditamos e queremos para nossas crianças.

  • O que acontecerá se os livros do PNLD Educação Infantil não forem adotados?

O mesmo que acontecerá com a BNCC! Ela nunca será NOSSA e nunca nos sentiremos incluídos.

Veja, o fato de termos um PNLD voltado para a Educação Infantil é uma grande conquista para esta etapa recente da educação básica: estamos sendo reconhecidos pelo MEC. O programa pretende investir na FORMAÇÃO DO PROFESSOR e está deixando de lado o “apostilamento” para crianças pequenas! Só esse fato já mereceria reconhecimento e apoio de todos os profissionais da Educação Infantil!

Se os livros não forem adotados e usados, corremos o risco de perder a chance de estudar, criticar e propor outros rumos para o programa que investe na formação dos professores.

Por isso, nós do Tempo de Creche, apesar de acreditarmos muito no nosso livro (modestas… rsrsrs!), pedimos atenção a todos os livros selecionados. Solicitamos que cada professor, coordenador, diretor, supervisor, formador e secretário de educação, pondere o processo como um todo e ESCOLHA os livros que achar mais apropriados ao seu contexto. NÃO DEIXEMOS QUE ESTA INICIATIVA ÚNICA, QUE ENVOLVEU PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E PRODUZIU MATERIAIS INTERESSANTES, SE PERCA.

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13 comments

Sou coordenadora de Educação Infantil em Juiz de Fora, Minas Gerais. Escolhemos os livros ( o de vocês inclusive), mas isso só foi possível graças à Secretaria de Educação do município, cujas técnicas reuniram-se conosco e mostraram os livros. Nenhum exemplar de educação Infantil chegou às escolas, dificultando enormemente o trabalho de escolha.

Olá, Dina. Obrigada pelo retorno. O processo de escolha da PNLD só contemplava um acesso virtual aos livros, o que dificultou bastante essa consulta. Agradecemos seu interesse. Abraço.

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